Volume de recursos captados via IPO até outubro deste ano já supera 2019.

1283

Dados positivos sobre a balança comercial brasileira contribuiu para o bom desempenho da bolsa. O Ibovespa fechou em alta de 1,05% a 98.502 pontos. O Dólar fechou em 5,58, já nos EUA, dia de realização. A Nasdaq fechou em queda de 0,10%. O S&P 500 e o Dow Jones fecharam também em queda de 0,63% e 0,55% respectivamente.

Hoje as bolsas mundiais abrem mistas. Às 8:25 de Brasília: S&P500 -0,02%, Dow Jones +0,11% e Nasdaq +0,26% e Europa -0,15% (FTSE100). O Ibovespa futuro abre em alta de 0,70% às 8:25.

Nikkei 225(Japão),+0,11%, Hang Seng (Hong Kong),+0,07%, Shanghai (China),-0,56%.

CENÁRIO POLÍTICO E NACIONAL

Um dos destaques na política é a votação do STF sobre a soltura de um dos líderes do PCC André do Rap, a votação será para manter ou não a decisão de Luiz Fux de revogar a liminar de soltura concedida por Marco Aurélio. 

CTA Melhores Corretoras para Investir

Outro destaque foi a decisão do governo de prorrogar até o fim do ano a redução da jornada de trabalho e salários para as empresas que sofreram queda na sua demanda devido a pandemia. O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem o decreto que prorroga medida instaurada em abril que que vem sendo prorrogada desde então, medida tem por objetivo evitar demissões em massa em meio a crise.

O mercado está atento também aos dados referente ao setor de serviços no país em Agosto, que deve confirmar a recuperação, um dos sinais mais claros do desenvolvimento do mercado de ações brasileiro é o volume de captação de recursos via IPO no ano de 2020.

Mesmo em um ano atípico com uma das maiores crises sanitárias que já presenciamos (se não a maior), o volume captado até outubro deste ano já superou o volume captado em 2019. O montante captado até dia 9 de outubro já somava quase 95 bilhões de reais.

CENÁRIO INTERNACIONAL

As bolsas internacionais ainda se animam com a expectativa da aprovação do pacote de estímulos americana, o mercado também está de olho no resultado dos bancos que serão anunciados hoje. Ontem dois bancos grandes anunciaram resultados melhores do que o esperado, o JP Morgan e o Citibank.

Na Europa a preocupação com o aumento nas contaminações pelo coronavírus pioram, a França anuncia aumento no número de pacientes internados na UTI, e a Itália proíbe aglomerações por 30 dias, no Reino Unido, o governo tenta também evitar aglomerações para poder evitar um novo lockdown.

Segundo a OMS, são 37.888.384 casos confirmados e 1.081.868 óbitos causados pelo Covid.

DESTAQUES

 #VALE3 #SLCE3 #TESA3 – O valor dos produtos importados pela China alcançou seu patamar mais alto em dólar em setembro, refletindo aumento nas compras de minério de ferro, commodities agrícolas e semicondutores como parte da rápida recuperação dos efeitos da covid-19. (Valor).

#VIVT4 – Após 1 ano em projeto piloto, Vivo lançará na segunda, 19/10, operação comercial do Vivo Money, linha de crédito pessoal que pode ser contratada de forma digital pelos clientes dos planos controle e pós-pago. Cerca de 10 milhões de consumidores são elegíveis. (Broadcast).

#PETR4 – Petrobras pratica preços abaixo da paridade internacional, dizem importadores. Segundo a Abicom, a prática de reajuste da Petrobras afasta os investidores e favorece a perpetuação do monopólio no refino e a concentração no canal de distribuição de combustíveis. (Valor).

 #NTCO3 – Marcas de beleza antecipam lançamentos com maior procura por produtos de cuidado com a pele. A venda de produtos para a pele cresceram 60% em julho, enquanto de cosméticos avançaram 32% e de maquiagem para o rosto caíram 14%. (Valor).

Fonte: Wisir Research.