Vacina da empresa AstraZeneca foi interrompida por reação adversa em paciente.

2862
Vacina da empresa AstraZeneca foi interrompida por reação adversa em paciente.
Vacina da empresa AstraZeneca foi interrompida por reação adversa em paciente.

Conduzido pelo movimento de realização das bolsas ao redor do mundo, a bolsa brasileira sofreu perdas na data de ontem . O Ibovespa fechou em queda de 1,18% a 100.050 pontos. O Dólar fechou a 5,36.

Nos EUA, a Nasdaq sofre forte queda novamente, com  queda de 4,11%. O S&P 500 e o Dow Jones fecharam também em queda de 2,78% e 2,25% respectivamente.

Hoje as bolsas mundiais abrem em alta corrigindo parte das perdas. Às 06:40 de Brasília: S&P500 -0.80%, Dow Jones +0.50% e Nasdaq  +1.82% e Europa +1.00% (FTSE100). O Ibovespa futuro apresentava alta de 0,89% às 8:19.

Nikkei 225(Japão),-1,04%, Hang Seng (Hong Kong),-0,63%, Shanghai (China),-1,86%.

CENÁRIO POLÍTICO E NACIONAL

Hoje foi anunciado  o IPCA (índice de inflação), do mês de agosto, e o nível de inflação observada no período foi um pouco menor do que o esperado.

O índice de inflação oficial desacelerou em agosto, para 0,24%, contra 0,36% observado em julho.

Porém o preço dos alimentos não acompanha queda do índice e preocupa os consumidores.

O governo estuda zerar tarifa de importação de alguns alimentos, como o arroz, para combater a inflação de produtos essenciais.

Outro destaque é que o governo, prevendo uma possível derrota no plenário a respeito da manutenção do veto que impede a extensão da desoneração da folha de pagamento de 17 setores até o fim de 2021, procura fazer acordo com congresso.

Caso o governo aceite a derrubada do veto, o impacto no Orçamento para 2021 pode ser de mais de 10 bilhões de reais, valor bem maior do que o previsto.

No radar corporativo, destaque para os credores da Oi, que aprovaram mudanças no plano de recuperação judicial para que a empresa possa vender seus ativos.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Após forte movimento de realização que causaram fortes perdas nas bolsas americanas, principalmente a bolsa de tecnologia, as bolsas começam a dar sinais de recuperação.

Porém a notícia de que foi interrompida o desenvolvimento da vacina AstraZeneca deixa o mercado mais atento.

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford foi interrompida após ser observado uma reação adversa em um dos pacientes que testaram a vacina.

Na Europa, os líderes dos bancos centrais se reúnem para estudar novo pacote de estímulo para aumentar a liquidez e incentivar criação de empregos no bloco.

Nos EUA, senadores republicanos propuseram novo pacote de estímulo de USD 300 bilhões, porém proposta sofre resistência pelo lado dos Democratas que sugerem um pacote maior.

Segundo a OMS, já são 27.417.497 milhões de casos confirmados e 891.241  mil óbitos causados pelo COVID-19.

Desempenho dos mercados esta manhã:

DESTAQUES

#PETR4 – Petrobras iniciou fase vinculante da venda de fatia entre 50% e 100% de participação na concessão BM-S-51, Bacia de Santos. (Wisir Research).

#PETR4 #ENAT3 #PRIO3 – ANP disponibilizou nova ferramenta de acompanhamento de informações diárias de produção de poços, campos e instalações de petróleo e gás natural. O novo painel complementa outro com dados mensais consolidados, lançado no ano passado. (Broadcast)

#MDIA3 #CAML3 #SLCE3 #TESA3 – Preocupado com o efeito do aumento de preços dos alimentos na popularidade do presidente Jair Bolsonaro, o governo quer zerar as tarifas de importação de alguns itens da cesta básica para facilitar a entrada dos produtos estrangeiros. (Broadcast)

#TESA3 – Terra Santa encerra colheita de milho safrinha da temporada 2019/2020 com rendimento e área total menores. Plantação recuou 9,7%, a 25,5 mi de hectares; produtividade, -7,7%, a 102,5 sacas por hectares, ante 111 anterior. (Wisir Research).