Governo em alerta sobre vencimentos da dívida para 2021.

2047
Governo em alerta sobre vencimentos da dívida para 2021.

Em um dia de grande volatilidade nas bolsas ao redor do mundo, a bolsa brasileira recupera um pouco das perdas no pregão e fecha em leve queda. O Ibovespa fechou em queda de 0,28% a 99,054 pontos. O Dólar fechou em 5,63, já nos EUA, muita cautela com as incertezas sobre a aprovação dos incentivos antes das eleições.. A Nasdaq fechou em queda de 0,47%. O S&P 500 e o Dow Jones fecharam também em queda de 0,15% e 0,07% respectivamente.

Hoje as bolsas mundiais em alta. Às 8:37 de Brasília: S&P500 +0,37%, Dow Jones +0,43% e Nasdaq +0,71% e Europa +1,51% (FTSE100). O Ibovespa futuro abre em queda de -0,12% às 8:37.

Nikkei 225(Japão),-0,41%, Hang Seng (Hong Kong),+0,94%, Shanghai (China),+0,13%.

CENÁRIO POLÍTICO E NACIONAL

Em artigo publicado pelo jornal Estado de S. Paulo, o governo está em alerta com o vencimento de dívida já no início de 2021, o montante total da dívida que irá vencer entre janeiro e abril de 2021 somam 643 bilhões de reais e representa mais que o dobro da média dos últimos 5 anos. O que contribuiu para este aumento foi a dificuldade do governo de vender títulos de longo prazo e a falta de confiança do mercado em relação as contas públicas.

CTA Melhores Corretoras para Investir

Outro destaque foi o afastamento do ex-vice-líder do governo Bolsonaro, Chico Rodrigues, após ser flagrado com dinheiro na cueca em operação contra desvio de dinheiro de recursos de combate ao coronavírus, em artigo publicado pela Folha de S. Paulo, o presidente busca se dissociar de Chico Rodrigues, porém o ex-vice-líder tinha prestígio em seu governo.

No radar corporativo, destaque para a Magazine Luiza que comprou a escola digital de negócios ComSchool, e que pretende ampliar o business da empresa. 

Outro destaque foi os avanços nas negociações da Klabin para incorporar a empresa Sogemar.

CENÁRIO INTERNACIONAL

Hoje o ânimo dos investidores cresce com resultados melhor do que o esperado dos grandes bancos e o sinais de que o prazo para as negociações do Reino Unido com a União Europeia aumente, a data limite para as negociações terminou ontem e hoje o Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, vai decidir se ele posterga o prazo ´por mais algumas semanas.

Dados positivos sobre as vendas de carros no Bloco Europeu também aumentam as expectativa de uma recuperação mais rápida, por outro lado o medo de uma segunda onda e as medidas restritivas no bloco europeu merecem cautela. Hoje teremos dados sobre as vendas no varejo nos EUA, e mercado também está de olho nos avanços das negociações dos estímulos fiscais americanos antes das eleições.

DESTAQUES

Petrobras (#PETR3/#PETR4) – Petrobras informa o início da fase vinculante referente à venda da totalidade de sua participação em um conjunto de sete concessões terrestres e de águas rasas (Polo Alagoas) localizadas no estado de Alagoas.

RNI (#RDNI3) – RNI divulga prévia operacional do 3T20 com vendas líquidas de R$ 139 milhões, alta de 109% em relação ao mesmo período de 2019.

Tenda (#TEND3) As vendas líquidas da construtora Tenda no trimestre chegaram a R$ 742,1 milhões, avanço de 38,2% na comparação anual e de 28,7% na relação trimestral. 

IRB Brasil (#IRBR3) – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo para analisar reclamações e denúncias feitas por investidores após um relatório do Banco UBS BB sobre o IRB (#RBR3). Após o relatório os papéis da resseguradora tiveram forte baixa.

Fonte: Wisir Research.