Quando Comprar ou Vender um Fundo Imobiliário - FII ? | Blog London Capital

Quando Comprar ou Vender um Fundo Imobiliário – FII ?

By Jonathan Camargo

quando comprar ou vender fundos imobiliários

Conhecer quando comprar ou vender fundos imobiliários pode ser um ótimo negócio para você investidor.

O investimento em imóveis é o sonho do muitas pessoas.

Porém, os custos para mantê-los costumam ser altos, principalmente quanto aos empreendimentos comerciais. 

Com os FIIs, você pode investir neste setor e obter todos os benefícios de um imóvel físico e ainda pode desfrutar de outras vantagens, como a liquidez imediata.

VIVA DE RENDA COM
FUNDOS IMOBILIÁRIOS

O GUIA ESSENCIAL PARA COMEÇAR A INVESTIR EM IMÓVEIS E GERAR 3X MAIS RENDA PASSIVA SEM PAGAR IMPOSTO DE RENDA

Portanto, este pode ser o momento ideal para lucrar com a valorização dos melhores Fundos Imobiliários. 

Mesmo com toda esta atratividade, é preciso entender sobre o funcionamento deste mercado, quais as vantagens e os FIIs mais indicados para a sua carteira.

Como ganhar dinheiro com fundos imobiliários: rendimentos

Quem busca um investimento capaz de gerar renda, pode encontrar nos fundos de investimento imobiliário (FII) uma ótima opção. Muitos deles distribuem rendimentos periódicos em dinheiro aos cotistas, geralmente referentes aos aluguéis pagos pelos inquilinos dos imóveis da carteira.

Esses rendimentos são isentos de imposto de renda para a pessoa física, desde que o FII atenda a três condições: ter cotas negociadas exclusivamente em bolsa ou mercado de balcão organizado; ter, no mínimo, 50 cotistas; e o cotista beneficiado com a isenção não ser dono de mais de 10% das cotas.

Os rendimentos distribuídos pelos fundos imobiliários possibilitam aos investidores viver de FII, se assim desejarem. Mas para serem atrativos, eles devem representar um bom percentual do valor investido pelo cotista. Neste outro artigo, ensinamos você a avaliar a rentabilidade dos FII para escolher os melhores fundos imobiliários.

Como ganhar dinheiro com fundos imobiliários: valorização das cotas

Os fundos imobiliários têm cotas negociadas em bolsa de valores, como se fossem ações. Como eles não permitem aplicações e resgates, esta é a forma mais comum de se entrar e sair do investimento.

O investidor interessado em se tornar cotista de um fundo imobiliário já em operação pode adquirir cotas na bolsa, comprando-as de outros investidores que queiram se desfazer das suas cotas.

O mesmo se pode dizer do investidor que já é cotista daquele fundo imobiliário e deseja aumentar sua posição.

Já o investidor que deseja sair do investimento pode vender suas cotas, parcial ou totalmente. Saiba mais sobre como investir em fundos imobiliários.

Esses movimentos de compra e venda estão sujeitos à lei da oferta e da demanda, assim como a negociação de ações.

Ou seja, quando há uma demanda maior pelas cotas de determinado fundo, os preços das cotas tendem a subir; já quando há mais cotistas querendo vender que investidores querendo comprar, os preços das cotas tendem a cair.

Assim, a segunda maneira de ganhar dinheiro com os fundos imobiliários é com a valorização das cotas. Mas atenção: as cotas podem se valorizar, dando um retorno positivo ao investidor, ou desvalorizar, gerando um retorno negativo. Tudo vai depender das perspectivas para o desempenho do fundo.

A valorização das cotas, diferentemente do que ocorre com os rendimentos pagos pelo fundo, não é isenta de imposto de renda.

Esses ganhos são tributados em 20%, e o IR deve ser recolhido por iniciativa do próprio investidor, até o último dia útil do mês seguinte ao da venda das cotas na bolsa.

Investimentos “híbridos”

Muita gente considera os fundos imobiliários como investimentos híbridos, justamente porque eles combinam características da renda fixa – os rendimentos regulares – e da renda variável – a oscilação dos preços das cotas em bolsa.

A própria composição da carteira dos fundos e suas estratégias trazem características híbridas. Fundos mais focados em aluguel têm um caráter mais parecido com o da renda fixa, enquanto fundos que compram ou constroem imóveis para lucrar na venda têm um caráter mais de renda variável.

Quando Comprar ou Vender um Fundo Imobiliário – FII?

Pronto para comprar ou vender seu primeiro Fundo Imobiliário? Conta pra mim nos comentários abaixo.



 
Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador do Blog London Capital e assessor de investimentos na New York Capital empresa de assessoria de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.