As ações da Petrobras estão sempre as mais negociadas da Bolsa de Valores, não à toa elas sempre fazem parte da carteira teórica de ativos que compõem o Índice Bovespa, principal índice da Bolsa brasileira. 

Apesar disso, muitos investidores, sobretudo os iniciantes, ainda tem muitas dúvidas sobre o que as ações da Petrobras e como investir nelas. Por isso, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esse papéis. 

O que são ações da Petrobras

Abaixo você pode ver um gráfico interativo das ações da Petrobrás negociadas nos EUA, com o ticker PBR, ou seja, ações da Petrobrás em dólar.

As ações da Petrobras são pequenas parcelas da Companhia, portanto, quando um investidor compra uma ação se torna sócio da empresa.

Atualmente, a Petrobras atua em 25 países explorando, produzindo, refinando, comercializando e transportando petróleo, gás natural e seu derivados.

Nesse cenários, suas ações são consideradas blue chips, empresa de grande porte, e são ofertadas no mercado de duas formas diferentes:

  • Ações preferenciais (PN) –  PETR4
  • Ações ordinárias (ON) – PETR3

As ações PETR4

As ações PETR4 são as ações preferenciais da companhia. Esse tipo de ações concede aos investidores preferência no recebimento de dividendos.

Nesse sentido, muitos acionistas compram o papel pois ele concede uma participação maior na divisão dos lucros da companhia. 

Ações PETR3

Os papéis negociados na bolsa sob o código PETR3 se referem às ações ordinárias da empresa. Esse tipo de ação concede aos acionistas direito de voto nas assembleias, contudo eles recebem uma parcela menor dos dividendos.

Doravante, para optar por alguma dessas, além de saber o conceito tenha bem definido o que pretende ao adquirir uma ação e determine um planejamento.

Como investir em Ações da Petrobras

Uma dúvida comum no mercado é como comprar/investir em ações da Petrobras? Isso porque, mesmo que a maior parte das pessoas não operem no mercado capitais, muita gente tem vontade de se tornar sócio da maior petrolífera brasileira. 

Contudo, antes de investir nesses papéis é necessário que o investidor faça um estudo sobre a empresa, para saber como anda a saúde financeira da empresa e quais são as perspectivas para ela de médio e longo prazo. 

Aviso: Se você quer aprender como escolher ações, seja da Petrobrás ou de outras empresa te convido a conhecer o curso O Investidor em Valor, que ensina o passo a passo para comprar ações de boas empresas e que podem gerar retornos muito maiores que o Ibovespa.

É importante também estar atento ao desempenho dos papéis no mercado. É importante saber que nesse mercado, não se pode agir por impulso e sem nenhum embasamento. 

Por isso, qual é a cotação da ação é um dado fundamental para decidir o melhor momento para comprar ações da Petrobrás, pois ao pagar caro pela ação pode lhe trazer prejuízos, é como se você estivesse comprando um imóvel por R$ 10 mil/m2 mas na realidade ele vale apenas R$ 7mil/m2, ou seja é um prejuízo na certa.

Além disso,o investidor também deve definir qual o seu perfil de investidor (conservador, modelo ou arrojado), quais são seus objetivos e prazos e qual estratégia vai adotar para alcançá-los. 

Depois disso, já é possível saber se os papéis da companhia se enquadram às suas demandas, e se sim, qual deles é mais indicado segundo a sua estratégia. 

Por fim, para, de fato, comprar ação da petrobras será necessário escolher uma corretora e abrir conta. 

Esse passo é muito importante, pois escolher uma boa corretora de valores pode impactar diretamente nos resultados do investimento. Nesse sentido, antes de escolher a instituição mais adequada, o investidor deve fazer uma boa análise dos custos e serviços prestados.

 Para quem está começando e pretende fazer aportes menores, uma boa opção pode ser procurar uma corretora com custos menores. 

Por outro lado, se o investidor pretende fazer um investimento maior, pode ter como opção corretoras mais completas que oferecem uma gama maior de serviços, como é o caso da XP Investimentos que possui uma das melhores plataformas do mercado e assessoria personalizada para cada tipo de cliente. 

Depois de abrir conta na corretora, basta realizar uma transferência em dinheiro para a conta que abriu na corretora e começar a negociar no mercado. 

As ordens de compra e venda de ações podem ser realizadas diretamente no balcão da corretora, ou de maneira autônoma usando o Home Broker no celular ou computador. 

Vale a pena investir em ações da Petrobras

Todo tipo de investimento é munido de prós e contras e investir em ações da Petrobras não é diferente. Por isso vamos listar alguns motivos para investir ou não nesses papéis.

É importante lembrar, no entanto, que a decisão de aplicar dinheiro ou não na companhia deve ser uma decisão individual de cada investidor. 

  • Petrobras é líder no setor  mercado Brasileiro – Um ponto positivo da companhia é que ela é líder em extração de petróleo no Brasil. Além disso, a empresa conta com uma abrangente experiência o que tange à exploração em água profundas, a Petrobras fica à frente de seus pares quando se trate de exploração das reservas de pré-sal.
  • Estratégia de crescimento – Essa é uma característica comum em empresas do setor. De forma geral, empresas do setor petrolífero, além da exploração também são responsáveis pelo refino e produção de combustíveis. 
  • Controle estatal – Como é possível imaginar, esse é um ponto contra a Companhia. O governo brasileiro é o maior acionista da companhia, portanto possui capacidade de interferir diretamente nas decisões estratégicas da empresa, inclusive na política de preços. Além disso, a empresa também fica suscetível a crises e escândalos envolvendo o governo. 
  • Preço do Petróleo – Os resultados financeiros e, portanto, o desempenho das ações da Petrobras no mercado, são totalmente suscetíveis às variações no preço do Petróleo. Nesse sentido, qualquer variação na produção e demanda pela commodity afetam diretamente a companhia. 

No final das contas, o preço pago e as expetativas de lucros futuros é que devem justificar a compra de ações da Petrobrás ou não.

FAQ: Algumas das perguntas mais frequentes acerca das ações da Petrobras

Sou acionista da Petrobras. Como faço para ter acesso às informações financeiras e informes de rendimentos?

Além de manter um canal de relacionamento com seus usuários externos, para acionistas que desejarem, por exemplo, ter acesso à divulgação dos resultados do 2º trimestre de 2019 da Petrobras basta acessar o site https://www.investidorpetrobras.com.br/.

Comprei ações da Petrobras a um valor mais alto que os valores atuais. O que devo fazer?

Acompanhe sempre a oscilação dos preços, mas antes de tomar qualquer decisão estude bastante e realize uma análise. Conte também sempre que possível com uma opinião profissional. 

As ações da Petrobras podem ser vendidas a qualquer momento?

O Pregão Regular ocorre entre às 10:00 e 17:00 dos dias úteis, e acionistas da Petrobras podem executar ordens praticamente a qualquer momento, pois tanto a PETR3 (ON) e PETR4 (PN) possuem alta liquidez e são facilmente negociadas na bolsa de valores.

Ganho mais comprando PETR3 ou a PETR4?

É possível obter lucro com ambas as ações, nesse sentido a escolha entre os dois papéis deve estar relacionado, sobretudo, a sua estratégia. Nesse sentido, é importante observar qual das suas ações possui maior liquidez, maior possibilidade de ganho e o percentual e dividendos que cada uma recebe.

Além disso, é importante observar que as ações da Petrobras se constituem em investimentos de renda variável, portanto, também podem incorrer em prejuízos para o investidor, pelo menos em um determinado prazo.