Diante um dia de cautela em véspera de reunião do Banco Central Americano, o Ibovespa fecha em queda 0,35% permanecendo ainda acima dos 104 mil pontos. O Dólar se manteve estável e fechou ao mesmo nível do dia anterior, a R$ 5,16.

Nos EUA, o pacote de 1 trilhão de dólares propostos pelos republicanos para  a aceleração da retomada da economia americana e combate a pandemia começou a encontrar resistência pela bancada democrata. A Nasdaq e o S&P 500 fecharam em queda de -1,27% e -0,65% respectivamente, O Dow Jones fechou também em queda de -0,77%.

Hoje, mercados em alta às 5:50 de Brasília: S&P500 +0.15%, Dow Jones +0.01% e Nasdaq + 0.37% e Europa em alta de +0.27% (FTSE).

Nikkei 225(Japão), -1,15%, Hang Seng (Hong Kong), 0,45%, Shanghai (China), +2,06%.

CENÁRIO POLÍTICO E NACIONAL

A Equipe econômica, informou que irá enviar, já em agosto, ao Congresso uma proposta que visa a desoneração da folha de salários das empresas e elevar a isenção do imposto de renda para pessoa física, com a criação de um “microimposto” sobre transações. Os cálculos iniciais apontam para uma arrecadação de 120 bilhões de reais. 

A equipe técnica do governo também precisa decidir sobre a proposta para a possível tributação de dividendos. O governo ainda estuda também cortes no orçamento de 2021 para acomodar novos programas.

Em notícia publicada pelo valor econômico, uma vacina russa pode ser produzida por um laboratório brasileiro, para atender o mercado doméstico latino-americano. Segundo matéria da CNN Brasil, 15 milhões de brasileiros podem virar o ano vacinados.

CENÁRIO INTERNACIONAL

O mercado americano mostra expectativas sobre a negociação das lideranças, republicanas e democratas, sobre a liberação do pacote de combate à pandemia e aceleração da recuperação econômica norte americana. Porém as negociações vão além do pacote, e se estendem a questões como a  proteção de responsabilidade jurídica para empresas, escolas e outras organizações.  

Após Hong Kong anunciar que irá adiantar as eleições nacionais, outros países como Reino Unido e Austrália  expressaram preocupações com a lei de segurança nacional imposta pela China.

Os novos casos do novo coronavírus continua aumentando na Austrália e em Hong Kong.

Desempenho dos mercados esta manhã:

DESTAQUES

Lucro da Mondelez cai 32,2% no segundo trimestre. (Valor Econômico).

B2W (#BTOW3) fecha acordo para incluir a rede Bob’s em seu shopping virtual. (Valor Econômico).

CSN (#CSNA3) atualiza projeção de dívida líquida para fim de 2021 em R$23 bilhões. (Wisir Research).

 Secretário do ministério da Saúde diz que fechou acordo por 100 milhões de doses de vacina de Oxford contra coronavírus. (Wisir Research).

 Confiança da indústria registra nova alta em julho, aponta FGV. (Valor Econômico).