No Brasil existem muitas corretoras de valores e cada uma delas tem suas características próprias, que podem se traduzir em verdadeiras vantagens ou em desvantagens para seus clientes, dependendo de suas necessidades.

Assim, não existe uma receita de bolo que você pode usar para escolher a melhor corretora. Isso vai depender de quais são seus objetivos e expectativas para a corretora. 

Para quem pensa investir em ações, por exemplo, existe uma necessidade maior de buscar um corretora com custo corretagem baixo para esses produtos se você é um auto-didata ou que possua serviço de assessoria de investimentos, além de um Home Broker mais completo e confiável. 

Dessa maneira, a melhor corretora para você, não será, necessariamente, a melhor corretora para um amigo. Por isso, a escolha da sua corretora vai depender totalmente de você. 

Em alguns caso, você pode até usar mais de uma corretora. 

Muitos investidores fazem isso para combinar os melhores recursos de mais de uma empresa. 

Por exemplo, você pode usar uma corretora que tenha mais opções de produtos de renda fixa para fazer esse tipo de investimento. Enquanto mantém a parte de sua carteira de renda variável aplicada em uma corretora com taxa zero para ações. 

Assim, ninguém melhor do que os próprios usuários para dizer quais são as melhores corretoras do mercado e porque pensam isso dela. 

Por isso, fizemos uma pesquisa com o nossos leitores para descobrir quais melhores corretoras do Brasil e quais são pontos fortes e fracos.

Melhores corretoras, pontos fortes e fracos de cada uma delas 

Selecionamos algumas das corretoras mais comentadas e quais são seus pontos e fortes e os que podem ser melhorados, segundo opinião dos clientes.  

XP Investimentos

A XP Investimento foi uma das corretoras mais comentadas entre os leitores, que destacaram muitos pontos positivos da instituição, incluindo qualidade de atendimento, assessoria especializada, produtos e conteúdos que ajudam os investidores a tomar suas decisões.

Contudo, a maior parte dos clientes da XP acredita que os preços são um pouco elevados, e que podem melhorar. 

Pontos fortes: 

  • Excelentes opções de produtos financeiros
  • Ótimo atendimento
  • Assessoria especializada
  • Interfaces do site e da plataforma simples e intuitivas

Pontos que podem ser melhorados: 

  • Taxas altas para compra de ações

“Uso a XP Investimentos e tive uma excelente experiência com a corretora, mas as taxas são muito altas, não compensa para investidores pequenos”

“XP Investimentos tem um site simples e é bem fácil acessar os FIIs, que ficam divididos em categoria. Porém cobra corretagem muito alta no Home Broker”

“Assessor de investimentos sempre disponível e atento ao mercado com boas recomendações de investimentos, dentro do meu perfil e objetivos. A XP é uma plataforma simples e prática de usar, além de ter opções diversificadas de investimentos para todos os perfis de investidores.”

Clear

A clear se destacou entre os usuários, sobretudo pela taxa zero de corretagem. 

Alguns usuários, no entanto, acreditam que ainda há muito o que melhorar nas plataformas da corretora. 

Pontos fortes: 

  • Zero taxa de corretagem
  • Aplicativo simples e fácil, principalmente para iniciantes. 

Pontos que podem ser melhorados: 

  • Plataforma que  fica lenta ou trava
  • Aplicativo ultrapassado

“Corretagem barata, mas a plataforma é bem lenta”

“Uso a Clear que é uma ótima corretora e tem taxa zero, porém, o sistema é instável”

Rico

Os clientes da Rico destacaram que a corretora possui uma gama bastante variada de produtos, o que é uma ótima vantagem da instituição. Além disso, a corretora também foi escolhida como uma das melhores opções para investimentos em renda fixa para pequenos valores. 

Do lado negativo, os investidores destacaram que falta uma relação mais próxima da corretora com os clientes, além de uma acompanhamento mais efetivo das carteiras. 

Pontos fortes: 

  • Portfólio variado de produtos financeiros
  • Plataforma simples e fácil entender  
  • Bom atendimento

Pontos que podem ser melhorados: 

“Invisto com a Risco em FII, já que a corretora possui zero corretagem para esse tipo de investimento, mas o aplicativo é bem limitado”

Easynvest

A easynvest se destacou entre os investidores, sobretudo pelos preços e qualidade de seus serviços relacionados a renda fixa, FIIs e ETFs. 

Por outro lado, os investidores destacaram que os preços de corretagem para outros investimentos pode melhorar. 

Pontos fortes: 

  • Interface simples
  • Bons produtos de renda fixa

Pontos que podem ser melhorados: 

  • Preço da corretagem

“Uso a Easynvest, e os prós da corretora, ao meu ver, são a plataforma fácil de usar e qualidade dos produtos. Do lado dos contras temos as taxas de corretagem que são bem carinhas”

Banco Inter 

O Banco Inter entrou na seleção, sendo uma das instituições mais comentadas pelos usuários, que destacaram que o principal pró do banco é a taxa de corretagem zero. 

Por outro lado, muitos investidores pensam que o atendimento e as plataformas do banco precisam melhorar.

Pontos fortes: 

  • Taxa zero de corretagem 

Pontos que podem ser melhorados: 

  • Home Broker ultrapassado
  • Falta de suporte
  • Dificuldade de atendimento

“O Banco Inter é ótima opção, pois tem taxa zero para investimentos, porém o home broker é ultrapassado e resumido, com pouquíssimas opções”

“Corretagem zero do Banco Inter é a melhor coisa, porém se tiver algum problema, vai ter que resolver sozinho, pois o suporte é ruim e lento”

Modal

A Modal, destacou entre os usuários por seus baixos preços de corretagem para ações e pelo atendimento de qualidade. 

No entanto, segundo os usuários ainda há muito o que ser melhorado. 

Pontos fortes: 

  • Corretagem baixa para ações
  • Atendimento bom

Pontos que podem ser melhorados: 

  • Aplicativo ultrapassado 
  • Plataforma mediana

Como escolher a melhor corretora para você?

Escolher uma boa corretora é uma passo fundamental para o sucesso em seus investimentos. 

Entretanto, essa é uma tarefa que você deve fazer sozinho, afinal, a escolha da corretora é muito pessoal e depende muito de como você deseja investir, quais são seus objetivos financeiros, quanto dinheiro vai investir, entre outros fatores.

Dessa forma, nem sempre a melhor corretora para um investidor também será uma boa escolha para outro investidor. 

Por isso, você deve fazer uma boa avaliação sobre as corretoras dos mercado, e escolher aquela, serviços sejam adequados ao que você espera e precisa para fazer bons investimentos. 

Preços

Os valores cobrados pelas corretoras são um ponto muito importante que você deve avaliar na hora de escolher sua corretora.

Nesse sentido, você deve avaliar, entre outros, os custos com:

  • Taxa de corretagem
  • Taxa de Saque/TED
  • Taxa de custódia mensal
  • Taxa para Tesouro Direto

Esses preços variam muito entre uma instituição e outra, o que dá uma boa margem para a escolha. 

O ideal aqui, é que os custos do investimento não sejam superiores a 2% do valor que você vai investir. 

Assim, para quem tem menos dinheiro, é essencial buscar sempre por uma corretora mais barata. 

Por fim, é importante ressaltar, que os preços são importantes, mas não devem ser o único fator a ser considerado. 

Atendimento da Corretora

Antes de começar a investir em uma corretora, faça uma pesquisa sobre a qualidade do seu atendimento. 

Inicialmente podem surgir muitas dúvidas sobre o funcionamento da instituição e das plataformas, além de questões sobre os produtos, por isso é fundamental ter um canal de atendimento eficiente e acessível. 

Uma dica, nesse sentido, é testar os canais de atendimento de várias corretoras antes de tomar a decisão final e começar a investir. 

Ferramentas 

Um home broker ou uma plataforma estável e intuitiva podem fazer toda diferença na hora de investir. 

Por isso, você deve avaliar com cautela as ferramentas da corretora e analisar se elas são, ou não, adequadas para as suas necessidades. 

Além do Home Broker e das plataformas, procure também avaliar o site mobile da instituição e ferramenta do Tesouro Direto. 

Serviços prestados

Os serviços complementares podem fazer uma grande de diferença na hora de escolher sua corretora. 

Algumas empresas oferecem serviços de relatórios e análises que podem te ajudar a escolher os melhores produtos para compor sua carteira.

Outras oferecem ferramentas de análises, comos os simuladores, que permitem comparação entre investimentos e informam sobre a rentabilidade e como eles se comportam ao longo do tempo. 

Ou ainda, ferramentas de análises incorporadas ao Home Broker, que te ajudam a tomar as melhores decisões em relação aos investimentos em ações e outros produtos de renda variável. 

Essas ferramentas podem ser muito úteis, por isso, na hora de escolher sua corretora pesquise sobre os produtos complementares que ela oferece. 

Portfólio de Produtos

Um dos pontos principais que devem ser considerados na hora de escolher sua corretora é o portfólio de produtos que ela oferece. 

O ideal é sempre buscar por instituições que tenham uma gama de produtos ampla e variada. Assim, você terá mais opções na hora de montar sua carteira de investimentos. 

Conclusão

O mercado nacional conta com muitas opções de corretoras e cada uma delas oferece serviços distintos para atrair mais clientes.

A escolha da melhor corretora, no entanto, depende de quais são seus objetivos e como pretende investir. 

Por isso, antes de começar a investir, faça uma avaliação criteriosa sobre o que você espera da sua corretora e procure pela instituição que mais se aproxima de suas expectativas.