Por muito tempo as pessoas acreditaram que os investimentos no mercado de ações eram restritos aos investidores com muito dinheiro. Entretanto, esse cenário vem mudando aos poucos, e a rápida disseminação das informações tem ajudado muito nesse muito processo.

Ao contrário do que muitos pensam o investimento no mercado de ações, não é um privilégio voltado apenas para os escalões mais altos da sociedade, mas sim uma modalidade de investimento cada vez mais acessível e atrativa. 

Neste artigo, você descobrirá como investir em ações com pouco dinheiro!

Assim, como em qualquer outra modalidade de investimento, o conhecimento é um ponto fundamental para o alcance dos objetivos esperados. 

Afinal, é preciso conhecer a aplicação em que você investe o seu dinheiro, conhecendo sobretudo, os seus riscos, prazos e a rentabilidade oferecida. 

Então, não vamos perder mais tempo! No próximo tópico você descobrirá o que é uma ação. Não deixe de acompanhar este artigo até o final se você quiser entender como investir no mercado de ações com pouco dinheiro.

O que é uma ação?

A ação representa uma pequena parte de determinada empresa que é negociada na Bolsa de Valores

Quando o investidor decide pela sua compra, ele na verdade está adquirindo uma fatia da empresa ali representada, tornando-se portanto, um de seus sócios, mesmo que de forma minoritária.

Como sócio, o investidor passa a ter participação na empresa, isso inclui o recebimento de parte do lucro da empresa que é dividido de maneira proporcional entre os acionistas de acordo com a estratégia da empresa. 

As obrigações e direitos, no entanto, estão ligadas ao tipo de ações que você possui. Isso, mesmo, existem diversos tipos de ações no mercado. 

Se você não sabia disso, tudo bem. Vamos falar um pouco mais sobre elas agora. 

Ações Ordinárias

As ações ordinárias (ON) conferem aos seus detentores o direito ao voto em assembleias da companhia. 

Contudo, o impacto dessa participação é proporcional ao tamanho da participação do acionista no capital social da empresa. Assim, a participação dos acionistas minoritários costuma ser bem pequena. 

Em geral, essas ações possuem o numeral 3 no final do seu ticker de negociação. Por exemplo as ações ordinárias da Petrobras que são negociadas com o código PETR3

Ações Preferenciais

As ações preferenciais (PN), ao contrário das ordinárias, não permitem que os investidores que as possuem possam votar em assembleias, em contrapartida, ela confere preferência no pagamento de proventos, como pagamento de dividendos ou compensação caso a empresa quebre.

Em geral, essa ações negociadas na Bolsa com o número 4 no final do código. Um exemplo são as ações preferenciais da Petrobras, PETR4

Units

As Units (Certificado de Depósito de Ações) funcionam como um pacote de ações, que pode incluir, por exemplo, duas ações preferenciais e uma ação ordinária. 

Dessa forma, quando você adquire o Unit está comprando um pequeno pacote de ativos. 

As Units são negociadas, geralmente, com o número 11 no final do código como, por exemplo, as Units da Klabin, cujo ticket é KLBN11..

Como funciona o mercado de ações

O mercado de ações é realizado através da Bolsa de Valores que funciona como um mercado onde os investidores podem negociar seus ativos de maneira prática e segura. 

Quando um investidor resolve comprar uma ação ele precisa encontrar alguém que tenha o ativo e queira vendê-lo. É na Bolsa de Valores onde esses dois investidores se encontram e podem realizar o negócio. 

Mas as ações não estiveram sempre lá. Para você poder comprar ou vender uma ação é preciso que a empresa tenha capital aberto na Bolsa.

O mercado de ações, portanto, começa quando a empresa resolve abrir capital na Bolsa e disponibilizar seus ativos no mercado para que os investidores interessados possam negociar seus papéis. 

Na maior parte dos casos, as empresas optam por abrir capital com o intuito de levantar recursos para alavancar projetos de expansão da empresa ou financiar outras atividades relacionadas ao negócio. 

Para colocar as ações na Bolsa de Valores a empresa precisa realizar um IPO (Initial Public Offering) ou, em português, Oferta Pública Inicial

Na IPO as ações são negociadas diretamente entre os investidores e a empresa. Isso se configura como mercado primário.  

É nesse momento onde é definida a relação entre a oferta e a demanda das ações o que tem interferência no preço do ativo. 

Depois que comprou a ação no mercado primário, o investidor pode querer vender esse ativo, seja porque precisa resgatar o dinheiro, porque já obteve o lucro que esperava, ou por qualquer outro motivo. 

Quando isso acontece, ele pode negociar seus títulos com outros investidores no que chamamos de mercado secundário

Nessa fase as negociações ocorrem entre os próprios investidores interessados e não há interferência da empresa emissora do título. 

Quando o investidor deseja vender sua ação ele precisa dar uma ordem de venda, que pode ser feita através do Home Broker ou pelo mercado de balcão organizado. 

Assim, a ordem chega a até os sistema da Bolsa de Valores. 

Do outro lado está um investidor que quer comprar a ação. Ele também vai lançar uma ordem, só que dessa vez de compra. 

Se as duas ordens chegam ao sistema da B3 com o mesmo valor a transação é efetuada.

Do outro lado, um investidor interessado em adquirir os ativos lança uma ordem de compra, estipulando o valor que está disposto a pagar pelo ativos. 

A partir daí o investidor que comprou a ação passa a ter o ativo em sua custódia e pode operá-lo da maneira que desejar para obter seus lucros. 

Como ganhar dinheiro no mercado de ações

No mercado de ações você pode ganhar dinheiro de várias maneiras, mas isso vai depender da sua estratégia e do tipo de ação que escolher. 

Pagamento de Dividendos

A primeira forma de ganhar dinheiro com ação é através do recebimento de dividendos. 

Os dividendos são parte do lucro que a empresa distribui aos seus acionistas como forma de remuneração. Em geral as empresas fazem isso para aumentar a atratividade pelos seus ativos, já que as ações que pagam dividendos, geralmente, possuem menor volatilidade

Juros Sobre o Capital Próprio

Os Juros sobre Capital Próprio funcionam quase da mesma maneira que os dividendos, nesse caso, porém, há incidência de imposto sobre o valor recebido. 

A alíquota de 15% do imposto de renda é retida diretamente na fonte. 

Valorização das Ações

Um investidor pode ainda obter retorno com a valorização das suas ações. 

É preciso entender que uma empresa pode ganhar ou perder valor de mercado, de acordo com alguns fatores externos e também decisões internas que afetem a visão do mercado como um todo no potencial de retorno oferecido pela empresa. 

Quando uma empresa começa a se destacar o valor de suas ações acompanha esse crescimento, neste momento, muitos investidores decidem por vender os seus papéis, obtendo assim um determinado lucro na operação.

É possível investir em ações com pouco dinheiro?

Que o mercado de ações é muito interessante e rentável, disso não há dúvidas. Mas muita gente ainda se pergunta se é possível investir em ações com pouco dinheiro. A resposta para essa pergunta é simples: sim, você pode investir no mercado de ações mesmo com pouco capital

No mercado de ações não há um valor mínimo para investimento. Com menos de R$ 10 você já pode comprar uma ação no mercado fracionário, que negocia ações individualmente sem que seja necessário comprar um lote que, normalmente, tem 100 ações. 

Contudo, você deve ficar atento aos custos cobrados pelas operações. Se você possui pouco dinheiro para investir o ideal é procurar por uma corretora que tenha os menores custos possíveis, em alguns casos os custo para investimento ações pode chegar a zero. 

Como começar a investir em ações com pouco dinheiro

Começar a investir em ações não é tão complicado como parece, veja quais passos você deve seguir para iniciar sua trajetória de maneira simples e mais assertiva. 

Abra uma conta em uma corretora

Para investir em ações, você precisará abrir a sua conta em uma corretora de valores. O processo é feito pela internet e não tem complicações.

Na hora de escolher sua corretora avalie bem as opções e escolha aquela que oferece os melhores serviços e que consiga atender às suas necessidades. Não deixe de avaliar os custos.

Descubra o seu perfil de investidor

Um passo fundamental na hora de investir, independente de qual mercado você quer, é descobrir seu perfil de investidor. Isso vai te ajudar a escolher os melhores ativos de acordo com seus objetivos, situação financeira e grau de tolerância ao risco. 

Quando você abre conta em uma corretora tem acesso grátis a um teste de perfil. Quando estiver fazendo seu teste seja muito honesto ao responder as perguntas. Isso vai te ajudar a identificar suas necessidades como investidor. 

Escolha seus ativos

Depois de conhecer seu perfil de investidor você já pode começar a selecionar as melhores ações para sua carteira de investimento

Na hora de fazer avalie o que você espera dos seus investimentos e tente escolher empresas que possam te ajudar a chegar aos seus objetivos. 

É muito importante estudar bastante sobre cada empresa, o setor que ela atua, quais as perspetivas de longo prazo para o negócio, entre outros fatores. 

Se tiver em dúvida sobre como montar sua carteira, podemos te ajudar. Veja o vídeo que preparamos sobre o assunto:

Invista e acompanhe seus investimentos

Agora que você já sabe onde quer investidor chegou a hora de começar a comprar suas ações. Entre no sistema da sua corretora e faça suas negociações. 

Depois que você já tiver aplicado seu dinheiro é importante acompanhar o resultado da sua carteira, mas tente não fazer isso de maneira muito massiva. As oscilações naturais do mercado podem te levar a tomar decisões erradas motivadas pela emoção.

Riscos de Investir em ações

Ao investir em ações, você precisa ter conhecimento do mercado e está preparado para suas oscilações. O mercado de ações de ações é volátil, por isso, da mesma forma que você pode ganhar dinheiro também pode ter perdas no curto prazo. 

Para minimizar os riscos é preciso conhecer a empresa em que se pretende investir e mais precisamente o seu mercado de atuação. Evitando possíveis perdas.

Para isso, é preciso adotar técnicas e estratégias de investimento. Pode até parecer algo muito complexo, porém o investidor consciente possui chances ilimitadas de ganho contra perdas que podem ser limitadas.

Além disso, não se esqueça de diversificar sua carteira, isso vai te ajudar a diluir os riscos e aumentar o potencial de ganhos. 

Outras formas de investir em ações com pouco dinheiro

Você já sabe que pode investir em ações com pouco dinheiro, mas comprando ações diretamente não é única maneira de fazer isso. Você também pode investir em ações através dos fundos de ações e ETFs, por exemplo. 

Fundos de Ações

Os fundos de ações podem ser uma boa alternativa para quem ainda está iniciando no mercado e que portanto não possui o conhecimento necessário para realizar análises seguras.

Um fundo é gerido por profissionais com larga experiência no mercado, que em troca de uma taxa de administração ficam com a responsabilidade de tomar as decisões por você para que o seu capital venha a render.

Além disso, os fundos podem uma ótima forma de diversificar sua carteira se você tem pouco dinheiro para investir. Ao comprar uma cota de um fundo de investimento você passa a ter direito sobre todos os ativos do fundo. 

Essa é uma ótima vantagem, não é?

ETFs

Os ETFs ou Exchange Traded Fund também são considerados uma excelente opção para investidores iniciantes. 

Esse tipo de fundo tem como objetivo perseguir um indicador, como o Índice Bovespa, por exemplo. Portanto, se você quer investir em ações do Ibovespa, mas não possui muito capital para comprar diversas ações, os ETFs podem ser uma boa opção. 

Nesses casos, o capital também é gerido por um profissional especializado.

Conclusão – Vale a Pena Investir em ações com pouco dinheiro?

O mercado de ações é um dos mais rentáveis e também é bastante acessível a todos os tipos de investidores. 

Contudo, você ter em mente que esse tipo de investimento é mais arriscado, por isso, antes de começar investir em ações tenha certeza de que essa opção é a mais adequada para o seu perfil.

No mais, começar a investir no mercado de ações pouco dinheiro pode ser uma vantagem, assim, você corre o risco de perder menos dinheiro enquanto aprende a operar.