Como Comparar Rendimento LCI ou LCA e com CDB? | Blog London Capital

Como Comparar Rendimento LCI ou LCA e com CDB?

By Tatiana Mallmann

diferenca-cdb-lci

Uma das dúvidas mais comuns entre investidores iniciantes em renda fixa, está na escolha entre LCI – Letra de Crédito Imobiliário ou CDB – Certificado de Depósito Bancário para aplicação de seu dinheiro. Já que estes dois investimentos são atrelados ao mesmo indicador de mercado, o CDI, qual seria o melhor investimento?

A resposta obviamente, está diretamente relacionada às taxas que são oferecidas pela LCI e pelo CDB do banco escolhido.

O que define qual investimento é melhor, é a taxa que o banco irá pagar para seu investimento, juntamente com o prazo de aplicação.

Identificadas as rentabilidades brutas de cada investimento, é preciso calcular o rendimento do CDB, já descontando o Imposto de Renda sobre o período de investimento.

APRENDA A INVESTIR EM

RENDA FIXA

APRENDA A INVESTIR EM RENDA FIXA COM RETORNOS TÃO AGRESSIVOS QUANTO O MERCADO DE AÇÕES, USANDO AS MELHORES ESTRATÉGIAS EM TÍTULOS PÚBLICOS E CRÉDITO PRIVADO.

Em seguida, compara-se o rendimento encontrado com o que está sendo oferecido pela LCI. Isto porquê os investimentos em Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito Agrícola, apesar de também seguirem o CDI como indicador, não sofrem incidência de IR.

Tabela de comparação de LCI e CDB

Para facilitar o trabalho e ajudar aqueles que tem dúvidas sobre estes cálculos, nós criamos aqui no blog uma tabela que compara os investimentos em CDB e LCI para aplicações em diferentes prazos.

A tabela já mostra automaticamente qual o rendimento equivalente entre LCI e CDB, de acordo com o tempo escolhido para investimento.

A tabela mostra qual a porcentagem de LCI que você precisa de acordo com o CDB escolhido, levando em consideração a faixa do imposto de renda incidente.

A comparação começa em CDBs que pagam 80% do CDI até 125%, para investimentos de até 180 dias, entre 181 a 360 dias, de 361 até 720 e para investimentos acima de 720 dias.

Exemplo:

Qual rentabilidade de uma LCI para concorrer com um CDB de 105% do CDI, para um prazo de dois anos e três meses?

Verifique na tabela, para este investimento utilizamos a última coluna, de mais de 720 dias.

Desta forma, iremos precisar de uma LCI de 89% do CDI para equivaler ao CDB escolhido. Confira:

Utilize sem moderação, aproveite para compartilhar com seus amigos e favoritar esta página. Sempre que preciso, faça a consulta e defina qual o melhor investimento.

Como calcular a rentabilidade equivalente da LCI e da LCA

Veja como é simples:
A tabela de IR em investimentos segue o seguinte princípio:

a) aplicações de 0 a 180 dias: 22,5% de imposto sobre a rentabilidade
b) 180 a 360 dias: 20% de IR
c) 360 a 720: 17,5% de IR
d) acima de 720 dias: 15% de IR


Portanto, quando você avalia um investimento com IR, como CDBs, LCs e tesouro selic, com um investimento sem IR, como a LCI e a LCA, você precisa levar isso em consideração.


Para facilitar sua decisão, nesse artigo tem uma planilha de apoio que você usará da seguinte maneira:

1- Primeiro você vai baixar a planilha

2- Você vai preencher os campos em amarelo na planilha, que correspondem ao prazo, a taxa CDI ao ano (aqui você pode estimar uma para o período ou usar a atual apenas para referência) e o % do CDI para o título que possui IR

No exemplo abaixo, colocamos um CDB de 721 dias de 110% do CDI, e um CDI de 12,88% ao ano (ver atual no site www.cetip.com.br)

3- Agora você vai na linha 13 e verá, para esse prazo e essa taxa, quanto equivaleria um ativo isento de IR:

Nessa simulação, você pode ver que um CDB de 2 anos com taxa de 110% do CDI equivale a uma LCI ou LCA de 95,23% do CDI. Logo, se você possui uma oferta de CDB nessas condições e quer comparar com uma LCI ou LCA de mesmo prazo, seu raciocínio é

a) Caso as LCI ou LCA para 2 anos estejam acima de 95,23% do CDI, elas serão mais vantajosas que um CDB de 110% do CDI para 2 anos.

b) Caso as LCI ou LCA para 2 anos estejam abaixo de 95,23% do CDI, o CDB de 110% do CDI será mais vantajoso para 2 anos.

=====

Observações:

1- Essa planilha está aberta. Cuidado ao manipulá-la, pois você pode, sem querer, editar as fórmulas de cálculo e isso pode deturpar os cálculos

2- Embora tenhamos aplicado toda a diligência e zelo na disponibilização da planilha, ela não deve ser interpretada como uma informação infalível para sua decisão.

Veja a planilha aqui

Espero que tenha gostado do artigo e aproveite para baixar a planilha.

assessoria de investimentos new york capital

PUBLICIDADE

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.