Os bancos digitais chegaram ao mercado trazendo uma nova proposta, dessa vez muito mais prática e acessível para os serviços bancários. 

A ideia é realizar toda atividade bancária por meio do seu celular ou computador, sem que haja a necessidade de se deslocar até uma agência para resolver qualquer problema. 

A melhor parte é que as tarifas nos bancos digitais são muito menores, além disso, muitos deles ainda oferecem muitas outras vantagens como cartões de crédito sem anuidade, além de programas de vantagens com desconto e cashback. 

Se você ficou interessado, leia este artigo até o final para entender um pouco mais sobre os bancos digitais e como escolher o melhor banco digital para você

O que é um banco digital?

Os bancos digitais são uma modalidade de banco nos quais praticamente todos os serviços são realizados de maneira digital, incluindo a própria abertura da conta. 

Por isso, essas instituições costumam  ter pouquíssimas ou nenhuma agência física. 

Com um banco digital você consegue fazer praticamente tudo pela tela do seu celular usando o aplicativo do banco ou pelo computador através do internet banking. 

Inclusive a abertura de conta também pode ser feita online. Em muitos casos não há nem a necessidade de escanear os documentos necessários, basta tirar uma foto do próprio aplicativo do banco e enviar para análise. 

As análises também costumam ser rápidas e se tudo estiver certo você, provavelmente, vai conseguir abrir sua conta sem custo algum. 

Mas não se esqueça que para ter uma cartão de crédito aprovado você vai precisar preencher alguns requisitos. 

Além da praticidade de poder resolver tudo pelo seu celular os bancos digitais ainda oferecem outra super vantagem: tarifas acessíveis

Isso mesmo, você pode usar o cartão crédito, fazer transferência para diversos bancos, realizar depósitos e saques com custos muito pequenos ou, em alguns casos, sem custo nenhum. 

E se você tiver algum problema ainda pode contar com os canais de atendimento virtual. 

Esses canais em geral possuem atendimento personalizado e a melhor parte é que eles costumam responder às interações em tempo real.

Ah, e para abrir sua conta não é necessário nenhum tipo de convite ou indicação, basta baixar o aplicativo do banco digital que você escolheu e realizar todas as etapas do processo solicitado. 

Qual o melhor banco digital?

Como dissemos, os bancos digitais possuem grandes vantagens para seus clientes incluindo tarifas mais acessíveis,para diversos produtos e serviços bancários, como transferência, saques, depósitos, entre outros. 

Como os serviços a tarifa mais baixa é uma vantagem comum para todos os bancos desse modelo, pode surgir uma dúvida: qual o melhor banco digital. 

Para responder a essa pergunta e escolher o melhor banco digital para você, é importante avaliar outros fatores como:

  • Atendimento – Veja se o banco oferece serviços de atendimento capazes de satisfazer suas demandas. Existe bancos com atendimento por telefone, via chat ou os dois. Escolha o banco que oferece o serviço que você prefere. 
  • Tipos de pagamento: alguns bancos digitais oferecem a possibilidade de cadastro de débito automático de contas além de opções para pagamento de guias de impostos como DARF, IPVA, IPTU, entre outros. Mas alguns bancos ainda não têm essa possibilidade, então se você tem essa demanda é importante avaliar isso antes de abrir sua conta. 
  • Praticidade do Aplicativo: uma das principais vantagens dos bancos digitais é a possibilidade de resolver tudo pela tela do seu celular sem precisar se deslocar até uma agência e ainda correr o risco de ter que esperar na fila. Por isso, um bom banco digital deve oferecer aplicativos e páginas na internet que sejam funcionais e intuitivas para que você consiga resolver qualquer questão sem dificuldade. 
  • Parcerias e outros serviços adicionais: muitos bancos digitais tem parcerias com lojas e fornecedores de serviços e por isso conseguem oferecer descontos ou dinheiro de volta em suas compras, o saudoso cashback. Isso é sem dúvida uma grande vantagem desse tipo de banco, por isso não deixe de avaliar se o banco de sua preferência oferece esse tipo de serviço para seus clientes. 

Quais são os principais bancos digitais do Brasil

No Brasil os bancos digitais têm conquistado a confiança de muito gente e, por isso, ganhado muito espaço no mercado. Nesse cenário, o número de instituições com esse perfil têm crescido bastante.

Vamos falar agora dos principais bancos digitais do Brasil. 

Banco Inter

O Banco Inter é sem dúvida um dos maiores bancos digitais do Brasil e oferece uma gama muito variada de produtos e serviços para seus clientes. 

No aplicativo do Banco Inter você pode abrir conta, fazer manutenção da mesma, emitir boletos para depósito, fazer transferências para contas do mesmo banco e para outros e tudo isso, sem custo nenhum. 

Você também pode fazer saques em caixas 24 horas com seu cartão do Banco Inter com taxa zero. 

Falando em cartão, você ainda pode solicitar um cartão de crédito do banco, mas para ter seu crédito aprovado é preciso passar pela análise da instituição. 

O Banco, que está situado na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais também oferece serviços adicionais como desconto para pagamento feito com seu aplicativo além de descontos e recebimento de dinheiro de volta em lojas parceiras. 

Para finalizar, os clientes do Banco Inter têm à sua disposição uma plataforma de investimentos completa, que você pode usar para fazer aplicações em renda fixa e variável. 

O home broker, inclusive não tem nenhuma taxa. 

Nubank

Outro banco digital muito conhecido por aqui é o Nubank, aquele que tem o cartão roxinho. Esse, inclusive, é maior diferencial do banco. 

O cartão de crédito do banco não possui tarifa e você pode controlar tudo que faz com ele pelo aplicativo, até mesmo controlar o seu limite para compras, respeitando o limite máximo concedido. 

Além do cartão de crédito, o banco ainda oferece uma conta corrente também isenta de taxas que você usar para receber e transferir dinheiro. 

A parte chata é que se você quiser sacar dinheiro da sua Nuconta através de uma caixa 24h vai precisar pagar uma taxa de R$6,50.

A parte melhor é que o dinheiro que você deixa aplicado na sua conta é investidor em títulos públicos pelo banco o que gera um retorno baseado na taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic

Por fim,  Nubank também oferece outros serviços adicionais incluindo um programa de vantagens exclusivo, serviços de empréstimos para clientes além de um serviços de atendimento de ótima qualidade. 

Banco Original

O Banco Original, criado em 2016, é mais uma ótima opção de banco digital disponível no mercado brasileiro.

O banco, cobra uma mensalidade para seus serviços no valor de R$ 9,90 por mês durante o primeiro. Nesse período você pode usar qualquer serviço do banco sem pagar nenhuma taxa extra. 

Depois disso, você pode ficar totalmente isento das taxas do Banco Original. 

A conta no banco possibilidade a realização de TED, saques em caixas eletrônicos, cheque especial, emissão de extratos, entre outros. 

Além disso, o Banco Original também oferece serviços extras, como um gerenciador financeiro que divide seus gastos por categoria automaticamente e um ótimo programa de pontos no cartão de crédito e cashback para compras feitas com seu cartão. 

C6 Bank

Outro banco digital com ótimas vantagens para seus clientes é o C6, que oferece cartões de crédito sem anuidade (sujeito a análise de crédito), cartão internacional de débito em dólar, opções de transferência entre contas via sms, além de outros serviços mais básicos. 

O banco também conta com uma plataforma de investimento que você pode usar para investir em CDBs e fundos de investimento. 

Por fim, outros diferenciais do banco são seus programas de vantagem e o produto C6 Taggy, único tag de pedágio grátis, sem anuidade e sem taxa de adesão. 

Esses alguns dos principais bancos digitais do Brasil e seus principais serviços e vantagens, mas vale lembrar que esse mercado ainda conta com outros muitos bancos digitais, incluindo:

  • Mercado Pago
  • Neon
  • PagSeguro
  • Sofisa Direto
  • Digio
  • Banco Next

Conclusão

Os bancos digitais chegaram para ficar e estão tomando cada vez mais espaço no mercado e isso não é à toa. 

Essa modalidade de bancos oferece propostas muito mais acessíveis e justas para os seus clientes, com tarifas bem menores do que as cobradas por bancos tradicionais, além de uma infinita gama de produtos.