Uma boa assessoria de investimento pode ser um diferencial para quem está começando a investir no mercado financeiro e ainda não entende muito bem como funciona esse ambiente. 

Mas não é só para esse investidor que a assessoria  de investimento pode ser um bom negócio, ela também pode útil para auxiliar investidores mais experientes que desejam obter o máximo de suas aplicações financeiras.

Para cada caso existem orientações específicas e ações ideais. Algumas perguntas são frequentes

São muitas as dúvidas na hora de escolher investimentos.

Mas o que muita gente não sabe é que é possível obter ajuda de um profissional capacitado para essa tarefa: o assessor de investimentos.

Trata-se de um especialista que tem acesso a produtos dos mais variados tipos e de dezenas de instituições financeiras para auxiliá-lo a escolher o que mais se adapta às suas necessidades.

E o melhor: sem cobrar nada pelo serviço.

Saiba mais sobre o serviço desse profissional e veja como contratar uma assessoria de investimentos independente

O que faz o assessor de investimento?

O assessor de investimentos é o profissional capaz de auxiliar na busca das respostas ideais para você quando o assunto é investimento, considerando as mudanças do mercado e o seu perfil de investidor.

Para tanto, esse profissional aplica métodos, afinal, decisões que envolvem dinheiro exigem também um preparo específico. 

Esse profissional tem experiência em diversas áreas do conhecimento e é capaz de trazer sugestões em muitos aspectos da sua vida financeira.

Muitas são as situações que podem demandar a ajuda de uma assessoria de investimentos, por isso, esses profissionais precisam de qualificação para atender investidores em diferentes cenários.

A atuação do assessor de investimentos pode ocorrer em momentos muito negativos e de adversidade financeira, mas também em épocas de maior estabilidade.

Se suas contas estiverem em desequilíbrio, ele revelará os problemas, apontando o que precisa mudar.

Se você está cogitando a possibilidade de uma demissão, ele saberá informar a melhor maneira de proteger seu futuro financeiro e o da sua família.

Mas, como já dissemos, não é apenas nos momentos de crise que você pode (e deve) procurar ajuda.

Se o saldo dos seus investimentos está bem mais alto que o seu salário, ou se você recebeu uma boa promoção no trabalho, essas situações também podem ensejar seu ingresso no mundo dos investimentos e o assessor indicará as melhores oportunidades.

Se você está disposto a gerar renda por meio de investimentos ou deseja realocar seus investimentos a fim de gerar melhores retornos, certamente uma assessoria de investimentos vai ajudá-lo na empreitada.

Como funciona a Assessoria de Investimentos?

A assessoria de investimento vai te ajudar a entender tudo que você precisa saber antes de começar a investir.

Primeiramente, tenha em mente que o assessor de investimentos fará um mapa das suas necessidades e objetivos e receios relacionados aos riscos de investimentos, por exemplo.

Depois disso, ele terá em mãos um “diagnóstico”, que permitirá a ele saber quais ações devem ser feitas para alcançar os seus objetivos.

E a terceira etapa é a alocação dos recursos propriamente dito.

É importante salientar que existem diversos perfis de investidores e cada caso será conduzido de diferentes formas.

Dois são os perfis mais comuns:

  • o primeiro sabe exatamente seu perfil de riscos e investimentos que quer fazer, porém precisa de auxílio para buscar as melhores oportunidades;
  • já o segundo tem bastante recursos porém não tem conhecimento ou não gosta do assunto investimentos e prefere ter um profissional que ajude com o planejamento de curto prazo, médio prazo e longo prazo dos investimentos.

Em ambos os casos o acompanhamento de um assessor de investimento pode ser uma mão na roda para garantir os melhores resultados. 

O mercado financeiro está recheados com uma variada quantidade de investimentos disponíveis. Existem investimentos no Tesouro Direto, no mercado de ações, em fundos de investimento, etc. 

Diante das inúmeras possibilidades, as indicações da assessoria de investimentos devem ser mais certeiras.

Quais os benefícios de uma Assessoria de Investimentos

Definir as ações que farão o seu dinheiro obter os melhores rendimentos.Esse é o benefício básico que o assessor de investimentos pode proporcionar.

Muitas pessoas estão dispostas a gerar renda por meio de investimentos, mas precisam de auxílio, ou porque não têm tempo para acompanhar o comportamento do mercado, ou não sabem qual o investimento mais adequado para a sua realidade — ou, ainda, pelas duas razões juntas.

Partilhar essas preocupações com o assessor de investimentos aumenta as chances de valorizar seus bens e valores no médio, no longo e até no curto prazo.

Mais uma vez, é importante ressaltar: tudo vai depender do perfil de cada investidor.

O fato é que o assessor conhece bem o mercado e a diversidade de oportunidades existentes nele.

Além das chances de aumentar a riqueza, outra vantagem da assessoria de investimentos é a organização dos investimentos com seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

O assessor de investimentos está preparado para identificar possíveis erros da gestão do seu dinheiro, e saberá identificar também se não há gestão alguma e, partir disso, trazer dicas e sugestões para equilibrar seus ativos e alocação e evitar desperdícios como com taxas e perda de oportunidades.

O assessor de investimentos consegue captar sua exata necessidade. O fato de conhecer seu perfil financeiro, sonhos e metas facilitará a apresentação de oportunidades.

Diferente do seu gerente de conta do banco, por exemplo, o assessor tem maior envolvimento ao prestar um serviço.

Ele não está preocupado com a rentabilidade do banco, mas sim com o êxito das metas que estão no planejamento elaborado com o investidor.

Essa é uma das diferenças entre um gerente de banco e um assessor de investimentos.

Como escolher a melhor Assessoria de Investimentos

A destinação e o gerenciamento do seu dinheiro são assuntos seríssimos.

Antes de contratar uma assessoria de investimentos, a primeira dica é: converse com amigos e ouça indicações de profissionais que poderão atendê-lo.

Você deve levar em consideração que a realidade financeira de seu amigo é diferente da sua, assim como os sonhos e metas são outros, mas para escolher quem vai prestar esse tipo de assessoria é importante buscar referências.

Se você não conhece alguém que já faz investimentos, procure ao menos saber se o profissional que vai te atender é certificado.

Além disso, prefira profissionais ligados a empresas de assessoria de investimentos, que já têm uma estrutura e experiência para atender. 

Em segundo lugar você deve avaliar o portfólio de produtos da sua assessoria de investimentos. 

O papel do seu assessor é te ajudar a montar uma carteira que seja ideal para que você consiga atingir seus objetivos financeiros, nesse sentido, quanto mais opções a sua assessoria puder oferecer melhor. 

Assim, será possível formar uma carteira mais diversificada para diminuir os seus riscos e melhorar o desempenho dos seus investimentos.

Por fim, você deve acompanhar de perto os resultados dos seus investimentos. 

O sucesso do assessor está ligado ao sucesso de seus clientes, assim, se sua carteira está indo bem e você está satisfeito com o que tem feito, certamente estará tendo uma boa experiência com seu assessor. 

Por isso, é fundamental acompanhar o desenvolvimento do seu investimento para avaliar a qualidade do profissional que está te assessorando. 

Tenha transparência com seu Assessor de Investimentos

Se você quer atingir os melhores resultados, não pode enganar o profissional que vai te auxiliar nisso.

Não poupe o profissional dos detalhes, pois ele precisará dessas informações para montar seu perfil, fazer seu diagnóstico e trazer as sugestões adequadas.

Assim como você não esconde do seu médico as dores que sente para receber sua receita, não é indicado omitir detalhes das suas finanças para o assessor de investimentos.

Apesar de ouvir e considerar a opinião de um profissional, tenha consciência de que as decisões sobre onde aplicar seu dinheiro ainda são suas.

O assessor vai orientar, mas é você quem decide em que e o quanto vai investir.

Está procurando uma assessoria de investimento de qualidade?

Conheça uma que pode lhe ajudar:

A New York Capital é uma empresa de assessoria de investimentos credenciada a XP Investimentos e localizada na cidade de São Paulo, SP.

Fornecemos serviços abrangentes de planejamento de aposentadoria e alocação de investimentos a aposentados, empreendedores, executivos e herdeiros que precisam ajuda para gerenciar seus recursos.Quer tirar dúvidas? Compartilhe sua experiência e ideias nos comentários do nosso artigo.