Com as recentes quedas na Taxa Selic, e possibilidade de novos cortes, as opções de investimentos em renda fixa estão menos atrativas para os investidores. 

Devido a esta mudança de cenário no mercado financeiro, o interesse dos investidores pela renda variável, sobretudo pelo mercado de ações, tem crescido bastante.

As ações podem oferecer rendimentos significativos, mas são uma opção de investimentos mais arriscada. Por isso, é preciso saber como investir da forma correta para maximizar os ganhos e minimizar possíveis perdas.

Comece com estratégias conservadoras

Diferentemente do que ocorre na renda fixa, no mercado de ações e em outros investimentos na Bolsa de Valores, é preciso uma boa dose de conhecimento sobre o mercado financeiro e muita análise antes de qualquer decisão.

Por isso, se você está começando a operar nesse mercado, a primeira dica é: adote estratégias conservadoras e evite correr riscos desnecessários.

Além disso, não espere que após entrar na bolsa de valores você ficará rico da noite para o dia. É preciso ter boas estratégias e também tempo para começar a observar bons retornos, evite decisões por impulso.

Escolha empresas consolidadas para começar sua trajetória

O ideal para quem está começando a operar no mercado de ações é optar por ativos de empresas já consolidadas no mercado e possuem bons fundamento e que, portanto, são mais seguras. 

Essas empresas, em geral, exibem uma menor volatilidade no mercado em cenários normais e por isso os riscos são menores. 

Observe que os riscos são menores, mas isso não quer dizer que eles não existem. No mercado de renda variável o risco é um dos principais fatores e você deve ter isso bem claro para evitar problemas. 

Buy and Hold, a melhor estratégia de investimento em ações para quem está começando

O Buy and Hold é uma técnica para o investimento em ações focada no longo prazo. 

A ideia principal é a compra de boas ações com prazo indeterminado para a venda dos ativos. 

Ao usar o buy and hold como estratégia, é possível reduzir as suas chances de erro. Isso porque, mesmo que algo saia errado existe uma margem maior de tempo para que as coisas se acertem.

Além disso, é no longo prazo onde se encontram as melhores possibilidades de ganho no mercado de ações. 

O Buy and Hold tem como um de seus precursores o bilionário americano Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo e referência internacional no assunto.

Nessa estratégia o investidor deve focar na compra de ações de empresas de alta qualidade e com excelente histórico de gestão, sempre reinvestindo os dividendos para aumentar a sua participação no capital.

Por fim, o buy and hold também ajuda a evitar custos com o pagamento de taxas de corretagem, emolumento e impostos, sobre várias transações.

Diversifique sua carteira de maneira conservadora

O ideal para quem está iniciando sua trajetória no mercado de ações é começar com uma carteira bastante diversificada, mas com a maior parte dos recursos em opções mais conservadora.

Por isso, monte uma carteira majoritariamente aplicada em renda fixa. Mesmo que a rentabilidade seja menor, fazer isso no começo é essencial para evitar perdas. 

Após adquirir alguma bagagem e conhecimento no mercado de ações, você começará a sentir maior segurança e poderá aumentar gradativamente o percentual da sua carteira em ações.

Faça aportes mensais

Outro ponto importante para ter sucesso no mercado de ações são os aportes mensais, para isso disciplina e organização financeira são fatores cruciais. 

Dificilmente, você terá resultados positivos significativos se não cumprir esses requisitos.

É preciso investir com regularidade, portanto o ideal é se programar para fazer portes periodicamente, se possível mensalmente. 

Além disso, procure sempre reinvestir os dividendos recebidos. 

Ao fazer aportes mensais e reinvestir os dividendos, você contará com um capital em constante crescimento. 

Dessa forma, os retornos obtidos também tendem a crescer constantemente, formando um ciclo virtuoso, que vai permitir um resultado melhor ao longo do tempo. 

Dividendos são uma boa aposta para quem está começando?

No mercado de ações, a maneira mais conhecida de se obter ganhos é a valorização do papel no mercado. 

Ou seja, o investidor compra uma tivo por um preço e aguarda pela valorização no mercado para vender por um preço maior do que pagou e assim obter um ganho. 

Entretanto, também é possível obter lucros através de dividendos. Aliás, essa é uma das formas mais seguras de se obter ganhos no mercado de ações

Dividendos são uma excelente opção para quem está apenas começando a investir na Bolsa de Valores. 

Em geral, eles são pagos por grandes empresas como companhias elétricas e bancos como bônus para seus investidores uma vez que esses papéis tendem a ser menos voláteis. 

Por isso, na hora de escolher de uma ação para fazer parte da sua carteira de investimentos, avalie os pagamentos de dividendos e juros sobre capital próprio da empresa. 

Dessa forma é possível obter renda passiva com sua posição em ações. 

Principais erros que um investidor iniciante pode cometer e que você deve evitar

Vejamos agora, os principais erros que os investidores iniciantes costumam cometer para que você passe bem longe deles!

Investir com base em conteúdos da internet sem conhecer o mercado

Muitas pessoas começam a investir na bolsa de valores após consumir algum conteúdo digital na internet como vídeos, artigos ou e-books.

Investir em ações é ótimo e buscar conhecimento é um passo fundamental, quanto a isso não temos dúvidas! 

Alertamos apenas para que você não caia no erro de acreditar em qualquer coisa que lê na internet. Não tenha pressa, aprenda gradativamente e evite frustrações e resultados negativos.

Você também pode contar com a ajuda de um profissional do mercado para uma trajetória mais assertiva. 

Um assessor de investimento é o profissional especializado que pode te ajudar a montar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil e objetivos. 

Investir apenas com o mercado em alta

Algumas pessoas investem apenas nos momentos de alta e bons resultados do mercado.

Entretanto, em cenários de crise e baixa é que se escondem as melhores oportunidades da Bolsa de Valores. 

Afinal, quando o mercado está em baixa é possível encontrar empresas com bons fundamentos sendo negociadas por um preço menor do que realmente valem. 

Escolher operar por conta própria mesmo quando não tem conhecimento suficiente 

Um dos principais erros dos investidores iniciantes é achar que são especialistas do mercado e que por isso podem tomar decisões sem nenhum tipo apoio. 

Esse tipo de erro pode te levar a perder muito dinheiro e gerar uma frustração quase irreversível.

Por isso, o Invista em ações com o apoio de um bom assessor de investimentos. 

Os assessores de investimentos são profissionais capacitados e autorizados pela CVM a prestar orientações e auxílio a investidores e com certeza podem te ajudar a tomar as melhores decisões relacionadas ao mercado. 

Achar que vai ganhar sempre

Por melhor que sejam as suas técnicas e também a sua assessoria de investimentos, quando falamos de renda variável, nada é garantido. 

Isso quer dizer que ao entrar no mercado de ações você estará sujeito a perdas. Até mesmo os grandes investidores amargam perdas em alguns momentos. 

Isso é comum, portanto, não acredite que você vai ganhar sempre. O que você deve fazer é adotar medidas e estratégias adequadas para que os ganhos superem as perdas no longo prazo.

Conclusão

Investir em ações é uma excelente opção para obter melhores resultados no universo dos investimentos. 

Contudo, esse tipo de aplicação requer do investidor paciência e conhecimento, afinal os melhores resultados podem demandar algum tempo de aprendizado e também de aplicação.

Se você está começando a investir na Bolsa de Valores agora é preciso ter em mente que esse mercado está sujeito à volatilidade e à perdas, por isso é preciso ter certeza que tem perfil adequado para esse tipo de risco. 

O ideal para quem está começando é seguir estratégias mais conservadoras e pautadas no longo prazo. Além disso, paciência e disciplina são cruciais nesse mercado. 

Por fim, estude muito e tente evitar os erros comuns do mercado e assim evitar perdas relevantes e até saída do mercado.