10 Livros para Investidores Iniciantes

3551
10 Livros para Investidores Iniciantes

Como fazer para melhorar ainda mais o nosso lucros quando as coisas não vão nada bem com o restante da economia — ou até com as nossas vidas pessoais? Essa é a pergunta que muitos empresários e investidores costumam se fazer de tempos em tempos. No entanto, muitos deles não apenas conseguiram, como também contaram as suas experiências e casos de sucesso em obras que hoje inspiram milhões de pessoas mundo afora.

E foi pensando nisso que criamos esta lista com 10 livros sobre educação financeira indispensáveis a qualquer um. Essas obras podem desde ajudar a abrir a sua visão para novos negócios até mudar a maneira como você encara o seu dia a dia.

Quer saber quais são eles? Então vamos lá!

Pai Rico, Pai Pobre

Lançado no dia 1º de abril do ano de 2000, esse livro do empresário Robert Kiyosaki é um pequeno clássico que já vendeu mais de 26 milhões de cópias em vários países. Nele, o autor incentiva, por meio de parábolas, a busca pela independência financeira, mostrando como ele mesmo pôde sair de uma infância bastante pobre para se tornar um milionário de sucesso.

CTA Melhores Corretoras para Investir

Um best-seller que deve ser lido e relido de tempos em tempos.

Link Amazon: https://amzn.to/3dmsyz9

O Investidor Inteligente

Escrito pelo economista Benjamin Graham, esse clássico dos anos 40 ensina como combinar educação financeira, conhecimento sobre o mercado e visão de longo prazo. Um livro que, apesar de já ter mais de sete décadas de existência, continua apresentando dicas bastante úteis e servindo de referência para milhões de pessoas.

Link Amazon: https://amzn.to/3nMyy97

O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Com um tom bastante leve e totalmente embasado na ciência, esse livro do autor Charles Duhigg mostra como a mudança de pequenos hábitos pode desencadear enormes mudanças positivas nas vidas de qualquer um. A ideia aqui é compreender como os hábitos funcionam e, a partir daí, mudá-los para que possamos educar melhor os filhos, sermos mais produtivos no trabalho e melhorar a nossa percepção.

Um livro voltado para a educação financeira e para os negócios, que ganha pontos por misturar esses temas com um pouco de testes em laboratório.

Link Amazon: https://amzn.to/3lBPhdg

Sonho Grande

Nada melhor para aprender do que bons exemplos, não é mesmo? Por isso, Sonho Grande, da jornalista Cristiane Correa, é um livro tão interessante. Ao mostrar a biografia dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de marcas como Budweiser, Burger King, Heinz, e claro, AMBEV, a autora nos apresenta caminhos de sucesso para inspirar qualquer jornada.

Na obra podemos entender a metodologia de trabalho de cada um e a maneira como eles encaram seus negócios e sua vida financeira.

Link Amazon: https://amzn.to/3iXLs0l

O Homem mais Rico da Babilônia

Lançado no meio dos anos 1920, O Homem Mais Rico da Babilônia é um livro que tenta apontar ótimos modelos de educação financeira por meio dos exemplos dos babilônicos, considerados o povo mais rico da sua época.

De leitura bastante rápida, essa obra de George Samuel Clason é simples e pode ser lida em poucas horas, sendo uma excelente pedida para quem busca uma distração durante uma viagem curta.

Link Amazon: https://amzn.to/2SXIcr3

Geração de Valor

Escrito pelo megaempresário carioca Flávio Augusto da Silva, Geração de Valor é um dos livros nacionais sobre negócios de maior sucesso dos últimos anos. Nele conhecemos a história de Flávio e descobrimos como foi que ele fundou a escola de idiomas Wise Up, ainda na década de 90, se tornando um dos homens mais ricos do Brasil.

Além disso, o autor também ensina como melhorar a sua maneira de liderar equipes e como controlar seus investimentos para ter o melhor desempenho de cada um deles.

Link Amazon: https://amzn.to/33TipXl

O Negócio do Século XXI: o guia do pai rico

Se em Pai Rico, Pai Pobre Robert T. Kiyosaki mostrava como foi que montou sua riqueza por meio de investimentos em imóveis, aqui em Negócio do Século XXI ele retoma o tema, mas apontando maneiras mais modernas de se ganhar dinheiro.

O diferencial desse livro para os outros é que ele mostra como alguns investimentos podem ser afetados por crises econômicas e como não se dar mal nessa história.

Link Amazon: https://amzn.to/310pFiA

Empresas Feitas para Vencer

Este clássico dos livros de negócios responde à seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?

A obra de Jim Collins mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura.

O autor descreve também as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Os resultados do estudo vão surpreender muitos leitores e lançar novas abordagens sobre quase todas as áreas da gestão.

Link Amazon: https://amzn.to/370CYmG

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Escrito pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi e lançado em 2004, esse livro é um dos clássicos nacionais sobre educação financeira, e já foi parar até mesmo nos cinemas, como roteiro adaptado para o filme Até que a Sorte nos Separe, de 2012.

Na versão impressa da obra, Cerbasi mostra que muitas das brigas que os casais têm em casa giram em torno da situação financeira, poucas vezes discutida. No entanto, segundo o autor, tudo isso pode mudar a partir do momento em que ambos os lados estabelecem uma relação de parceria para administrar e controlar os gastos do lar.

Link Amazon: https://amzn.to/3k0KeTm

Os Axiomas de Zurique

De acordo com o autor do livro, Max Gunther, a palavra axioma tem a ver com algo que, de tão óbvio e claro, só pode ser verdadeiro, sem nem mesmo precisar de explicação. Com isso em mente, Os axiomas de Zurique aborda 12 regras estipuladas por milionários banqueiros suíços, que se aplicam à vida financeira de qualquer pessoa.

Essas regras, ou axiomas, principais abordam: Risco, Ganância, Esperança, Previsões, Padrões, Mobilidade, Intuição, Religião e Ocultismo, Otimismo e Pessimismo, Consenso, Teimosia e Planejamento. Temas que todos nós precisamos ficar de olho quando o assunto é educação financeira.

Link Amazon: https://amzn.to/3iWY3Rw

Capazes de nos apontar nos rumos para os nossos investimentos, dar dicas de como conversar sobre finanças, até mesmo dentro de casa, e nos ensinar como mudar os nossos hábitos, esses livros sobre educação financeira são verdadeiros manuais de sobrevivência, e já têm se mostrado bem eficazes para milhões de pessoas de todas as partes do mundo. Portanto, da próxima vez que quiser colocar a leitura em dia e buscar novas ideias, essas são as nossas dicas!

Gostou do nosso artigo? Gostaria de tirar alguma dúvida ou indicar algum outro livro? Então use a nossa caixa de comentários para perguntar ou dar alguma dica! Boa leitura e sucesso nos negócios!

Ah e não esquece de dar uma olhada em  Materiais Gratuitos.