Tesouro Selic - O que é e Como Funciona a LFT? | London Capital

Tesouro Selic – O que é e Como Funciona a LFT?

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

tesouro selic como investir - como funciona

Buscando informações sobre o Tesouro Selic e aplicações seguras para abandonar a poupança de uma vez por todas? Então você chegou ao lugar certo.

Neste artigo, vamos detalhar tudo o que você precisa saber antes de investir em Tesouro Selic.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Tesouro Direto. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail.

Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agoraneste link.

 

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um título de renda fixa pós-fixado cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia brasileira.

Sua remuneração é dada pela variação da taxa Selic diária registrada entre a data de liquidação da compra e a data de vencimento do título, acrescida, se houver, de ágio ou deságio no momento da compra.

O Tesouro Selic é indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic).

Além disso, o valor de mercado do Tesouro Selic apresenta baixa volatilidade, evitando perdas no caso de venda antecipada. Mas também por isso sua rentabilidade tende a ser mais baixa que a dos demais títulos.

O Tesouro Selic possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor de face (valor investido somado à rentabilidade) na data de vencimento do título. Como mostra a imagem abaixo:

Tesouro selic

O que é LFT?

LFT é a sigla de Letra Financeira do Tesouro, esse é o antigo nome dado ao Tesouro Selic, ao seja, LFT, Letra Financeira do Tesouro e Tesouro Selic é exatamente o mesmo título.

O Tesouro Selic, ou LFT apresenta sete características principais:

  • remuneração se dá apenas no resgate ou na venda do título, com pagamento e liquidez em um dia útil (D+1).
  • O Tesouro Selic sofre a cobrança de Imposto de Renda conforme o tempo de aplicação, de menos de 180 dias (22,5%) a mais de 720 dias (15%).
  • Existe uma taxa fixa de custódia, anual, de 0,3% sobre o total da aplicação.
  • Há corretoras e bancos que cobram outras taxas além dessa mencionada acima para investimentos em Tesouro Direto.
  • O Tesouro Selic oferece rentabilidade levemente inferior à Taxa Selic (antes de Imposto de Renda e da taxa de custódia).
  • O Tesouro Selic é o mais líquido dos títulos do Tesouro Direto, já que sofre menor volatilidade e garante rendimento positivo.
  • Essa aplicação sofre em tempos de redução da Taxa Selic, e acaba por render mais com o aumento da Taxa Selic, porém sempre rende mais que a poupança, mesmo considerando custos e impostos.

 

Quanto rende o Tesouro Selic?

Uma confusão comum que ocorre com grande parte dos investidores é quanto ao investimento em títulos do tesouro nacional, quando falamos da LFT ou como passou a ser chamado esse título, Tesouro Selic.

O título Tesouro Selic possui por finalidade acompanhar a taxa Selic e é o título mais conservador do tesouro, pois diariamente ele é atualizado pela taxa Selic over do dia anterior.

A confusão que é feita acontece porque grande parte dos investidores entende que ao comprar o Tesouro Selic em qualquer lugar, terá a mesma rentabilidade, o que não é verdadeiro.

Além disso, se a rentabilidade da LFT (tesouro Selic) for convertida para o CDI, o investidor pode ter uma noção melhor frente a outras modalidades de investimentos no que se refere a rentabilidade.

 

Quanto esta rendendo hoje o Tesouro Selic? E comparado com o CDI?

A taxa Selic Meta vigente na data em que estou produzindo esse artigo é 7,5%.

Muitos investidores podem pensar: então se eu comprar uma LFT (tesouro Selic) hoje, ela vai render 7,5%?

Não.

A rentabilidade da LFT é de acordo com a Selic over, que é a taxa Selic apurada diariamente. Olhando no site do Banco Central, podemos acompanhar a taxa Selic Diária.

http://www.bcb.gov.br/htms/selic/selicdiarios.asp

 

rendimento tesouro selic

 

Olhando nessa tela você pode ver o link acima, direto no site do Banco Central, que te dará sempre a taxa selic diária. Repare que você pode colocar o período que quiser.

Repare também que existe a taxa informada de 7,40% ao ano. E repare também que existe um fator diário. Isso significa que a Selic possui um fator diário e a taxa anual é uma taxa equivalente ao fator diário.

Dessa forma, a taxa Selic do dia 03/11, mostrada nessa tela, equivale a uma taxa Selic anual de 7,40%, portanto, um ligeiramente menor que a Selic Meta.

O Tesouro Selic (LFT) rende conforme essa taxa diária e não sobre a meta.

Agora vamos olhar o CDI no site da CETIP.

https://www.cetip.com.br/

 

quanto rende tesouro selic hoje

 

Aqui você pode ver o site da CETIP e observar também a taxa anualizada do CDI, que é de 7,39% no mesmo dia 03/11. Reparem como a Selic que remunera a LFT (tesouro Selic) e o CDI são praticamente iguais!

Se fizermos uma conversão, veremos que o CDI equivale a 99,92% da taxa Selic! Praticamente a mesma coisa!

Inicialmente eu queria mostrar isso pra você. O CDI e a Selic que remunera os títulos do tesouro são praticamente iguais.

Tesouro Selic e a Inflação

O Tesouro Selic não remunera o investidor de acordo com a inflação. Mas, em média, a Selic fica acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do Brasil).

Esta é uma premissa bastante importante em qualquer investimento: bater a inflação. Apenas aí é que se tem um ganho real.

Quando se diz que o Brasil tem um dos maiores juros reais do mundo, o significado é que o país apresenta um resultado amplamente favorável à Selic quando descontada a inflação.

Nos últimos anos, o valor anual acumulado do IPCA mais alto foi o de 2015: 10,67%.

Em 2016, já houve uma queda significativa: o ano fechou com o índice acumulado em 6,28%.

Em 2014, foi registrado acúmulo anual de 6,40%; em 2013, de 5,91%; em 2012, de 5,83% e, em 2011, de 6,50%.

Você pode enxergar melhor algumas dessas variações ao observar a tabela abaixo:

ANOACUMULADO DO ANO
200212,53%
20039,30%
20047,60%
20055,69%
20063,14%
20074,45%
20085,90%
20094,31%
20105,90%
20116,50%
20125,83%
20135,91%
20146,40%
201510,67%
20166,28%

Fonte: IBGE

Neste ano, os últimos boletins Focus preveem inflação abaixo da meta, que é de 4,5% ao ano.

Considerando essa informação e os ajustes feitos pela equipe econômica, é consenso que o IPCA se mantenha dentro da meta nos próximos anos.

Já a Meta Selic tem previsão de encerrar o ano em 7,5% e se manter nesse patamar ou um pouco abaixo em 2018.

NOACUMULADO DO ANO
200219,21%
200323,47%
200416,38%
200519,13%
200614,91%
200712,04%
200812,45%
200910,13%
20109,90%
201111,76%
20128,62%
20138,29%
201410,96%
201513,47%
201614,18%

Fonte: Banco Central

Mesmo que os próximos anos tragam uma relação favorável à Selic na comparação com o IPCA, você pode querer se proteger da inflação no curto prazo, medida interessante que deve mirar em um outro título: o Tesouro IPCA.

Esse título, também disponível no Tesouro Direto, paga a variação do IPCA no período acrescido de um fixo anual.

 

Tesouro IPCA ou Tesouro Selic

A dúvida entre Tesouro IPCA e Tesouro Selic é bastante comum.

A resposta depende principalmente  se vai fazer a venda antecipada ou não,  vou comentar sobre isso mais a frente. Além disso, o investidor terá de analisar o produto para verificar se ele se encaixa em seu perfil.

Em momentos de queda da Selic, como o atual, o Tesouro IPCA oferece uma forma de investir no longo prazo com blindagem da inflação e um ganho real.

Mas, se você quiser vender o título antes do vencimento, corre o risco de perder dinheiro.

Nesse caso, especialmente se você está começando nesse universo de investimentos, o Tesouro Selic pode ser negociado sem esse prejuízo, em qualquer momento, pois não tem a mesma volatilidade.

 

Leia Mais: Tesouro Direto ou Poupança, onde é melhor investir seu dinheiro?

 

Como investir no Tesouro Selic?

Para comprar Tesouro Selic é necessário que você abra uma conta em alguma corretora.

Pode ser uma corretora independente (que não faz parte de um banco) como também pode ser a corretora do banco onde você possui conta.

As corretoras dos bancos costumam cobrar taxas muito mais elevadas, enquanto corretoras independentes em sua quase totalidade não cobram taxa alguma.

Leia Mais: Como Escolher uma Corretora para seus Investimentos?

O processo de compra é extremamente simples.

Normalmente, no site destas corretoras existe uma área restrita para clientes onde você pode selecionar o título que deseja comprar e depois confirmar a compra com alguns cliques. O dinheiro é debitado da sua conta na corretora ou na sua conta corrente no banco.

Se preferir também pode comprar através de uma área restrita do Tesouro Direto na B3, mesmo assim você precisa ter conta em corretora. Não existe nenhuma dificuldade.

A parte mais trabalhosa não é comprar títulos. O mais trabalhoso é aprender qual título você deve comprar sem precisar perguntar isto para mim ou para qualquer outra pessoa.

Esta liberdade de saber como e quando investir em títulos públicos só depende da sua dedicação. Você só precisa dedicar um pouco de tempo para aprender as características de cada título e o funcionamento deste mercado de compra e venda de títulos públicos.

 

Quais são os custos para investir no Tesouro Selic?

Há uma taxa no Tesouro Direto da qual você não vai escapar: a taxa de custódia, que é de 0,3% anual sobre o valor total de investimento.

Além dela, algumas corretoras e alguns bancos de investimento podem cobrar taxas extras, mas é cada vez mais raro que isso aconteça.

Por isso, é importante verificar antes de fazer o cadastro em uma instituição financeira. A XP Investimentos, por exemplo, não irá cobrar nada do investidor que optar em investir em Tesouro Direto.

Além disso, a XP Investimentos oferece uma opção bastante interessante de fundos de investimentos, sobre o qual deixarei para um outro artigo

 

Como resgatar ou fazer a venda antecipada do Tesouro Selic?

Para quem pensa em não segurar o título até o seu vencimento no Tesouro Direto, o mais recomendado é mirar no Tesouro Selic, que garante valorização sem a chance de ter prejuízo na negociação.

Já os títulos Prefixados e Tesouro IPCA têm volatilidade maior e, se negociados em momento errado, podem prejudicar bastante sua projeção de retorno.

Um título prefixado comprado em momento de queda da Selic, por exemplo, pode se desvalorizar bastante se vendido em momento de elevação da taxa de juros.

Na prática, o que acontece é que o título vai deixar de ser tão interessante quanto era na compra.

Mesmo assim, é possível evitar qualquer perda ao carregar o título até o vencimento, quando são pagos todos os rendimentos conforme o prometido.

Para trazer o valor de um título até o presente (ou seja, quanto ele vale hoje se você decidir negociá-lo), use a calculadora oferecida pela Cetip. Basta escolher o título, a taxa da compra e a data.

Com ela, você pode determinar se vale a pena vender seu título antes do prazo.

 

Qual é o melhor momento para resgatar minha aplicação no Tesouro Direto?

Como explicamos, não é preciso esperar o vencimento do título para fazer o resgate. No entanto, é preciso destacar que os Títulos do Tesouro Direto variam diariamente de acordo com os preços e as condições do mercado.

Segundo as operações realizadas pelos agentes financeiros e as previsões para a taxa de juros, esses títulos podem ter retorno um diferente.

Na prática, isso significa que, caso o investidor venda seu título antes do vencimento, ele pode ganhar mais do que a estimativa, mas também pode perder dinheiro.

O segredo é avaliar se o título é prefixado ou pós-fixado antes de planejar o melhor momento do resgate.

No caso dos títulos prefixado, se os juros do mercado aumentarem e a inflação projetada for maior do que aquela na época da aquisição do título, o resgate terá um valor menor do que se fosse feito com um título pós-fixado.

Em contrapartida, caso a taxa base da economia caia, a venda de um título prefixado será lucrativa, já que o seu investimento pagará uma taxa superior àquela que está sendo praticada no mercado.

 

Como declarar o Tesouro Selic no Imposto de Renda?

Aqui, você vai incluir quanto tinha investido em Tesouro Direto até 31/12/2016. É o valor que foi aplicado, e não o quanto está valendo hoje.

Você encontrará o saldo no Informe de Rendimentos da corretora, no item Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva.

  1. Acesse Bens e Direitos no menu principal do programa da Receita;
  2. Clique em “Novo” – ou, se você já tiver o mesmo título salvo de anos anteriores, basta selecioná-lo;
  3. Selecione o código 45 – Aplicação de renda fixa (CDB, RDB e outros);
  4. Na discriminação, escreva “Aplicações em títulos do Tesouro Direto”1;
  5. Inclua o saldo informado pela corretora no Informe, no campo “Situação em 31/12/2016”;
  6. Repita o processo com todos os títulos que você possui do Tesouro Direto.

 

declarar tesouro selic irpf

Como declarar os ganhos no Tesouro Selic?

Nessa parte, você informa os rendimentos líquidos que realizou com seus investimentos até 31/12/2016.

Você encontrará essa informação no Informe de Rendimentos da corretora, no item Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva.

  1. Acesse Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva no menu principal do programa da Receita;
  2. Selecione o item 6 – Rendimentos de aplicações financeiras;
  3. Clique em “Novo”;
  4. Em “Tipo de beneficiário”, selecione “Titular”;
  5. A fonte pagadora é a própria corretora. Preencha o CNPJ (também fica disponível no Informe de Rendimentos) e o nome;
  6. Inclua o valor informado pela corretora no campo “Rendimentos líquidos”. Neste campo, você deve somar todos os rendimentos recebidos no Tesouro Direto (mesmo se a corretora apresentar os títulos de forma fragmentada no Informe).

 

declarar ganhos de capital tesouro selic

Como declarar títulos resgatados ou que venceram no Tesouro Direto?

Se seus títulos venceram em 2016 ou houve um resgate total, você deve informar na seção Bens e Direitos, seguindo o mesmo passo a passo para a declaração do saldo que vimos acima.

Só que o valor do título deverá ser R$ 0,00 no campo “Situação em 31/12/2016”. Fique tranquilo que a corretora considerará eventuais resgates nos dados disponibilizados no informe, você não precisa fazer as contas.

 

Conclusão

O Tesouro Selic é uma opção bastante interessante de investimento em renda fixa.

Neste momento, de perspectiva de queda da Selic, ele deve ser encarado com cautela: vale mais como um aliado em termos de liquidez, como substituto da poupança, para garantir aquele colchão financeiro mais imediato, para emergências.

Parece terrível, mas a verdade é que toda a renda fixa sofrerá avarias na rentabilidade.

Para contornar essa situação, recorra a alternativas, como CDBs prefixados de longo prazo, LCIs e LCAs prefixadas e aplicadas atreladas ao IPCA, para se blindar de qualquer movimento adverso da inflação, como títulos Tesouro IPCA.

 

Agora que você já conheceu tudo sobre o Tesouro Selic, veja outros artigos que você pode gostar:

Tesouro Direto – O que é e Como Investir com Segurança (Guia Definitivo)

Tesouro Prefixado – LTN e NTN-F – O que é e Como Investir ?

Tesouro IPCA ou NTN-B: Aprenda a Investir nesse Título do Tesouro Direto

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.