Investimento em CDB: 5 Dicas para Investir Com Mais Rentabilidade

Investimento em CDB: 5 Dicas para Investir Com Mais Rentabilidade

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Entenda como funciona o investimento em CDB

Certamente, se você já teve algum dinheiro sobrando em sua conta-corrente, o seu gerente de conta deve ter te ligado ou conversado pessoalmente sobre a possibilidade de um investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário), mas você sabe o que é isso?

O CDB é uma das modalidades de investimento que está no portfólio exclusivamente dos bancos, pois apenas eles podem realizar a emissão desses certificados. Será que é um investimento seguro? Com relação à rentabilidade, é mais vantajoso do que outros modelos? Vamos conhecer as respostas para essas e outras perguntas.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Renda Fixa. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Como funciona o CDB?

Nessa modalidade de investimento, basicamente o que ocorre é que ao investir, empresta-se dinheiro aos bancos para que eles possam emprestar a outras pessoas que necessitam. O banco não pode fazer isso com todo o dinheiro que está depositado à vista, mas a prazo sim.

Os bancos definem as taxas de juros que pagarão aos clientes na modalidade pré-fixado, e apresentam outra opção pós-fixada. No segundo caso, não há espaço de negociação, pois dependerá de algo futuro, mas no primeiro, quanto mais dinheiro você tiver investido, maior poder de barganha para negociar as taxas com seu gerente.

Como negociar os rendimentos?

Procure não ficar muito longe do que o governo paga com o Tesouro Direto e utilize esses valores como referência para negociar a rentabilidade, mas tenha em mente que os gerentes têm pouco poder para definir altas rentabilidades — a não ser que você apresente elevados valores para serem investidos.

Como funciona a tributação do CDB?

Quando mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, maior será o benefício tributário, pois a alíquota de imposto de renda inicia com 22,5% para os depósitos retirados nos 6 primeiros meses, caindo para 15% para valores retirados em tempo superior a 2 anos.

Como obter uma boa rentabilidade?

Uma boa dica é investir nos bancos menores. Embora eles representem maior risco de falta de liquidez e consequente quebra, há a garantia do limite de R$ 250 mil pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos realizados em CDB. Se você pretende investir valores menores do que esse, pode procurar bancos menores sem receio.

A principal vantagem desses bancos é que eles pagam bem mais do que 100% do CDI, que é um indexador para os rendimentos em CDB. Se você pretende iniciar com valores maiores, mesmo um banco maior poderá te oferecer percentuais superiores a 100% do CDB e fazer com que o seu investimento apresente menos risco de problemas de liquidez por parte do banco.

Quais são os custos operacionais do investimento em CDB?

Não há custos operacionais para investir em CDB. O banco tomará os seus recursos, eles permanecerão à sua disposição atrelados ao seu saldo de investimentos e você poderá acompanhar a evolução do saldo diariamente, sabendo exatamente quanto pagará de imposto de renda de acordo com a data desejada para saque.

Sempre procure definir uma meta para o dinheiro quando você fizer qualquer investimento e isso inclui o CDB. Sem uma meta definida para ele, pode ser que você não fique totalmente satisfeito com os resultados alcançados na data do resgate dos valores.

Você já investe ou já pensou em investir em CDB? Ainda tem dúvidas sobre essa modalidade? Conte-nos sobre suas experiências!

 Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Renda Fixa.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.