CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários: O Que É e Como Funciona?

CRI – Certificado de Recebíveis Imobiliários: O Que É e Como Funciona?

By Jonathan Camargo | 2. Construindo uma Família

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

mar 27
CRI - Certificado de recebiveis imobiliarios o que e e como funciona

O certificado de recebíveis imobiliários, conhecido popularmente pela sigla CRI, trata-se de um crédito nominativo que garante ao portador créditos imobiliários, que ao final do contrato podem ser convertidos em dinheiro. Esses certificados são emitidos baseados em contratos de financiamentos, locação, arrendamento ou qualquer outro tipo de operação que tenha o imóvel como garantia de pagamento.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Renda Fixa. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Um exemplo muito comum de CRI é quando as construtoras comercializam empreendimentos ainda na planta e dão a opção de os compradores pagarem em dois ou mais anos, por exemplo. A construtora pode optar por vender esses recebíveis para terceiros e antecipar à vista o dinheiro que teria fracionado ao longo do período do financiamento. Para formalizar essa intenção, a construtora contrata uma securitizadora, que transforma os recebíveis em títulos. Saiba mais:

O que é Securitização de um CRI?

A securitização é um estrangeirismo usado no mercado financeiro para denominar o ato de transformar as dívidas das pessoas que compraram apartamentos na planta e optaram por financiar transformados em valores imobiliários, livremente comercializados entre investidores.

Os certificados de recebíveis imobiliários estão previstos na Lei 9514/97, que garante a emissão desses títulos por meio de instituições não financeiras e autoriza as companhias securitizadoras a adquirir, emitir e comercializar esses títulos no mercado financeiro.

Quais são as vantagens e desvantagens de um CRI?

O investimento nos certificados de recebíveis imobiliários podem ser bastante lucrativos, principalmente porque permitem investimentos a partir de R$1.000 e as pessoas físicas são isentas de declarar o investimento no imposto de renda. Mas, assim como todo o tipo de investimento, existem riscos — mesmo que pequenos — e a liquidez pode ser inferior ao valor desejado.

O principal risco desse tipo de investimento é o crédito, ou seja, se as pessoas que compraram o imóvel tiverem dificuldades para pagar as parcelas afetará a rentabilidade do investimento. Além desse fator, a rentabilidade média do investimento também está atrelada a um índice que pode ser o IGP-M, IPCA ou TR. O resgate pode ser feito na data do vencimento do título ou, caso seja necessário antecipar o recebimento, você pode vender o título na Bolsa.

Como são feitas as remunerações?

Uma CRI pode ser garantida por taxa prefixada, flutuante ou de acordo com o Índice de Preços. Como trata-se de recebíveis de médio e longo prazo há dois tipos de emissão: as baseadas em contratos performados e aquelas cuja origem é de contratos não-performados. Em outras palavras, os contratos performados correspondem aos imóveis entregues, e no segundo modelo os imóveis ainda estão na planta.

Vale ressaltar que ao adquirir um CRI, o investidor passa a assumir os riscos de crédito primário do emissor. Por isso, faz-se necessário escolher uma boa corretora de valores para orientá-lo sobre as melhores formas de investir em CRI, além de contar a com a avaliação de um profissional sobre os riscos e prazos para concretizar o investimento, que poderá assessorar na escolha do melhor investimento de acordo com o seu perfil.

Gostou das nossas dicas? Ficou interessado em saber mais sobre como investir em certificado de recebíveis imobiliários? Entre em contato com a gente!

Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Renda Fixa.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.