Como começar a investir em Debêntures? | London Capital | O Seu Melhor Investimento

Como começar a investir em Debêntures?

By Tatiana Mallmann | 2. Construindo uma Família

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

out 01
Como comecar a investir em Debêntures

No mundo dos investimentos, sempre estamos em busca de uma opção nova, tentando a diversificação de maneira mais efetiva. Investir em debêntures se apresenta como uma alternativa bem viável para quem pretende ter uma carteira de investimentos mais diversificada. Mas o que são debêntures? Como esses investimentos se diferenciam de outras modalidades? Como faço para investir? Vamos ver as respostas para essas e outras perguntas neste post.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Renda Fixa. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

O que são debêntures?

Da mesma forma que existem títulos de dívida pública que o governo emite, as empresas podem emitir títulos de dívida para os interessados. Essas entidades privadas aplicam esses recursos em grandes projetos, os quais trarão mais resultados para elas.

Quando se compra uma debênture, você se torna credor de uma empresa e receberá juros pelo valor emprestado, tal como uma instituição financeira faz conosco quando solicitamos um empréstimo para concretizar qualquer projeto pessoal. Mas lembre-se de que você não é sócio dessa empresa e sim credor dela.

Mesmo sem saber, você já pode ter investido em debêntures: nos fundos de investimento. Eles costumam comprar diversos papéis distintos e, geralmente, as debêntures fazem parte dessas aquisições.

Na prática, como funciona investir em debêntures?

A maneira mais simples de alocar seus recursos em debêntures é com o auxílio de corretoras ou bancos, pois estes já possuem larga experiência nesse tipo de investimento. Há a possibilidade de comprar debêntures emitidas pelas próprias empresas ou por terceiros que queiram se desfazer dos seus investimentos previamente realizados.

Essa negociação é feita via Bolsa de Valores ou Cetip e sua corretora também poderá apresentar os valores mínimos para investimento, pois cabe às empresas emissoras definir tal monta. Sendo assim, verifique junto ao seu planejador de investimentos se esse tipo de investimento se encaixa no seu perfil.

Quando os juros são recebidos?

Os juros podem ser recebidos mensalmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente ou apenas no vencimento do título, e essa data também é definida pela empresa emissora. Obviamente, eles serão reduzidos das taxas operacionais, como taxa de custódia e a taxa da negociação. Procure verificar antes de efetivar a compra se o título é interessante em todos os aspectos.

Quais os riscos de investir em debêntures?

Se você quiser vendê-los antes do vencimento, eles serão apresentados na Bolsa de Valores ou Cetip para os interessados. Pode ser que você não tenha tantos interessados ou que paguem um valor inviável para a venda.

Também há o risco de a empresa não realizar o pagamento na data do vencimento. Sua assessoria de investimentos poderá lhe auxiliar nesse ponto, pois avaliará o histórico das empresas com relação ao pagamento de juros, do valor principal e ainda à classificação de risco que essas empresas possuem junto ao público.

Essa é uma modalidade de investimento com valores relativamente baixos, pois os valores mínimos iniciam em R$ 1 mil. A rentabilidade e a indexação dos juros ficará sob responsabilidade da empresa emissora, cabendo a você, investidor, buscar informações junto à sua assessoria de investimentos para definir qual é a melhor (ou as melhores) empresa para receber seus investimentos.

A diferença entre um bom e um mau negociador de debêntures está na análise prévia que deve ser feita das empresas a serem investidas. Feito isso, as possibilidades de sucesso nesse tipo de investimento ainda pouco difundido no Brasil são grandes.

Investir em debêntures pode ser um ótimo negócio! Você ainda tem dúvidas para começar? Dê uma olhada no nosso e-book Desmitificando investimentos financeiros em 4 passos ou deixe seu comentário abaixo.

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.