Por que seu gerente do banco não pode ser seu assessor de investimentos? | London Capital

Por que seu gerente do banco não pode ser seu assessor de investimentos?

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Por que seu banco não pode ser seu planejador financeiro?

Você está diante do gerente da sua conta e ele acaba de fazer uma oferta aparentemente irrecusável para multiplicar seu dinheiro. Cuidado! É muito comum que as pessoas confundam os papéis de um gerente de contas do banco com o de um assessor de investimentos, e ao aceitar as sugestões de investimento do seu gerente, a multiplicação financeira do banco pode ser muito maior do que a sua.

Diante disso, vamos explicar as principais diferenças e interesses envolvidos na atuação desses profissionais. Assim você saberá analisar onde estão as melhores oportunidades de investimentos no presente para garantir — e melhorar — o seu padrão de vida lá no futuro. Acompanhe:

Quem é o gerente do seu banco?

Basicamente, o gerente de conta do seu banco tem a função de resolver as questões relacionadas ao dia a dia do dinheiro na sua conta. Ele vai te orientar em questões mais cotidianas, como transferências, pagamento e demais transações. Além de atender você, ele gerencia outras centenas de clientes, o que dificulta uma atuação mais personalizada.

O gerente de banco também tem limitações relacionadas à carteira de investimentos do banco em que trabalha. O número de oportunidades, então, é mais limitado e a diversidade delas também. Seu gerente atua a serviço de uma empresa que visa altos lucros, e tem em mente o cumprimento de metas próprias, portanto, sempre vai te oferecer serviços que favorecerão essas metas — e não o seu patrimônio.

Uma oferta muito comum dos gerentes, por exemplo, é o título de capitalização. Antes de tudo, há que se ressaltar: o título de capitalização nem sequer pode ser considerado uma forma de investimento, pois apenas corrige o valor pago de acordo com a inflação. As chances de lucro para o “investidor” são as mesmas de ganhar numa loteria. Na maioria dos casos, existe carência de um ano, período em que você não poderá mexer no valor investido no título. Outro grande problema é que, em caso de sucesso, a rentabilidade do banco será maior que a sua.

O gerente do banco trabalha com visão reduzida. Ele pode até entender bastante de mercado, mas seu foco são os interesses do banco e seus objetivos pessoais de venda. Com isso, ao ouvir o gerente o investidor estará limitado a uma cartela bem menor de oportunidades.

Quem é o assessor de investimentos?

A função de um assessor de investimentos, por outro lado, é bastante versátil, e cabe a ele orientar o investidor em todas as decisões da sua vida financeira. O planejador é um multiespecialista, podendo transmitir conhecimentos em diversas áreas: administração, investimentos, gerenciamento de riscos, seguros, previdência, etc. Ao ser contratado, ele seguirá cinco passos básicos: mapeamento do perfil do investidor, diagnóstico, planejamento, execução e alcance — em outro post, detalhamos os cinco ações principais de um assessor de investimentos.

O assessor de investimentos atua com foco no curto, médio e longo prazo, diferente do gerente de contas, que tem demandas mais momentâneas. Outra vantagem do planejador é a personalização e o maior envolvimento no atendimento, enquanto o gerente está preocupado com outras contas e com as suas metas. Ao procurar um planejador, vocês terão o mesmo objetivo: fazer o seu dinheiro se multiplicar.

O elevado conhecimento dos cenários e mudanças do mercado também acompanham o assessor de investimentos. Esse profissional precisa de muito conhecimento para saber onde estão as melhores oportunidades de investimento. Além disso, como não está limitado a nenhum banco, a diversidade de oportunidades é muito maior para o cliente.

Você tem outras recomendações a respeito do tema que abordamos? Escreva sobre sua experiência nos comentários!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.