Como definir objetivos financeiros? | London capital

Por que e como você deve definir objetivos financeiros na vida

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Por que e como você deve definir objetivos financeiros na vida

Muito se diz sobre como as pessoas devem poupar dinheiro, mas pouco se explica sobre o planejamento que deve ser feito para que os objetivos financeiros estejam claros a quem estiver guardando o dinheiro. Sem ter metas de vida bem definidas, não é tão fácil ter a motivação necessária para deixar de gastar com bens imediatos para conseguir atingir um objetivo de médio ou longo prazo.

Imagine que você define que quer guardar uma determinada quantia mensal de dinheiro, mas sem saber exatamente o que fará com ele. Alguns meses depois, você decide que gostaria de trocar de carro e que vai usar o dinheiro poupado para isso, limpando sua reserva. Você já ouviu essa história em algum lugar, não é mesmo? Agora pense que essa mesma pessoa que começou a poupar uma determinada quantia da sua renda sabia que esse recurso serviria para uma viagem para a Europa nas próximas férias. O objetivo é claro, o período pré-determinado e ele sabe o que vai conseguir se colocar todo mês uma quantia na poupança. Cada vez que surgir uma “tentação” que faça com que a pessoa pense em resgatar o dinheiro, a meta maior, que é a viagem para a Europa, vai fazer com que ela pense duas vezes antes de gastar.

A mesma questão aparece para quem gostaria de investir em algum lugar, mas não sabe bem por onde começar, acaba deixando para depois e pode até perder bons rendimentos por isso. Para fugir desse cenário, confira a seguir algumas dicas para definir seus objetivos financeiros e colocá-los em prática!

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Renda Fixa. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre investimentos seguros e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor conservador.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Definir os objetivos financeiros

Em primeiro lugar, pare tudo e reflita sobre os seus propósitos de vida. É verdade que nós desejamos coisas o tempo todo, mas o que realmente te faria feliz? É esse propósito que você identificar que vai te mobilizar a não desistir no meio do caminho. Definir os objetivos financeiros é algo muito pessoal e depende bastante do tipo de configuração familiar em que você se encontra e quais são seus planos futuros. Alguns exemplos de objetivos financeiros são:

  • Comprar a casa própria (ou reformar seu apartamento).
  • Fazer uma viagem com a família no próximo ano.
  • Trocar de carro em dois anos.
  • Abrir um negócio próprio daqui a cinco anos.
  • Fazer uma festa de casamento daqui a um ano.
  • Comprar uma casa de praia daqui a cinco anos.
  • Ter reservas para a aposentadoria daqui a trinta anos.
  • Fazer uma pós-graduação fora do país daqui a dois anos.
  • Poupar dinheiro para a faculdade de um filho daqui a cinco anos.

Perceba o quanto é importante determinar em quanto tempo você quer realizar o seu sonho, sua meta, seu objetivo. É esse prazo que vai te ajudar a planejar quanto dinheiro você terá que acumular para chegar aonde desejar.

Outra dica é definir objetivos financeiros alcançáveis para que não haja frustrações por não conseguir. Para fazer um planejamento coerente com os seus rendimentos, é necessário saber quanto você ganha, quanto você gasta com suas despesas mensais (fixas e variáveis) e quanto sobra. Com essa informação, será possível determinar quanto você está disposto a economizar ou investir.

Organize-se e siga à risca o orçamento

A meta está definida, você sabe quanto precisa poupar por mês e por quanto tempo. Agora precisa ter em mente que provavelmente será necessária uma mudança de comportamento e certo esforço da sua parte. É por isso que é importante que a meta seja algo que você realmente deseja para a sua vida. Força de vontade, disciplina e paciência são as palavras-chave para que o objetivo seja alcançado.

A quantidade de desejos que as pessoas têm normalmente é grande e, portanto, surgirão muitas tentações no meio do caminho que o farão pensar em resgatar o dinheiro investido ou poupado. Mas uma dica é não deixar que uma vontade passageira te impeça de realizar o seu sonho e o seu objetivo principal. Sim, pode ser bastante difícil deixar de comprar alguns itens e bens não tão duradouros, especialmente no início. Mas à medida que for possível visualizar as suas reservas rendendo e aumentando, você conseguirá vislumbrar melhor a sua meta sendo alcançada. Siga à risca o planejamento financeiro pessoal feito e você não vai se arrepender!

Desejos passageiros são esquecidos rapidamente, e logo você nem vai se lembrar de que queria um novo sapato ou um novo vestido no mês passado, mas vai ficar se remoendo se perceber que comprometeu seus objetivos financeiros por algo sem importância.

Analise as possibilidades de investimentos

Hoje em dia, existem algumas possibilidades para fazer com que seus objetivos financeiros sejam alcançados mais facilmente e rapidamente. Por isso, é importante contar com uma ajuda profissional, que vai orientar a melhor solução para investir seu dinheiro, de maneira eficiente e descomplicada.

Comece!

Quantas pessoas você conhece que gostariam de definir objetivos financeiros para viver melhor e garantir um futuro tranquilo e quantas realmente colocam essa ideia em prática? Começar é a parte mais difícil e, mas com as metas bem estabelecidas, a motivação vai ser suficiente para que você consiga dar início logo — afinal, quanto antes você começar, mais rápido vai conseguir alcançar sua meta. Há quem diga que não importa o quanto você ganha: sempre é possível guardar um pouco de dinheiro. Por isso, se você não tiver um objetivo claro, quanto mais ganhar, mais vai gastar e vai continuar sem nenhum plano estruturado para suas finanças.

Todo mundo tem vários desejos, mas poucos deles realmente farão diferença na sua vida. Uma viagem ao redor do mundo, uma festa de casamento, a faculdade dos filhos, uma aposentadoria tranquila, carro novo… Todas essas aquisições precisam de um planejamento prévio. Objetivos financeiros bem definidos ajudam qualquer um a economizar e movimentar bem o seu dinheiro para conseguir alcançar uma meta mais robusta. Para te ajudar nessa empreitada, você pode contar com a ajuda de um planejador financeiro que vai deixar os seus sonhos cada vez mais próximos de você.

Tem alguma outra dica para facilitar a definição dos objetivos financeiros? Conte para nós nos comentários!

Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Renda Fixa.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.