O que fazer para ser um campeão das finanças pessoais?

O que fazer para ser um campeão das finanças pessoais em 2016

By Jonathan Camargo | Planejamento Financeiro

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

fev 11
O que fazer para ser um campeão das finanças pessoais em 2016

O começo de um novo ano é o momento perfeito para renovar as atitudes, deixar para trás velhos hábitos e implementar mudanças que vão tornar sua vida ainda melhor. Se entre as suas resoluções de ano novo está cuidar melhor do seu dinheiro, a hora de pôr o plano em prática é agora, logo no início do ano.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Aposentadoria Tranquila. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você descobrir a importância de organizar sua vida financeira hoje para que a  sua aposentadoria seja tranquila, bem como dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Neste post você vai ler dicas que vão ajudá-lo a ser um campeão das finanças pessoais em 2016 e aprender a investir, ficar atento ao cenário macroeconômico, fazer um controle de gastos eficaz e não deixar de lado o planejamento financeiro pessoal. Confira:

Faça uma avaliação honesta da situação das suas finanças pessoais

O primeiro passo para ser um campeão das finanças pessoais em 2016 é fazer uma avaliação de como anda a sua vida financeira. Veja onde seu dinheiro está aplicado, quais são seus principais investimentos e suas respectivas rentabilidades, identifique se suas receitas superam as despesas e onde é possível economizar mais.

Fazer essa análise é essencial para poder identificar os pontos relativos às suas finanças pessoais que podem ser melhorados ao longo do ano para que você efetivamente faça seu dinheiro trabalhar a seu favor. Não deixe nada de fora: confira desde as taxas que você paga a pequenos gastos que impactam seu orçamento.

Fique atento ao cenário macroeconômico

Quem deseja se tornar um campeão das finanças pessoais não pode ignorar o que acontece ao seu redor e tem um impacto direto em suas receitas e despesas. Por isso, coloque na sua lista de resoluções financeiras o hábito de ler sobre economia e estar sempre atento ao que acontece no cenário macroeconômico do Brasil e do mundo.

Ao estudar a economia e suas mudanças você aprende a identificar as relações entre a disciplina e seus investimentos, sendo possível fazer as melhores escolhas financeiras. Livros, jornais, revistas, blogs… As fontes de informação são as mais variadas possíveis e podem ajudar muito a entender o comportamento do seu dinheiro.

Aprenda mais sobre finanças pessoais e investimentos

Um campeão de finanças pessoais sabe como investir. Ele tem informações que o ajudam a escolher as melhores aplicações para seu dinheiro de acordo com seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Por isso, se você quer se tornar um mestre em finanças tem que aprender como poupar dinheiro e aplicar o que ganha.

Leia sobre o assunto, estude os principais conceitos e, principalmente, acompanhe o desempenho que cada tipo de investimento está tendo em determinados períodos. Informação é poder. Quanto mais você entende sobre finanças pessoais e investimentos, mais segurança você tem na hora de tomar decisões financeiras.

Tenha um planejamento financeiro pessoal

Nem só de estudo e leituras vive um campeão de finanças pessoais. Depois de se informar sobre o cenário macro, é importante ficar atento ao aspecto micro e cuidar das suas próprias finanças.

Sabendo a situação atual da sua vida financeira, é hora de planejar o que você irá fazer para melhorá-la ainda mais. Para isso, crie ou atualize o planejamento financeiro pessoal levando em consideração os objetivos e metas que gostaria de atingir. Faça uma previsão de receitas, estipule metas de gastos mensais e veja onde é possível cortar gastos e onde há potenciais de economia no seu orçamento pessoal.

Faça um controle de gastos

Para ser um campeão de finanças pessoais, cortar gastos desnecessários pode ser preciso. Para ter sucesso na empreitada, é importante ter o hábito de controlar as despesas. Apenas dessa forma é possível saber quais são suas receitas, despesas e, principalmente, para onde seu dinheiro está indo.

Caso identifique que tem uma grande quantidade de gastos supérfluos, é preciso mudar velhos hábitos e implementar cortes no orçamento para manter sua vida financeira equilibrada e segura. Adotar atitudes como evitar compras por impulso, sempre pesquisar preço antes de comprar um produto e cancelar serviços que você não usa é algo simples de fazer e certamente faz a diferença no seu orçamento mesmo no curto prazo.

Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito, se mal utilizado, pode ser um dos grandes inimigos da vida financeira saudável. Aproveite o início do novo ano para melhorar a forma como você lida com o dinheiro de plástico. Dê adeus aos parcelamentos infinitos e busque usar essa forma de pagamento apenas para ocasiões específicas.

Se for um fã das compras por impulso, considere deixar o cartão de crédito em casa para evitar tentações no caminho.

Reveja seus investimentos

Um investimento que oferecia boa rentabilidade em 2012 não necessariamente continua sendo um bom negócio em 2016. Para fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor, é importante reservar um tempo para analisar seus investimentos e suas respectivas rentabilidades.

Pode ser preciso fazer algumas mudanças na carteira tanto em função da situação econômica do país quanto por conta de alterações em seus planos e objetivos de vida. Tenha em mente que, mais do que tendências de mercado, são suas metas que devem direcionar seus investimentos — aprenda também como diversificar seus investimentos em renda fixa!

Conte com a ajuda de um planejador financeiro

Por mais que você estude e leia sobre finanças pessoais, investimentos e economia, muitas vezes você sentirá falta de uma orientação profissional na hora de decidir onde é melhor investir o seu dinheiro e qual é a melhor aplicação para colocar uma quantia destinada para realizar determinado objetivo de vida.

Nesses momentos, o planejador financeiro é o profissional indicado para ajudá-lo. Como está atento a todas as movimentações e tendências do mercado, o planejador pode indicar qual é o melhor investimento para seus objetivos, além de alertar para opções que não funcionam para você.

Para ser um campeão das finanças pessoais em 2016 não tem mistério: é preciso esforço, dedicação e muita vontade de se informar e aprender. Fique atento ao desempenho do mercado e analise constantemente o desempenho dos seus investimentos e como anda sua situação financeira. Manter o controle sob o próprio dinheiro faz a diferença no resultado final e traz ainda mais qualidade de vida.

Para ter acesso a outros conteúdos sobre investimento e finanças pessoais não deixe assinar nossa newsletter!

Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Aposentadoria Tranquila.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.