Vale a Pena Começar a Investir Dinheiro na Terceira Idade

Vale a Pena Começar a Investir Dinheiro na Terceira Idade

By Tatiana Mallmann | 5. Aposentadoria

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

mar 27
Vale_a_pena_começar_a_investir_dinheiro_na_terceira_idade

Existe uma idade certa para começar a investir dinheiro? A capacidade de aumentar a renda é favorável a qualquer momento da nossa vida, em especial quando alcançamos a terceira idade. Assim como qualquer outra fase, existem despesas e desejos pessoais que precisam ser considerados, por isso, descuidar das finanças nesse momento pode ser um grande erro.

No entanto, saber como escolher o investimento ideal é essencial para obter todas as vantagens financeiras. De modo geral, a maneira pela qual o dinheiro será aplicado pode garantir o pagamento de despesas, assim como permitir novas movimentações e aquisições pessoais. Por isso, a terceira idade é um dos melhores momentos para investir, levando em consideração a independência já alcançada pelo indivíduo, além da sua autonomia para empreender.

Deixar o dinheiro parado não é uma decisão assertiva, mas como sabemos qual é o melhor momento para começar a investir? Acompanhe nossas dicas e descubra as melhores estratégias financeiras destinadas para a terceira idade.

 

Identifique qual é o seu perfil de investidor

Antes de começar a investir dinheiro é necessário identificar qual é o seu perfil, de acordo com o seu orçamento. Essa informação será de extrema importância para pontuar os rendimentos que poderão ser aplicados, por isso, para saber qual o valor disponível em conta, comece a analisar sua movimentação bancária em até 6 meses.

Por meio dessa análise financeira, o investidor poderá identificar com mais facilidade o verdadeiro valor que estará disponível todo mês, evitando o erro de retirar a quantia aplicada fora do tempo proposto. Considere também investir uma quantia mais razoável para deixá-la aplicada por mais tempo.

Considere os prazos de aplicação

Diferentes tipos de investimentos oferecem variados prazos para resgate ou rendimentos. Nesse caso, é importante avaliar com atenção todas as condições prescritas antes de assinar qualquer contrato. Em algumas situações, é comum os investidores estabelecerem metas pessoais a fim de prever os lucros que esse dinheiro investido trará, no entanto, lembre-se de que determinados investimentos dependem, exclusivamente, do tempo de aplicação. Então, avalie bem suas condições antes de escolher algum tipo de investimento.

Diante desse cenário, conheça todas as possibilidades de prazos disponíveis para o investimento do seu interesse, sendo fundamental realizar uma pesquisa de mercado com o objetivo de comparar os prazos ou contar com a ajuda de um planejador financeiro que lhe auxilie melhor em suas principais dúvidas sobre os prazos e rendimentos.

Fique atento aos riscos

A expectativa de vida dos brasileiros aumenta a cada dia, por isso, avaliar todos os riscos de um investimento é fundamental para prever se vale a pena aplicar seu dinheiro. Refletir sobre o destino das nossas finanças é uma obrigação útil para qualquer idade, no entanto, principalmente quando chegamos à terceira idade, essa precaução precisa ser ainda maior.

Em situações onde os investidores são mais cautelosos e gostam de correr menos riscos, são recomendados investimentos mais seguros, como títulos do Tesouro Direto e fundos de renda fixa, mesmo sabendo que o retorno pode ser menor em comparação a outros tipos de aplicação. Porém, é essencial considerar que arriscar sempre será preciso, mesmo diante de um mercado financeiro inconstante e imprevisível.

Pesquise carteiras de investimentos focada em rendimentos

Se você tem um capital para investimento, considere a possibilidade de investir dinheiro em diferentes aplicações. A grande vantagem dessa decisão é não depender exclusivamente de um único investimento, temendo que ele sofra alterações de acordo com a inflação e a taxa Selic. Além disso, o investidor terá menos chances de sair no prejuízo, já que se um investimento apresentar baixa rentabilidade, os outros poderão equilibrar e compensar trazendo um retorno satisfatório.

Para a terceira idade, as carteiras de investimentos focadas em rendimentos e/ou liquidez mensal podem se tornar uma ótima fonte de renda, quando administradas da maneira correta. Para isso, pesquise as melhores opções, já que existe uma variedade grande no mercado, e considere a distribuição de prazos.

Evite investir seu dinheiro em planos de longo prazo

Alcançar a terceira idade e não investir dinheiro pode ser considerado um grande erro, assim como já reforçamos durante todo o artigo. Entretanto, o investidor precisa ter cautela e buscar sempre segurança e liquidez em suas aplicações, por isso, evitar investimentos de longo prazo, como a Previdência Privada.

Existem diversos planos atraentes, mas por outro lado, necessitam de grandes prazos para ter retorno financeiro satisfatório. Se você está procurando uma renda mensal e segura, fuja de prazos longos e com rendimentos incertos.

Mantenha uma reserva de emergência

Para investir dinheiro é necessário, antes de tudo, controlar as finanças. Como mencionamos, o perfil de cada investidor é determinante para saber qual o dinheiro disponível que pode ser aplicado, entretanto, um bom investidor sempre deixa uma reserva de emergência para situações imprevisíveis — desse modo, não será necessário utilizar o dinheiro aplicado.

Situações de emergência são comuns, acontecem com todos e não somente na terceira idade. Porém, se você vai direcionar seu dinheiro a algum investimento, planeje reservar uma quantia em um investimentos que tenha alta liquidez e seja extremamente seguro.

Conte com a ajuda de um planejador financeiro

O objetivo principal de investir dinheiro na terceira idade é obter mais qualidade de vida. Os investimentos são necessidades financeiras que devem estimular momentos de lazer com a família, viagens e realização de sonhos pessoais. No entanto, para aqueles que necessitam de ajuda especializada para conseguir aplicar seu dinheiro de forma eficiente, é indicado contar com a ajuda profissional de um planejador financeiro.

Ninguém melhor do que eles para oferecer as melhores orientações sobre o assunto, indicando quais são os verdadeiros riscos e taxas. Infelizmente, não são todos os bancos ou instituições privadas que prestam essas informações tão importantes, por isso, o planejador financeiro é a pessoa mais indicada para realizar essa análise por você!

Você já está convencido sobre a importância de investir na terceira idade? Assim como em outras fases da vida, investir é uma necessidade financeira e precisa ser planejada para obter sempre os melhores resultados. Deixar o dinheiro parado nem sempre será a melhor opção, mesmo diante de um mercado altamente competitivo e imprevisível.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso artigo!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.