Controle financeiro: como organizar contas a pagar? | London Capital | Blog Investimentos e Finanças

Controle financeiro: como organizar contas a pagar?

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Controle financeiro: como organizar contas a pagar?

Em algum momento da vida, todos já pensaram que a melhor solução para pagar todas as suas contas e ter uma vida financeira mais saudável estava em aumentar seus rendimentos. Afinal, ganhar mais significa ter maiores condições para realizar desejos, certo? Normalmente, o aumento dos rendimentos traz uma mudança nas prioridades de vida da pessoa, uma elevação em seu padrão de consumo. E a solução passa pelo controle financeiro, pela organização das contas a pagar e por planejar investimentos para o futuro.

Neste post vamos focar em algumas estratégias simples e eficientes para uma melhor organização de suas contas a pagar.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Investimentos à Prova de Crise. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender a importância de se proteger para problemas futuros como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Mapeie todas as suas contas e os juros em caso de atraso

Saber exatamente quais são suas contas, o dia em que elas vencem e qual o valor dos juros em caso de atraso é a melhor maneira de evitar problemas com o pagamento que posterguem seus outros planos por causa de juros ou de gastos menos importantes.

Defina um ranking de contas a pagar

Existem dois critérios que podem ser utilizados na criação de um ranking prioritário de contas a pagar:

Essencialidade daquele gasto

Existem gastos que não podem ser adiados, como compra de alimentos básicos ou gastos com transporte. Na definição de um ranking, a previsão desses gastos deveria ter prioridade absoluta, principalmente se relacionado à compra de bens menos importantes, como perfumes ou sapatos.

Valor dos juros

Priorizar o pagamento de dívidas baseando-se na taxa de juros mensal e anual que incide sobre elas é uma maneira eficiente de evitar que maiores montantes de seus recebimentos sejam destinados ao pagamento de juros. No médio e longo prazo, isso significa que seus sonhos ou sua maior capacidade de investimento serão alcançados mais rapidamente.

Utilize uma planilha ou um software de controle financeiro

Além de permitir um maior controle de gastos e melhor poder de decisão sobre fechar ou não uma compra, uma planilha ajuda a conciliar as datas de recebimento e pagamentos de contas, auxiliando no seu planejamento financeiro pessoal. Isso evita, por exemplo, que a maior parte das contas vença no momento em que você tem menos dinheiro disponível em caixa, o que te obrigaria a replanejar e até pagar juros desnecessários.

Antecipe os pagamentos que geram maiores descontos

Algumas contas têm juros incidindo sobre elas, como é o caso de financiamentos imobiliários ou de automóveis, nesse caso a antecipação de parcelas pode ser uma importante forma de “economizar”. Outras despesas podem ter seu pagamento antecipado e render bons descontos, como já é o caso de algumas mensalidades escolares.

Negocie redução de taxas, juros e encargos

Contas bancárias, cartões de crédito, compras a prazo… Tudo o que envolver taxas adicionais ou que você souber que dariam um desconto, não hesite em pedir ou negociar. Por exemplo, é quase que um padrão os cartões de crédito reduzirem suas anuidades em 50% para os clientes que fazem essa solicitação na central de atendimento. Também é sabido que os gerentes de contas bancárias podem isentar seus clientes de pagamento, então procure seu gerente e avalie se pode comprar algum produto bancário para que ele gere essa isenção de suas tarifas sem afetar sua atual cesta de serviços.

Crie uma reserva emergencial

Criar uma reserva emergencial pode garantir que sua vida financeira fique bem saudável por mais tempo. Ter uma reserva entre 3 e 6 vezes o valor de seus rendimentos mensais é fundamental para passar mais facilmente por imprevistos ou ter melhores condições em momentos de troca de emprego ou de sazonalidade em seu trabalho como autônomo ou profissional liberal.

Para organizar suas contas a pagar e realizar mais facilmente seus sonhos, você ainda pode contar com o apoio de um planejador financeiro, que te ajudará em cada etapa do processo e pode te indicar as melhores aplicações para o seu dinheiro.

Qual método de controle de contas a pagar você utiliza? Deixe sua dica pessoal sobre este tema em nossos comentários!

Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Investimentos à Prova de Crise.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.