Como escolher o melhor planejador financeiro para você?

Como escolher o melhor assessor de investimentos para você?

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Como escolher o melhor planejador financeiro para você?

A caderneta de poupança registrou, em 2015, a maior fuga de recursos de sua história. No último ano, a saída líquida registrada foi de R$ 53,568 bilhões, pior resultado desde que a série histórica começou a ser formada, em 1995. O que isso significa? Que cada vez mais brasileiros estão saindo da “pseudo” comodidade da poupança. Em um momento em que a inflação bate os 10% e a poupança não consegue render nem perto desse patamar, cada vez mais brasileiros percebem a necessidade de capitalizar seus recursos através do mercado financeiro, algo que exige prudência e acompanhamento especializado.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Aposentadoria Tranquila. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai perceber ainda mais o motivo de escolher um bom assessor de investimentos.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Hoje você irá descobrir, portanto, como escolher o melhor assessor de investimentos para multiplicar seu patrimônio!

Quais serviços sua empresa presta aos investidores?

Implícita a essa pergunta está uma outra, “quais os serviços que não estão inclusos?” Isso porque um consultor financeiro, por exemplo, centraliza seus serviços apenas no aconselhamento de investimentos, sem se ater às modificações estruturais que devem ser feitas na vida econômica do cliente para o alcance dos objetivos. Para quem busca algo mais amplo, o assessor de investimentos é o profissional mais indicado, o que justifica a necessidade de saber com detalhes o que é oferecido no processo de gestão de patrimônio e capitais.

Quais são suas qualificações?

O profissional em questão deve ser chancelado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM (através da ANCORD) como Agente Autônomo de Investimentos. Ser reconhecido como Planejador Financeiro – CFP® pela CFP Board é também essencial, denotando a credibilidade do profissional no mercado. Além disso, existem ainda outras certificações importantes, como Programa de Qualificação Operacional – PQO, Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA, etc.

Como funciona a orientação de um assessor de investimentos?

Um assessor de investimentos é um expert não somente no mercado financeiro, mas também na construção de riqueza e gestão de patrimônio dos investidores. Trata-se de um multiespecialista, com visão estratégica e profundos conhecimentos em gestão de riscos, mercado de capitais, planejamento orçamentário, fiscal e de sucessões.

Este profissional analisa criteriosamente o perfil, os objetivos e as necessidades de cada investidor, no intuito de desenvolver e executar estratégias exclusivas de planejamento financeiro adequadas a cada perfil.

Quanto você cobra pelos seus serviços?

Não sabe quanto custa um assessor de investimentos? Caso esta informação não esteja no site da empresa, entre em contato com o especialista para saber não somente o montante, mas também de onde sairá a cobrança. Pode ser de um percentual sobre o capital aplicado, de um valor mensal preestabelecido de acordo com o perfil ou sobre a venda de produtos específicos.

Em quais tipos de clientes sua empresa é especializada?

Alguns planejadores financeiros têm um nicho de mercado, como atendimento a milionários, pequenos investidores ou segmento empresarial. Escolha quem tenha expertise no mercado, mas que também seja capaz de atender aos seus objetivos de acúmulo de riquezas.

Há acompanhamento realmente personalizado?

A definição de um mix de investimentos ao cliente depende do seu perfil, das oportunidades de mercado, bem como do capital disponível para aplicação. E para cruzar as melhores aplicações com o perfil de risco do cliente, é preciso oferecer atendimento personalizado, inclusive, com entrevistas que subsidiem as melhores estratégias para cada investidor.

Você será o planejador que cuidará diretamente dos meus investimentos?

Algumas empresas anunciam — em seus websites — profissionais de ponta no mercado, mas entregam a formulação de estratégias de pequenos investidores nas mãos de outros membros da equipe, reservando seus profissionais “de elite” aos clientes de maior poder financeiro. Faça questão de saber exatamente quem irá cuidar de suas aplicações.

Sucesso e até breve! Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Aposentadoria Tranquila.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, Co-Fundadora do Blog London Capital, formada em Administração de Empresas, ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Especialista em planejamento financeiro, gestão de risco, proteção do ativo humano, blindagem de patrimônio e sucessão empresarial.