Aprenda como organizar seu orçamento pessoal

Aprenda como organizar seu orçamento pessoal de uma vez por todas

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Aprenda como organizar seu orçamento pessoal de uma vez por todas

Por mais que algumas pessoas tenham noção do que é e como fazer um orçamento, é raro que esses conhecimentos sejam seguidos à risca no dia a dia de suas finanças. No entanto, a importância de um orçamento pessoal é enorme! Você consegue organizar suas contas, economiza dinheiro e pode planejar o futuro com muito mais tranquilidade.

Pensando nisso, preparamos uma lista com todas as dicas necessárias para que você organize seu orçamento pessoal de uma vez por todas. Confira:

Entenda primeiramente o que é orçamento pessoal

Ter um orçamento pessoal vai muito além de simplesmente anotar suas rendas e gastos. Esse orçamento consiste em um verdadeiro planejamento mensal de sua vida financeira, seja para manter suas contas organizadas e pagas dentro do vencimento ou por meio de economias para atingir seus objetivos financeiros.

Nesse contexto, um orçamento pessoal é uma análise minuciosa de todos os seus compromissos e responsabilidades financeiras, bem como a organização de como essas rendas, contas e gastos serão equalizados no futuro.

Quais são os benefícios de definir um orçamento todos os meses?

Quem tem um orçamento pessoal detalhado mês a mês pode contar com diversas vantagens em sua vida:

Pagamento em dia das contas

Parte do pressuposto de um orçamento é justamente se planejar, não deixando para pagar suas contas de última hora, ou depois da data do vencimento. Isso acaba evitando pagamentos em atraso, multas e juros.

Finanças equilibradas

Manter as finanças equilibradas é também uma questão de evitar endividamentos. Quando seu orçamento é seguido à risca, não há surpresas e você não precisa assumir dívidas de última hora. Ao contrário, seu orçamento fica em dia e sem sustos!

Economia para atingir objetivos financeiros

Quais são seus objetivos financeiros? Comprar um carro? A casa própria? Ter uma boa economia para fazer o dinheiro render por você? É importante ter em mente esses objetivos, e, mais importante ainda, economizar para ser capaz de atingi-los! E um orçamento pessoal é justamente a forma de alcançar seus objetivos.

Maior tranquilidade

Se você vive com incertezas em relação ao futuro e vive se perguntando como vai fechar as contas no mês seguinte, sabe que essa não é uma boa sensação. Que tal viver com mais tranquilidade? Ter um orçamento pessoal pode trazer previsibilidade e maior constância de sua rotina financeira.

Saiba como organizar seu orçamento pessoal

Mas como colocar em prática a ideia de um orçamento pessoal? Existem diversas formas de adaptar técnicas orçamentárias a suas necessidades. Você pode fazer um orçamento para toda a família ou algo individual, mas o importante é segui-lo à risca no dia a dia! Confira nossas dicas sobre como tornar seu orçamento uma realidade:

Identifique todas as suas fontes de renda

Esse é o primeiro passo para um bom orçamento pessoal: saber exatamente com quanto dinheiro você pode contar todos os meses. A maioria das pessoas têm uma renda fixa (salário), mas é importante também contabilizar uma expectativa de renda variável, caso você já tenha ideia de quanto receberá em trabalhos por comissão, freelance, etc.

Separe gastos fixos de gastos variáveis

Essas duas categorias de gasto são diferentes, pois nos gastos variáveis é possível fazer ajustes. Gastos fixos são aqueles que se mantêm durante todos os meses, como aluguel, TV a cabo, internet, telefone, etc. Já os variáveis são aqueles como alimentação, combustível, lazer, etc.

Utilize a tecnologia para te ajudar nessa tarefa

Existem ótimos aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa de identificação de gastos e planejamento orçamentário. Confira apps como o Guia Bolso e o Organizze, que podem tornar essa tarefa mais simples, rápida e atualizada em tempo real!

Identifique áreas problemáticas em suas finanças

Ao mapear suas rendas e gastos, é bem provável que você encontre algumas incongruências, ou áreas problemáticas. Por exemplo, você gasta mais do que recebe? Seus gastos com lazer são extremamente desproporcionais aos gastos fixos? Se esse for o seu caso, está na hora de rever alguns deles e, quem sabe, alterar seus hábitos financeiros.

Estabeleça limites de gasto para cada área do orçamento

Cada área de seu orçamento (lazer, alimentação, economia, gastos com a casa, etc.) devem ter limites específicos e predeterminados. Assim, na medida em que o mês for passando, você verifica se está próximo de atingir seus limites e, se for o caso, reduz gastos e faz compensações. O objetivo é que suas finanças não sejam desequilibradas por gastos sem controle.

Mantenha seus gastos variáveis sob controle

Por falar em manter gastos sob controle, é imprescindível que você verifique sempre como andam seus gastos variáveis. Por não serem despesas significativas, costumamos não prestar muita atenção a essas pequenas compras. No entanto, quando acumuladas, elas podem gerar verdadeiro rombo nas suas finanças! Evite isso e inclua todo e qualquer gasto no orçamento pessoal.

Tenha bem claro quais são suas prioridades financeiras

Saiba exatamente quais são seus objetivos e prioridades com a manutenção de um orçamento financeiro pessoal. Afinal, além de servir como uma forma de incentivo, ter esses objetivos em mente também ajuda na execução de economias mensais e investimentos em seu orçamento mensal.

Estabeleça metas de economia junto com sua família

Não adianta ter engajamento pessoal na manutenção de um orçamento se seus filhos, cônjuges e outros familiares não se envolvem no dia a dia das finanças da casa. Com a participação e ajuda de todos, vocês economizam em conjunto e definem melhor as metas financeiras para planejar o orçamento da casa.

Se o objetivo for comum à família, esse é mais um motivo para que eles estejam envolvidos.

Não se esqueça de separar dinheiro para lazer e entretenimento

Muitas pessoas acreditam que planejar um orçamento é motivo para diminuir substancialmente (ou até mesmo cortar) os gastos com lazer e entretenimento. No entanto, essa é uma atitude muito prejudicial às suas contas, pois pode te desmotivar e te fazer simplesmente desistir de manter uma rotina financeira organizada.

Conte com a ajuda de uma assessoria financeira especializada

Em todos esses casos, não há nada melhor do que contar com a ajuda de um planejador financeiro para te ajudar a elaborar orçamentos mais detalhados, definir suas possibilidades, escolher os investimentos mais adequados para seu patrimônio, entre outras vantagens. Não negligencie o que um bom profissional pode fazer por você!

Com essas dicas em mãos, não há mais desculpas para não colocar seu orçamento pessoal em prática! Ainda tem dúvidas sobre alguma de nossas recomendações? Deixe aqui seu comentário! Participe!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.