5 motivos para contratar um planejador financeiro

5 motivos para contratar um planejador financeiro

By Tatiana Mallmann | Assessoria de Investimentos

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

fev 18
5 motivos para contratar um planejador financeiro

Todo cidadão que pretende ter um futuro tranquilo precisa de um planejador financeiro. Mas o contexto particular da economia nacional e a falta de educação financeira no país fazem com que, para o brasileiro especificamente, o auxílio de um planejador financeiro seja mais do que um mimo, mas sim uma necessidade de primeira ordem.

A falta de orientação especializada explica muitos dos assustadores dados socioeconômicos divulgados mensalmente. Estamos em um país em que 54,15% das famílias estão endividadas; em que 80% dos habitantes revelam não saberem controlar suas finanças; em que 75% da nação confessam não guardar dinheiro, sendo que, do restante, 88% não sabem o que é uma aplicação financeira fora da caderneta de poupança.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar um dos nossos [EBOOKs LONDON] link aqui. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Os assuntos são variados, desde aposentadoria a investimentos específicos, através destes conteúdos, procuramos passar estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

O percentual de brasileiros que fazem fortuna ainda é pequeno em comparação com outros países, mas a contradição inerente à nossa cultura esclarece parte dessa dificuldade: o brasileiro, em geral, aplica mal e tem dificuldade de poupar dinheiro, mas quando sugerida a necessidade de contratar ajuda especializada, acha que isso sim seria desperdício (o país do contrassenso!).

Ora, quando um indivíduo está doente, procura um médico ou tenta se curar sozinho? Quando busca o Judiciário, atua em causa própria ou recorre ao conhecimento especializado de um advogado? Por que então na hora de cuidar de seu patrimônio, não há a mesma preocupação em preservá-lo, buscando auxílio de um profissional?

Economizar com o planejador financeiro: o barato que sai caro

Para quem não está muito familiarizado com o termo, o planejador financeiro é o profissional especializado em gestão financeira familiar, mercado financeiro e a intersecção plena entre dois fatores. É uma espécie de coach, que orienta seus clientes para que eles compreendam como lidar com seu dinheiro, quais são seus objetivos de vida e como materializá-los através da gestão de seu orçamento.

O planejador financeiro difere de um consultor financeiro porque, enquanto este último se concentra apenas na análise das oportunidades do mercado financeiro, o planejador possui uma formação mais completa, adquirindo expertise nos produtos e oportunidades disponíveis, mas coligando-os com um monitoramento e orientação na gestão quotidiana do patrimônio de seus clientes. Trata-se de um acompanhamento integral, da geração de receitas à sua aplicação. Fundamental para alcance de resultados de longo prazo.

Motivos para contratar um planejador financeiro

Um país com altas taxas de juros está para um investidor como a Disney está para uma criança

O Brasil tinha, em setembro do ano passado, a 14ª maior taxa de juros do planeta. Como o mercado financeiro possui muitos produtos com rentabilidade atrelada à Selic, ter um profissional para auxiliá-lo a escolher as melhores opções pode ser o divisor de águas em sua vida financeira!

A rentabilidade negativa da poupança obriga os brasileiros a saírem da “falsa” comodidade

Nem é preciso ser especialista para perceber que, se a inflação está acima dos 10% a.a.  e a poupança não rende mais do que 7% a.a., você está perdendo dinheiro deixando suas economias se decomporem nessa caderneta!

Gestão de riscos: fundamental para proteger seus esforços

Acumular algum recurso custa um esforço de décadas. Você arriscaria todo esse trabalho lidando com o mercado financeiro sem apoio especializado? Será que essa economia vale a pena?

Os custos são menores do que a rentabilidade adquirida

Um planejador financeiro poderá aconselhá-lo a remontar totalmente sua vida financeira, incluindo sua gestão de receitas e despesas, além de ser responsável pela montagem de um portfólio de investimentos em estrita sintonia com seu perfil e objetivos de vida. O resultado desse processo de reorganização completa implica em uma rentabilidade líquida muito mais alta do que no caso de tentar se aventurar sem ajuda profissional.

Ter acesso a todos os produtos do mercado financeiro

Diferente de outros profissionais (como seu gerente de banco, que só está apto a “empurrar” produtos do próprio banco, ainda que não lhe sejam rentáveis), um planejador financeiro dispõe de todas as opções do mercado e irá escolher juntamente com você as opções mais interessantes, gerindo riscos e monitorando os resultados, visando gerar riquezas no longo prazo.

Continue conosco assinando nossa newsletter! Sucesso e até breve! Ah e não esquece de baixar um dos nossos [EBOOKs LONDON] link aqui.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.