Qual a importância de investir dinheiro? | London Capital | O Seu Melhor Investimento

Qual a importância de investir dinheiro?

By Tatiana Mallmann | Investimentos

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

out 04
Qual a importância de investir dinheiro

Muito além de poupar para o futuro, há diversos outros benefícios de investir dinheiro com regularidade, estratégia e acompanhando as tendências do mercado. Seja para poder contar com um “colchão financeiro” em momentos emergenciais, seja para conseguir comprar aquele sonho de consumo que você tem há anos, é imprescindível ter investimentos em sua rotina financeira. Quer saber mais sobre esses e outros motivos pelos quais você deve investir? Veja:

Investir te ajuda a realizar seus sonhos de consumo

Não importa se seu sonho é trocar de carro, de apartamento ou fazer mais viagens internacionais. Esses e outros sonhos de consumo são possíveis de ser realizados por meio de disciplina financeira e uma economia de dinheiro. Para colocar isso em prática, nada melhor do que um investimento. Afinal, é uma oportunidade de economizar e aproveitar os rendimentos dessa economia.

Além disso, economizar previamente para realizar uma grande compra (em vez de financiar e parcelar, por exemplo) é uma decisão mais estratégica, pois te dá mais poder de negociação.

É uma forma de garantir uma aposentadoria mais tranquila

Cada vez mais, é preciso que nos preocupemos com nosso futuro financeiro. Em meio a tantas incertezas econômicas e redução de benefícios previdenciários públicos, é preciso assegurar-se de conseguir uma aposentadoria mais tranquila. Isso pode ser feito de várias maneiras. Algumas pessoas investem seu dinheiro em imóveis e contam com os rendimentos dos aluguéis durante a aposentadoria, outras preferem investir o dinheiro em aplicações como previdência privada, fundos de investimento, etc.

Investir dinheiro significa também ter um “colchão financeiro”

A partir do momento em que você começa a investir, sabe que terá um dinheiro com o qual contar em momentos de emergência. Nunca se sabe quando haverá um problema de saúde, uma reforma de urgência em casa, a necessidade de cobrir um gasto mais robusto, entre outras coisas. Para esses casos, é sempre importante ter em mãos um dinheiro que poderá garantir mais tranquilidade.

Portanto, por que não contar com seu próprio colchão financeiro? Algo para te dar segurança financeira? Apenas se certifique de que as aplicações destinadas a esse propósito tenham maior liquidez (possibilidade de resgate imediato), já que seu saque é normalmente imprevisível e de um dia para o outro.

Pode ser a solução para quem quer empreender no futuro

Muitas pessoas encaram investimentos como uma forma de financiar seu sonho de empreender no futuro. Enquanto trabalham em uma empresa, são servidores ou mesmo autônomos, economizam para que, em médio ou longo prazo, possam realizar o sonho de abrir um negócio exatamente com seu perfil, do jeito que você sempre imaginou. Esse é o sonho de muita gente e um investimento pode ser a melhor forma de fazer isso.

Além de seu dinheiro render enquanto você faz estudos de mercado, planejamentos financeiros e comerciais, estratégias de marketing de sua nova empresa, entre outras coisas, você também evita ter que lidar com investidores e sócios indesejados no futuro, ganhando muito mais autonomia financeira.

Garante mais autonomia e independência financeira

Por falar em autonomia financeira, investir é também uma forma de adquiri-la. Muitas pessoas vivem tranquilamente apenas com os rendimentos de suas aplicações, sem ter que se preocupar com outras fontes de renda. Isso te permite dedicar tempo e esforços a tarefas que realmente te agradam, sem a obrigação de ter que trabalhar em um emprego frustrante, por exemplo.

Investir é fazer o dinheiro trabalhar por você

Investir significa, também, não viver em função do dinheiro. Ao contrário, é o dinheiro que trabalha por você. Ele rende, se multiplica e você aproveita seus benefícios. Inverter a lógica dessa relação que temos com o dinheiro é imprescindível para quem quer se tornar um investidor de sucesso.

Investir é mais fácil do que você imagina

Não há segredo para investir estrategicamente e com sabedoria. Basta seguir alguns passos básicos e colher bons frutos. Confira:

Diversifique suas aplicações

Quanto mais diversificadas, menores os riscos que você corre. Por mais que uma aplicação não apresente bons resultados, as outras podem ter uma performance melhor. Por isso, é importante que você varie ao máximo a natureza dos seus investimentos (ações, renda fixa, fundos, títulos do tesouro, entre outros).

Invista com regularidade

Crie o hábito de investir. Faça disso parte de sua rotina financeira todos os meses e surpreenda-se com os resultados de estipular um orçamento específico para suas aplicações. Com o passar do tempo, você terá muito mais tranquilidade financeira e poderá estabelecer metas de investimento ainda mais ousadas — e conseguir resultados ainda melhores.

Aplique no começo do mês, assim que receber

Isso evita que você gaste seu dinheiro com outros propósitos. Ao economizar logo que você recebe seu salário, ou rendimentos do mês, fica mais fácil trabalhar um orçamento a partir do que sobrou e não o contrário. Com o tempo, você poderá ajustar a porcentagem de economia que mais se adequa a seu orçamento e garantir a constância no seu investimento.

Acompanhe o mercado financeiro e as tendências econômicas

Leia jornais e acompanhe todas as notícias sobre o mercado financeiro na internet. Isso vai te ajudar a tomar decisões mais informadas sobre os tipos de investimentos e a criar expectativas mais realistas quanto ao desempenho dessas aplicações.

Pense no custo de oportunidade. É muito importante pensar se o seu dinheiro poderia estar melhor investido em outros tipos de aplicação. O custo de oportunidade de não investir em outras aplicações deve entrar constantemente na sua avaliação sobre se vale a pena ou não continuar com os investimentos que você tem agora. Sempre que achar necessário, repense e reavalie tudo e não tenha receio de mudar os planos — quanto mais bem informado, mais segurança você terá para tomar essa decisão.

Como você já pôde perceber, há muitas vantagens relacionadas ao ato de investir dinheiro. Aproveite todos esses motivos para investir ainda mais e garanta um futuro tranquilo para você e sua família!

Conhece outras razões que comprovam por que é importante saber investir? Deixe um comentário aqui no blog e compartilhe com a gente a sua opinião e suas experiências no assunto! Participe!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.