COE - Como SEMPRE Ganhar Dinheiro com Investimentos Arriscados?

COE – Como Você Pode Fazer Para Sempre Ganhar Dinheiro com Investimentos?

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Quem quer ver o dinheiro render sabe como é difícil encontrar uma modalidade de investimento realmente vantajosa. O mercado oferece uma série de soluções, no entanto, nem sempre as opções mais rentáveis são convenientes para nós. Afinal, devemos sempre pensar nesses investimentos no curto, médio e longo prazo, e isso vai depender do que esperamos obter no final da aplicação — casa na praia, proteção contra a inflação, entre outros objetivos. Para sempre ganhar dinheiro, portanto, é preciso pesquisar e avaliar cada uma das opções.

Em alguns casos, no entanto, o conservadorismo nos leva a fazer escolhas fáceis, sem ao menos considerar todas as opções disponíveis. Hoje, é possível conciliar sonhos e investimentos com muito mais facilidade. Por isso, resolvemos trazer para você uma opção relativamente nova, que pode te garantir bons retornos sempre, além de diversificar um pouco as suas aplicações para conseguir o máximo de rentabilidade.

Neste post falaremos sobre o COE (Certificado de Operações Estruturadas), um tipo de investimento diferente, pois combina elementos de Renda Fixa e Variável. Confira!

 

O que é o COE?

Basicamente, o COE é a versão brasileira das Notas Estruturadas, bastante comum nos Estados Unidos e na Europa. Os retornos obtidos com essa modalidade são atrelados a ativos e índices, como as ações, a inflação, o câmbio e os ativos internacionais. Além disso, ele é estruturado em cenários, e, dessa forma, podem se adaptar mais facilmente ao perfil do investidor — já que é ele quem escolhe o indexador.

É um modelo bastante flexível, portanto, e pode se ajustar às suas necessidades, sejam elas de médio ou de longo prazo.

Como funciona o COE?

O COE é um produto com prazos para início e vencimento predeterminados. É composto por título de crédito emitido pela instituição financeira e estratégia em derivativos. Resumindo, o banco emite o produto, registrado na CETIP, e os distribuidores de valores, como a XP investimentos, por exemplo, fornecem aos clientes.

Além disso, o indexador a que nos referimos anteriormente pode ser nacional ou internacional, dependendo dos objetivos do cliente. Assim, o investidor sabe desde o início qual é o cenário de perdas e ganhos no decorrer da aplicação, e pode variar seus investimentos até mesmo no mercado internacional sem a necessidade de aportar capital no exterior.

Basicamente, são duas as opções disponíveis para o cliente:

Valor Nominal Protegido

Quando existe uma garantia em cima do valor principal investido. Muito recomendado para clientes com perfil de investimento moderado.

Valor Nominal em Risco

Para os clientes um pouco mais agressivos e que esperam um retorno maior. Em contrapartida, existe a possibilidade de perda até o limite do capital investido.

Os últimos detalhes que você precisa saber sobre o funcionamento é a tributação, que é regressiva de Renda Fixa, incidindo uma única vez nesse modelo de investimento, e o fato de que existe a possibilidade de resgate antecipado, sujeito à marcação.

O que eu preciso para investir no COE?

Em primeiro lugar, esse tipo de investimento é restrito. Apenas os investidores com o perfil adequado podem realizar a aplicação nesse tipo de produto e, para identificá-lo com clareza, é fundamental preencher o Formulário Perfil do Investidor.

Depois disso, é preciso que o investidor concorde com o termo de ciência de risco e o termo de adesão, que é o momento em que o investidor adere de fato ao produto e mostra que recebeu o DIE (Documento de Informações Essenciais), que contém todas as informações do produto.

Benefícios e riscos

Como qualquer investimento, o COE apresenta benefícios e riscos. Começando pela parte boa, podemos destacar que o cliente tem um acesso facilitado a novos mercados, precisando realizar apenas um único investimento. Além disso, existe a questão da flexibilidade, já que o investimento é facilmente customizado pelo investidor. Por fim, destacamos também a internacionalização dos investimentos sem a necessidade de envio de recursos para o exterior e o acompanhamento facilitado do desempenho, já que o investimento aparece como um único ativo na conta do cliente.

Do outro lado, um dos riscos desse tipo de investimento é o fato de ele não contar com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como algumas modalidades de investimento mais conservadoras. Além disso, como já mencionado, existe a possibilidade de resgate antecipado sujeito à marcação a mercado, portanto, sem garantia do montante principal investido e até o surgimento de penalties — como multas e taxas adicionais.

O que considerar antes de investir?

Antes de tudo, é preciso que você considere que o COE pode trazer excelentes retornos para o seu investimento, no entanto, como tudo na vida, ele envolve alguns riscos e você deve entrar em contato com uma instituição sólida e confiável, como a XP Investimentos, para saber exatamente quais são os riscos do perfil de investimento que você quer realizar. Esses riscos podem variar de acordo com o modelo escolhido (Valor Nominal Protegido ou em Risco) e o indexador.

Além disso, leve em consideração que esse tipo de investimento é destinado para investidores com perfil de moderado a agressivo, portanto, se você prefere investimentos mais conservadores, essa pode não ser a melhor opção.

Onde saber mais sobre o COE?

É fundamental que você procure se informar diretamente com as instituições que oferecem esse tipo de investimento. Basicamente, o COE é sempre emitido por algum banco e registrado na Cetip, mas ele pode ser distribuído pelo próprio banco, por uma corretora ou uma distribuidora de valores.

A grande vantagem das distribuidoras é que o cliente tem a opção de recorrer a COEs emitidos por diferentes instituições, o que garante mais diversidade e flexibilidade. Por isso, entre em contato e busque saber de todos os benefícios!

Pronto para diversificar os seus investimentos e ganhar ainda mais dinheiro? Que tal conferir outras dicas? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de muito mais!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.