4 Dicas de Como Escolher os Melhores Fundos de Investimentos

4 Dicas de Como Escolher os Melhores Fundos de Investimentos

By Tatiana Mallmann | Fundos de Investimentos

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

mar 26
Como escolher os melhores fundos de investimentos

Os fundos de investimentos são formados por investidores que se unem para comprar cotas de investimento e que pagam uma taxa de administração para que seus recursos sejam gerenciados. De maneira simplificada, é como se um mesmo investimento fosse dividido entre várias pessoas, dividindo também os seus resultados.

Essa opção tende a ser bastante vantajosa porque tem boa rentabilidade, já que movimenta um grande volume de recursos, e é mais acessível, pois cada investidor precisa pagar menos. Mesmo assim, é preciso escolher os fundos com cuidado para garantir que seu dinheiro renda da maneira que você espera. Veja a seguir como escolher os melhores fundos de investimentos!

Avalie os riscos e o seu perfil

Embora os fundos de investimento tenham, em geral, mais riscos do que uma aplicação considerada tradicional, há fundos que são menos arriscados do que outros. Um fundo de renda fixa, por exemplo, tem menos chances de que você termine perdendo dinheiro e, por isso, é mais indicado para investidores moderados.

Já um fundo de ações ou um fundo imobiliário estão mais sujeitos às variações do mercado e, por causa disso, têm mais riscos de comprometer o seu investimento. Essas opções são indicadas para investidores com maior apetite ao risco.

Para os fundos funciona a regra básica de investimentos: quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno. Por isso, é necessário fazer um cruzamento entre os seus objetivos com o investimento e o seu perfil.

Considere a taxa de administração

Independentemente do risco, os fundos de investimentos têm uma cobrança de taxa de administração. Dependendo do valor dessa taxa, o investimento em um fundo de ações pode ser mais ou menos atrativo.

Se o fundo tiver boa rentabilidade, mas elevada taxa de administração, por exemplo, boa parte dos seus lucros vai acabar servindo para esse pagamento, o que diminuirá a rentabilidade do seu investimento. Nesse sentido, portanto, o melhor é procurar opções com uma taxa de administração mais em conta e que consuma menos dos seus rendimentos.

Saiba qual é a taxa de performance

Outro fator a se considerar é a taxa de performance de um determinado fundo de investimento. Ela funciona da seguinte maneira: o fundo estabelece um indicador de resultado, conhecido como benchmark. Caso a rentabilidade dos fundos ultrapasse esse valor, é cobrada uma taxa de performance sobre o excedente.

Se um determinado benchmark era de 11% e o fundo de investimento teve uma performance de 16%, então há um excedente de 5%. Se a taxa de performance é de 10%, então além do pagamento da taxa de administração há um acréscimo de 0,5%.

Nem todos os fundos têm essa taxa e os que possuírem devem deixar claro o valor e a cobrança para que você possa fazer a avaliação. Assim como a taxa de administração, o desejável é que essa taxa seja a menor possível.

Analise o valor da aplicação inicial

Encontrou a opção perfeita de fundo para você? Então é hora de analisar o valor da aplicação inicial. Isso é importante porque funciona como o investimento mínimo exigido. Se você não tiver essa quantidade de recursos disponíveis, então sua participação no fundo não será possível.

Se você for iniciante nos fundos de investimento é melhor escolher fundos com aplicação inicial mais baixa. Com mais conhecimento nesse modelo, você poderá investir em fundos com aplicação inicial mais altas e mais rentáveis.

Para escolher os melhores fundos de investimento tudo começa com uma análise de risco em relação a quais são os seus objetivos com o investimento. Também é necessário considerar as taxas de administração e a sua performance, porque é isso que vai impactar diretamente na rentabilidade do seu investimento. Por fim, a análise do valor da cota é importante para que você encontre a possibilidade que cabe no seu bolso. Ao seguir esses passos, você garante que vai investir no fundo mais adequado para a sua situação.

Quer mais dicas sobre investimentos? Então não perca tempo e assine a nossa newsletter para receber ótimas informações!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.