Investimentos Inteligentes: 8 Dicas Para Aplicar Seu Dinheiro

Investimentos Inteligentes: 8 Dicas Para Aplicar Seu Dinheiro com Sucesso

By Jonathan Camargo | Investimentos

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

fev 23
Investimentos inteligentes: 8 dicas para aplicar seu dinheiro com sucesso

Fazer investimentos inteligentes é o objetivo número 1 de quem quer fazer o dinheiro trabalhar a seu favor. Neste post, vamos dar algumas dicas que vão ajudá-lo a aplicar seu dinheiro com sucesso, como contratar um planejador financeiro, tomar decisões com base em fatos e não apenas na intuição, pesquisar antes de investir e definir seus objetivos e perfil de investidor. Confira:

Conheça seu perfil de investidor

O primeiro passo para fazer investimentos inteligentes é definir qual é o seu perfil de investidor. Faça uma autoanálise e avalie qual seu nível de tolerância a riscos, se você está disposto a comprometer uma rentabilidade melhor em nome de segurança etc. Sua carteira de investimentos deve estar alinhada com seu perfil, que pode ser conservador, moderado ou agressivo.

Defina seus objetivos financeiros

Investimento inteligente é aquele que serve a um propósito, que varia de pessoa para pessoa. Reflita qual são seus objetivos com seus investimentos. Para que você deseja juntar dinheiro? Aposentadoria, viagem, dar entrada em um imóvel? São objetivos de curto, médio ou longo prazo? Com essas respostas, será possível buscar produtos adequados para seus objetivos.

Conte com a ajuda de um planejador financeiro

Contratar um planejador financeiro garante que você terá alguém capacitado para dar orientações sobre quais investimentos são mais inteligentes para você. Antes de se encontrar com o profissional, é importante já ter definido o que você deseja com seus investimentos e qual é o seu perfil. Assim, ele poderá indicar os produtos mais indicados para aquilo que procura.

Diversifique seus investimentos

Uma carteira de investimentos inteligente é diversificada. Afinal, nunca vale a pena apostar todas as fichas em apenas um produto por melhor que ele pareça. O ideal é compor sua carteira levando em consideração não só seu perfil, riscos e rentabilidade, mas também seus objetivos e o tempo em que gostaria de realizá-los.

Não confie apenas na intuição

Na hora de investir, é importante não confiar apenas na intuição e tomar decisões baseadas em fatos e informações concretas. Não deixe o fator emocional nublar o seu julgamento.

Pesquise antes de investir

Para fazer investimentos inteligentes, é importante dedicar um tempo à pesquisa. Leia sobre a situação econômica do país e faça uma busca sobre os produtos oferecidos pelo mercado, avaliando quais se revelam as melhores alternativas para seus objetivos.

Não conte com o dinheiro reservado para investimentos

É importante não depender do dinheiro reservado para investimentos para o dia a dia (pagar contas, fazer compras etc). Ao decidir investir, é essencial não contar com a quantia a curto prazo. Caso tenha algum gasto extra, use a reserva de emergência para quitá-lo sem ter que mexer nos seus investimentos.

Veja quais são as taxas de administração e corretagem

Taxas de administração e de corretagem muito altas podem comprometer seus rendimentos. Por isso, pesquise e compare os valores cobrados por bancos e corretoras antes de escolher com quem vai investir seu dinheiro.

Muita pesquisa, estudo e planejamento são essenciais para fazer investimentos inteligentes. Não deixe ainda de contar com a ajuda de um profissional especializado para ajudá-lo nessa jornada.

Quer saber mais e engordar seu patrimônio? Não deixe de baixar nosso e-book: Desmitificando Investimentos Financeiros.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.