COE: Certificado de Operações Estruturadas: O Que é e Como Funciona?

COE: Certificado de Operações Estruturadas: O Que é e Como Funciona?

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

COE_–_Certificado_de_operações_estruturadas_o_que_é_e_como_funciona

Disponível há pouco tempo, o Certificado de Operações Estruturadas (COE) é um investimento arrojado para correntistas que desejam aprimorar suas finanças com rendimentos mais intensos da renda variável, sem perder a segurança, e com a proteção de operações de renda fixa.

O COE é oferecido apenas por 14 bancos, como Bradesco, Citibank, Itaú, Santander e Safra, e tem rentabilidade associada a índices como Ibovespa, variação cambial de moedas, commodities, índices de Bolsas estrangeiras ou ações de empresas de outros países.

Dados da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) apontam que a maior parte do estoque do ativo é associada à inflação, seguida de câmbio e índices de ações internacionais.

 

Certificado de Operações Estruturadas Seguro

Teoricamente, os COEs podem ser estruturados para que o investidor perca parte do capital investido, mas a maioria dos títulos emitidos pelos bancos tem capital protegido. Por isso, o investidor no COE, normalmente, já tem noção do quanto receberá no final da aplicação.

Fundador de uma grande empresa, José, de 65 anos, passou a investir em COE porque pretende manter sua riqueza. Para isso, José sempre investe com capital protegido, pois, na pior das hipóteses, ele pode sair com o mesmo dinheiro que entrou e perderá somente o rendimento que teria se optasse por um ativo que apresentou retornos maiores.

Público-alvo

Desde a sua regulamentação, os COEs estão disponíveis para clientes de alta renda dos bancos emissores, que têm seus perfis criteriosamente analisados com o método de suitability (adequação), onde o banco avalia o grau de apetite do investidor.

Porém, desde 14 de outubro de 2015, o investimento passou a ter distribuição da oferta pública, ou seja, não só os bancos podem oferecer aos seus correntistas, mas também intermediários, como corretoras e distribuidoras de valores, graças à publicação da Instrução número 569 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Tributação

Os COEs são tributados da mesma forma que a renda fixa: com a tabela regressiva, que começa com o prazo de 180 dias e tem imposto de renda (IR) de 22,5% sobre os ganhos, cai para 20% em investimentos de até 360 dias, 17,5% de até 720 dias e 15% para investimentos acima do prazo de 720 dias.

Essa operação é usada para compensar uma eventual perda na Bolsa de Valores, que zera a taxa de IR para o investidor, que somente deverá ser pago caso a soma da rentabilidade dos dois investimentos seja positiva.

Cuidados

  • Por não ter garantia do Fundo Garantido de Crédito (FGC), especialistas recomendam que o investidor procure coe emitidos por grandes bancos para efetuar as aplicações;
  • Para aplicações com limite de alta, é recomendado que o investidor procure aquelas com limite elevado, maior de 25%;
  • O mais vantajoso é escolher uma aplicação com indexador que se adeque melhor às necessidades do investidor.

Planejamento financeiro com especialistas

Para estruturar, de forma consistente, os investimentos, é preciso ser assessorado por planejadores financeiros comprometidos com o sucesso do empreendimento a fim de otimizar os rendimentos e lhe proporcionar uma vida financeira mais saudável.

Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do COE ou outras questões financeiras? Assine nossa newsletter e não perca nossas dicas!

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.