Fundos de Renda Fixa: O Que São e Como Funcionam?

Fundos de Renda Fixa: O Que São e Como Funcionam?

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Fundos de Renda Fixa: o que são e como funcionam?

Em tempos de crise, é muito comum que investidores privilegiem aplicações em fundos de renda fixa, que são mais seguros e previsíveis. No entanto, é preciso saber como funcionam esses fundos e quais são os principais à disposição de investidores no mercado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem esclarecer as dúvidas mais comuns sobre esse tema. Confira.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Fundos de Investimentos. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

O que são Fundos de Renda Fixa

Inicialmente, devemos esclarecer que fundos de renda fixa são uma categoria de fundos de investimento. Diferente de outros fundos, estes têm um percentual (80%, em geral) pré-determinado de investimentos em aplicações de renda fixa (títulos do tesouro, CDB pré-fixado, entre outros). Essa característica faz com que seus rendimentos sejam mais previsíveis e constantes, normalmente acompanhando as taxas de juros do mercado (como a Selic, por exemplo), ou os principais índices de inflação.

Quando se aplica dinheiro nesse fundo, o investidor adquire uma “quota”. Em conjunto, todas as aplicações são destinadas a diversos tipos de investimento, com o objetivo de maximizar os rendimentos, ainda que com mais previsibilidade.

As principais vantagens e desvantagens desse tipo de investimento

Os fundos de renda fixa têm a vantagem de serem mais previsíveis, portanto, são ideais para investidores mais conservadores ou mais avessos à tomada de riscos. São de boa liquidez também, com a possibilidade de resgates imediatos. Além disso, não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) se a aplicação for de pelo menos 30 dias.

As taxas de administração do fundo podem variar bastante, mas quando estão em torno de 1% garantem boa rentabilidade ao investidor. No entanto, sua principal desvantagem é que são investimentos de longo prazo. Normalmente, para que não sejam cobradas multas e para que a incidência de imposto de renda seja a menor possível, é preciso deixar o dinheiro aplicado por pelo menos 720 dias (2 anos).

Como investir em fundos de renda fixa?

Cada fundo de renda fixa tem sua regra específica de funcionamento, e é preciso verificar quais fundos mais se adequam a suas necessidades como investidor. Por exemplo, há aqueles que exigem um valor mínimo para adquirir cotas e outros que exigem que o cotista esteja vinculado, por meio de conta-corrente, a uma instituição financeira ou perfil de cliente.

Conheça alguns dos principais fundos de renda fixa disponíveis no mercado

Alguns fundos de renda fixa disponíveis atualmente têm apresentado boas taxas de retorno a seus cotistas. Confira uma lista com alguns deles:

  • Porto Seguro FI Referenciado DI Crédito Privado: taxa de administração de 0,40%, investimento mínimo de R$ 20.000,00 e rendimento de 13,33% ao ano.
  • Sul América Crédito Ativo FI Multimercado CP: taxa de administração de 0,60% ao ano, investimento mínimo de R$ 25.000,00 e rendimento de 13,93% ao ano.
  • XP Referenciado FI Referenciado DI: taxa de administração de 0,25%, investimento mínimo de 3.000,00 e rendimento de 12,91% ao ano.

Esses são apenas alguns exemplos de fundos de renda fixa no mercado. É possível encontrar vários outros em instituições financeiras. Aproveite para saber mais informações sobre fundos de investimento aqui!

Com essas informações em mãos, fica mais fácil aplicar em fundos de renda fixa. Você ainda tem dúvidas sobre como eles funcionam? Deixe aqui nos comentários suas perguntas! Participe!

 Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Fundos de Investimentos.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.