Fundo Multimercado Multiestratégia e Fundos Multimercado Multigestor - Vale a Pena? | Blog London Capital

Fundo Multimercado Multiestratégia e Fundos Multimercado Multigestor – Vale a Pena?

By Jonathan Camargo

Invista Melhor | Acumular, Rentabilizar e Proteger

Junte-se aos aos nossos milhares de investidores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas de como acumular mais recursos, rentabilizar melhor seus investimentos e proteger seu patrimônio.

fundo multimercado multiestrategia - fundo multimercado multigestor

Os fundos multimercados Multiestratégia e Multigestor possuem boa representatividade entre os fundos multimercados no Brasil, de acordo com dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Os Fundos de Investimentos podem assumir posições nos mercados de juros, câmbio, ações, ouro e títulos da dívida externa, além de opções, futuros, operações a termo e swaps. Também é permitido o uso de alavancagem dependendo do fundo portanto, fique atento.

Veja abaixo os melhores fundos de investimentos.

MELHORES FUNDOS DE INVESTIMENTOS
🔶 Clique » http://materiais.londoncapital.com.br/melhores-investimentos-fundos

O objetivo dos fundos multiestratégia e multigestor consiste em buscar atingir retornos superiores ao CDI por meio da utilização de um processo disciplinado de aplicação dos recursos em uma carteira diversificada de ativos, utilizando se dos instrumentos disponíveis tanto nos mercados à vista quanto nos mercados de derivativos.

Boa Leitura!

Fundo Multimercado Multiestratégia, o que é?

Os Fundos Multimercados Multiestratégia funcionam por meio de um processo de análise robusto e uma escolha ativa de fundos de investimentos, obter retornos expressivos acima do CDI juntamente com um controle de volatilidade.

O Fundo Multiestratégia oferece a oportunidade de investimento em uma carteira dos melhores e mais exclusivos fundos de investimento do mercado buscando assim a melhor relação risco/retorno para os seus clientes. Dado o foco do mandato, a carteira prioriza a alocação de fundos multimercados, mas tem liberdade para investir também em fundos de ações.

Fundo Multimercado Multiestratégia, como funciona?

A política de investimento do fundo multiestratégia  baseia-se em decisões estratégicas de investimento e escolha de ativos, alocação e risco, numa metodologia que começa na análise e avaliação dos cenários macroeconômicos, e posteriormente, numa analise quantitativa e qualitativa dos instrumentos e ativos individualmente, e suas correlações, de uma forma fundamentalista.

Utilizando-se de uma análise qualitativa e prospectiva dos cenários macroeconômicos globais, a gestora do fundo multiestratégia busca alocar seus recursos em ativos que apresentem o melhor balanço entre risco e retorno, se baseando não só no mérito individual de cada um dos ativos, bem como, no impacto na composição do portfólio.

O objetivo dos fundos multiestratégia é atingir retornos superiores ao CDI por meio da utilização de um processo disciplinado de aplicação dos recursos em uma carteira diversificada de ativos, utilizando se dos instrumentos disponíveis tanto nos mercados à vista quanto nos mercados de derivativos.

Fundo Multimercado Multigestor, o que é?

O Fundo Multigestor, ou Fundo Multimercado Multigestor tem como objetivo maximizar o retorno dos cotistas através da alocação em fundos de investimento que se utilizam dos instrumentos disponibilizados pelos mercados de renda fixa e variável. Através de um modelo de arquitetura aberta de gestão de fundos, o fundo investe em produtos modernos de reconhecidos gestores do mercado.

Após criterioso processo de análise, seleciona-se aqueles gestores que detém histórico consistente na entrega de resultados, equipe extremamente qualificada e rígidos controles de riscos. Com isto é possível acessar diversos fundos, minimizando o montante necessário para a aplicação inicial, além do benefício da diversificação.

Para atingir o objetivo, os Fundos Multigestores alocam seus recursos em fundos de investimento de diferentes gestores (multigestor) de forma a diluir os riscos através da diversificação.

Os fundos multimercados multigestores, ou simplesmente fundos multigestores, são fundos de investimento que investem em diversos outros fundos e procuram se expor a múltiplos fatores de risco e estratégias de investimento.

Isso significa que eles podem investir seu patrimônio em diversos tipos de fundos de investimento, com diferentes estratégias. Da renda fixa mais conservadora ao fundo de ações mais arrojado, passando pelos multimercados.

Existem fundos multigestores de diversos níveis de risco, para diferentes perfis de investidor.

Como Funciona Fundo Multigestor?

A política de investimento do fundo multigestor consiste em, por meio de um processo de análise robusto e uma escolha ativa de fundos de investimentos, obter retornos expressivos acima do CDI juntamente com um controle de volatilidade.

O fundo multigestor oferece a oportunidade de investimento em uma carteira dos melhores e mais exclusivos fundos de investimento do mercado buscando assim a melhor relação risco/retorno para os seus clientes.

Dado o foco do mandato, a carteira prioriza a alocação de fundos multimercados, mas tem liberdade para investir também em fundos de ações, desde que o percentual nesta categoria não ultrapasse 30% do patrimônio do fundo.

Vantagens de Investir em Fundos Multigestor e Multiestratégia

1. Investir, com pouco dinheiro, em vários fundos renomados

Os fundos multigestores podem ter aportes iniciais baixos, de poucas centenas de reais. Ainda assim, sua carteira pode ser composta apenas por fundos de gestores renomados.

Para investir em todos os fundos da carteira de um multigestor, o investidor precisaria dispor de centenas de milhares de reais. Até porque esses fundos geralmente são destinados a investidores com grande capital.

Na carteira, eles trazem fundos de gestoras como a Verde, de Luís Stuhlberger, a Gávea, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, Credit Suisse, SPX Capital, Adam Capital, entre outros.

2. Ter acesso a fundos de investimento restritos a milionários

Com aporte inicial elevado, muitos dos fundos que compõem as carteiras dos multigestores acabam sendo restritos a investidores com muito dinheiro para investir.

Alguns deles chegam a ser destinados apenas a investidores qualificados ou profissionais. Investidores qualificados são aqueles que têm mais de um milhão de reais em aplicações financeiras. Já os investidores profissionais são os que têm mais de 10 milhões de reais em aplicações financeiras.

3. Ter acesso a fundos renomados que não aceitam novos investidores

Alguns fundos que compõem as carteiras de multigestores podem estar fechados para novos investidores, isto é, não aceitam novos cotistas. Mesmo que você tenha recursos suficientes para investir neles, não vai conseguir.

Contudo, se um fundo multigestor ainda aberto a cotistas tiver um fundo fechado para captação na carteira, você consegue acessá-lo indiretamente.

Nos fundos multigestores há fundos renomados que não aceitam mais novos investidores, como o Safra Galileo, o principal fundo do Safra, e o Garde d’Artagnan, Adam Capital, onde o fundo multigestor consegue ter acesso de forma institucional.

4. Poder investir como um milionário sem precisar ter milhões para investir

A estratégia dos multigestores é a mesma usada pelos investidores milionários. Investidores abastados costumam constituir para si fundos exclusivos.

Esses fundos têm apenas uma pessoa ou uma família como cotista e costumam ser multigestores. Eles investem em diversos fundos, criteriosamente selecionados por um gestor profissional.

Os custos para manter um fundo exclusivo são altos. Por isso, eles não são recomendados para quem tem menos de 10 milhões de reais para investir.

Ao investir em um multigestor, porém, você adota o mesmo tipo de estratégia de um fundo exclusivo, sem precisar de 10 milhões de reais na conta. Os custos do fundo são divididos pelos vários cotistas e você continua tendo acesso a fundos renomados.

5. Diversificação

A diversificação é importante para mitigar os riscos dos investimentos. Mas também não pode ser excessiva, para não acabar sacrificando a rentabilidade. Além disso, é preciso diversificar da maneira certa.

Os fundos multigestores oferecem diversificação na medida, feita por um gestor profissional. Além de diversificar os fundos que compõem a carteira, cada um desses fundos tem a própria carteira diversificada.

A vantagem é que, para obter essa diversificação, você não precisa de muitos recursos. Com um aporte inicial baixo você já se beneficia do risco controlado e da rentabilidade da carteira de um fundo multigestor.

Para diversificar por conta própria de forma semelhante, você precisaria de uma quantia bem maior.

Os fundos multigestores oferecem carteiras bem diversificadas por um aporte inicial de 10.000 reais, e não diversificam em excesso, aplicando apenas em um punhado de fundos considerados os melhores segundo a estratégia de cada um deles.

6. Eficiência tributária

Ao investir em vários fundos por conta própria, você precisaria pagar imposto de renda em cada um deles. No entanto, há isenção de imposto de renda quando o gestor do fundo multigestor tira recursos de um fundo para aplicar em outro.

Ou seja, não há cobrança de IR no rebalanceamento da carteira do fundo multigestor. O cotista só será cobrado pelo ganho total obtido no fundo multigestor, de acordo com o tempo que seu dinheiro se mantiver aplicado.

Como outros fundos multimercados, fundos multigestor sofrem cobrança de IR sobre os ganhos de acordo com uma tabela regressiva, com alíquotas que variam de 22,5% a 15%. Entenda como ocorre a tributação dos fundos de investimento.

Fora esse custo, há ainda a taxa de administração, que remunera a gestão e a administração do fundo, e IOF para investimentos de menos de 30 dias.

 

E ai o que achou destes 2 tipos de fundos multimercados? Deixe sua dúvidas e opiniões nos comentários e aproveite para assinar a nossa newsletter.

Quer Receber Mais Conteúdos Como Este?

Junte-se aos aos nossos milhares de investidores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas de como acumular mais recursos, rentabilizar melhor seus investimentos e proteger seu patrimônio.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador do Blog London Capital e assessor de investimentos na New York Capital empresa de assessoria de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.