Educação financeira: como ensinar seus filhos a investir

Educação financeira: como ensinar seus filhos a investir

By Tatiana Mallmann

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Educação financeira: como ensinar seus filhos a investir

Ir para o shopping com os filhos é sempre a mesma história: diante das vitrines, das comidas e de todas as opções de lazer, é um pedido aqui, outro ali. Tudo eles querem comprar. Toda criança é igual, o que muda é o comportamento dos pais. Alguns optam por ceder às vontades dos pequenos. Afinal, é muito difícil resistir ao charme deles, não é verdade? Outros, no entanto, preferem aproveitar a oportunidade para ajudar um pouquinho na sua educação.

Sim, os seus filhos podem (e devem) ser educados sobre finanças desde pequenos, e cada momento como esse é oportuno para falarmos sobre o assunto. Existem muitas maneiras de ensinar às crianças um pouco sobre a importância de poupar dinheiro e investir, mas para que isso funcione você deve tomar alguns cuidados.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar um dos nossos [EBOOKs LONDON] link aqui. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Os assuntos são variados, desde aposentadoria a investimentos específicos, através destes conteúdos, procuramos passar estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Neste post vamos dar algumas dicas de educação financeira para você passar para os seus filhos! Confira!

A boa e velha mesada

Quando os seus filhos têm o próprio dinheiro, eles começam a aprender um pouquinho sobre o valor dele. Acontece que é muito comum os espertinhos usarem a mesada como bem entendem e, quando o dinheiro acaba, continuarem a pedir as coisas para os pais. O ideal é que você estabeleça esse valor como um limite — aliás, isso é importante para o planejamento financeiro da própria família.

Não existe uma idade certa para começar a dar a mesada, mas existem sinais de que o seu filho já está preparado. O primeiro deles, é claro, são as noções básicas de matemática. Ele já deve ser capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir números quebrados com facilidade. Além disso, deve mostrar algum nível de responsabilidade e comprometimento — o que nos leva ao próximo ponto.

A importância de economizar

Sem economias, não há investimentos. Por isso, é importante educar a criança e os jovens a economizarem desde cedo. E não pense que essa noção é restrita ao dinheiro. Economizar é uma cultura que pode ser alimentada dentro do próprio lar. Não deixar produtos estragarem, controlar a água usada, apagar as luzes… Enfim, são inúmeras formas de criar os conceitos básicos na cabeça do seu filho.

Ele precisa ter em mente o valor de tudo antes mesmo de pensar em dinheiro, e o valor das coisas pode ser ensinado por meio desses pequenos atos. Além disso, é preciso que ele entenda o que se pode conquistar ao economizar dinheiro. É muito importante traçar metas para serem alcançadas, e o sucesso nessa missão certamente criará um estímulo que será mantido no futuro!

Sempre existe uma condição

A mesada é importante, assim como os ensinamentos sobre a economia doméstica. No entanto, o que realmente vai fazer a diferença são as condições para a “remuneração” do seu filho. Quando adultos, sabemos o valor de cada centavo que entra no bolso porque temos que trabalhar todos os dias por ele. Da mesma forma, o seu filho deve entender que o dinheiro vem de algum lugar.

Por isso, estimule-o a realizar a tarefa de casa, tirar boas notas, ajudar a cuidar do lar e do bichinho de estimação, entre outras tarefas. É importante criar a cultura de que o dinheiro tem uma origem para que assim ele tenha mais atenção na hora de gastar ou investir!

Pronto para aplicar esses ensinamentos aos pequenos? Quer saber mais sobre educação financeira? Assine nossa newsletter e receba mais dicas que vão te ajudar a cuidar melhor do seu patrimônio!

Ah e não esquece de baixar um dos nossos [EBOOKs LONDON] link aqui.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

About the Author

Tatiana Mallmann, é formada em Administração de Empresas. Ingressou no mercado financeiro em 2006, acumulando experiência em varejo, planejamento financeiro e seguros corporativos em instituições como Banco do Brasil e Confiança Companhia de Seguros. Como empreendedora e educadora financeira, trabalha para ajudar pessoas e famílias a obter tranquilidade financeira.