4 Coisas para Começar a Fazer Hoje e Ficar Rico o Quanto Antes

4 Coisas para Começar a Fazer Hoje e Ficar Rico o Quanto Antes

By Jonathan Camargo | Livros e Educação Financeira

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

fev 18
4 coisas para começar a fazer hoje e ficar rico no fim do ano

Ficar rico! Quem nunca sonhou com esse momento? Alguns de nós até tentam a sorte na loteria, mas será que essa é a única forma de chegar lá? É claro que não! O grande diferencial das pessoas ricas não é a sorte, como muitos pensam. É saber administrar o dinheiro e buscar sempre aprimorar para obter os melhores resultados. Sim, o sucesso é fruto de dedicação e estudo, como em qualquer outra atividade.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Gestão de Riqueza. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

O caminho é difícil e requer bastante cuidado. É preciso saber poupar dinheiro, é claro, mas, acima de tudo, saber como investir seu dinheiro! Neste post você vai conhecer algumas dicas para começar a trilhar esse caminho e ficar rico o mais rápido possível! Confira!

Comece com a boa e velha checklist

Você sabe o quanto ganha anualmente? Sabe qual é o retorno real dos seus investimentos atuais? E as contas? Sabe para onde está escorrendo o seu dinheiro? Bom, pode parecer que essas perguntas são simples, mas de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, mais da metade dos brasileiros não tem a consciência exata do quanto entra e do quanto sai do seu “caixa”.

Para saber exatamente o quanto pode ser investido para ver o patrimônio crescer, antes de tudo é preciso arrumar a casa. Todas as receitas, despesas, dívidas e investimentos devem ser levantados. Atualmente, existem softwares exclusivos para as finanças pessoais que podem ajudá-lo a monitorar e registrar cada um desses itens, inclusive com gráficos para mostrar a progressão do seu dinheiro.

Monitore seus investimentos

A economia nunca é plenamente estável — principalmente em um país como o Brasil. Por isso, é fundamental que você monitore os seus investimentos sempre que possível. Não podemos simplesmente investir o dinheiro e esperar, sem saber se as coisas estão fluindo de maneira favorável. Podemos perder muito dinheiro assim.

Um exemplo é a poupança, um investimento que sempre foi muito recomendado por ser seguro. No entanto, com a alta incontrolável da inflação, os rendimentos dessa modalidade foram intensamente prejudicados e investir nela hoje virou sinônimo de perder dinheiro. Para substituir a poupança, muitas pessoas começaram a considerar o Tesouro Direto, que é o atual investimento favorito dos consultores financeiros.

Um investimento para cada objetivo

O que vem primeiro? O investimento ou objetivo de vida? É claro que a segunda opção. Portanto, se você quer começar a investir para ficar rico, é importante que todos os seus investimentos estejam alinhados às suas metas e objetivos — e, assim como os objetivos, os investimentos devem ser divididos entre curto, médio e longo prazo.

Como exemplo de curto prazo podemos citar o investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário). Para o médio e longo prazo, temos a LCI, as ações, os fundos e o tesouro direto. O mais importante é avaliar o objetivo e verificar quais dessas modalidades de investimento “casam” com ele. Portanto, procure o máximo de informação que puder sobre os investimentos.

Mude o seu padrão de consumo

Talvez essa seja a dica mais importante, apesar de ser a mais simples. A diferença entre o rico e as outras pessoas está na forma como ele pensa no seu dinheiro. O rico nunca pensa no curto prazo, nos prazeres momentâneos ou no que ele pode conquistar instantaneamente. Seu pensamento e padrão de consumo estão sempre projetados para o futuro!

Cada compra é pensada na consequência que ela traz. Incorremos no engano de achar que os ricos pensam apenas no luxo, principalmente quando vemos os seus bens. No entanto, cada compra é planejada, pode ter certeza — inclusive, os carros de luxo que vemos os milionários usarem normalmente são de edição limitada, ou seja, ao contrário dos outros, esses apenas valorizam com o tempo.

É importante que você mude a sua atitude. Faça algumas perguntas a si mesmo. Será mesmo que preciso de um carro agora? Meus gastos são realmente necessários? Pondere, avalie e, assim, você começa a trilhar o caminho certo para a riqueza!

Gostou das nossas dicas? Que tal se aprofundar mais? Baixe o nosso e-book “Gestão de Riqueza” e engorde seu patrimônio com mais inteligência!

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.