Capital Protegido - London Capital Investimentos

Fundo de Capital Protegido: O que é e Como Funciona?

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Capital Protegido - London Capital - Cobre - Banco

 

Cada vez mais ofertados pelo mercado financeiro, os fundos de capital protegido permitem aos investidores se posicionar em posições de risco com proteção parcial ou total do capital.

Imagine que você queira investir em ações mas morre de pavor de pensar na possibilidade de perder dinheiro! Agora imagine se você tem uma opção de investir em ações mas, caso exista prejuízo, você tem a proteção para o capital inicialmente investido? É assim que funcionam os fundos de capita protegido…

O que é um Fundo de Capital Protegido ?

Os Fundos de Capital Protegido oferecem oportunidades para quem busca investimentos considerados de maior risco, mas ao mesmo tempo procura a preservação do capital inicial. Ou seja, esse tipo de investimento proporciona uma possibilidade de rentabilidade superior às aplicações mais conservadoras, no entanto possui uma estratégia de proteção do seu dinheiro investido em cenários de baixa.

O Fundo de Capital Protegido é um Fundo de Investimento Multimercado que busca obter uma rentabilidade vinculado a performance de algum ativo. Os exemplos mais comuns são Ações, Índice de Ações ou Commodities, como o Ouro.

Como Funciona os Fundos de Capital Protegido ?

Uma grande parte do patrimônio do fundo é aplicada em Títulos Públicos e uma parcela menor é aplicada em estrutura de Opções. A estrutura de Opções será a parte de risco do investimento que irá rentabilizar o fundo caso o ativo em questão tenha performance positiva, ou seja, a rentabilidade do produto será a mesma do ativo escolhido pelo fundo, em alguns casos com limite de alta.

No cenário que o ativo escolhido apresentar rentabilidade negativa, a estrutura de Opções valerá zero e a rentabilidade do fundo será a mesma da parcela aplicada em Renda Fixa. O somatório da parcela de Renda Fixa e sua rentabilidade será, aproximadamente, o valor do capital investido menos os custos do produto, ou seja, o seu capital inicial estará garantido.

Quais as vantagem de um Fundo de Capital Protegido ?

Uma das principais vantagens deste tipo de produto é a possibilidade de oferecer acesso a investimentos em ativos no exterior com uma estrutura extremamente simples e eficiente. Desta forma, os produtos de Capital Protegido são uma importante ferramenta educacional que permite os investidores aplicarem em empresas como Berkshire Hathaway (empresa do lendário Warren Buffett), Apple, Google e Índice de Ações americana, como S&P500, em uma estrutura de fundo no Brasil e investimentos em reais.

O Fundo de Capital Protegido é para você ?

O perfil de investidor para esta classe de fundo é conservador por oferecer a proteção do capital inicial e estar cada vez mais popular entre os investidores. A flexibilidade de desenhar qualquer produto como fundos com Ações internacionais, ajuda a diversificar a carteira de investimento e permite uma alocação mais eficiente.

 

Qual a duração de um Fundo de Capital Protegido ?

A maioria dos produtos desenvolvidos no Brasil, o fundo não permite resgate do dinheiro investido durante a vigência da operação, normalmente, entre 1 ano e 1 ano e meio, somente após o vencimento da estrutura. O resgate não será permitido para que seja garantido o capital protegido dos cotistas que investem no fundo. O resgate antecipado não garantiria a cobertura integral dos custos operacionais e administrativos dos fundos, que será feita pela rentabilidade da renda fixa no período do investimento até o vencimento.

 

Como você pode ter entendido, o fundo de capital protegido é uma ótima opção para quem busca mais retorno com pouco ou nenhum risco. Acredito que você possa querer conhecer mais também sobre os COEs – Certificados de Operações Estruturadas que são parecidos com os fundos mas tendem a ter maior flexibilidade.

 

Gostou do artigo de hoje? Aproveita e se inscreve aqui em baixo para receber todas as novidades do blog e como investir melhor.

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.