O Que Faz e Como Funciona a Assessoria de um Planejador Financeiro?

O Que Faz e Como Funciona a Assessoria de Investimentos?

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

O que faz um planejador financeiro?

Será que seus investimentos são os mais adequados para garantir a realização de seus sonhos e um futuro sem diminuição em seu padrão de vida? Se você não sabe ao certo qual seu perfil financeiro e de investidor, qual sua real situação financeira, como controlar seus rendimentos e ainda poupar no final do mês, saiba que você está precisando visitar um assessor de investimentos.

O assessor de investimentos exerce a função de orientar pessoas que estão com seus orçamentos desequilibrados ou que não sabem como investir seus recursos e valores. Seu papel é auxiliar no planejamento para que recupere o equilíbrio financeiro, evitar que seu padrão de vida diminua quando chegar a aposentadoria ou no caso de alguma transição profissional e apoiar as suas decisões de investimentos.

Antes de seguir lendo este artigo quero te convidar a baixar o [EBOOK] Gestão de Riqueza. É um PDF para download gratuito que será enviado diretamente para sua caixa de e-mail. Neste ebook você vai poder compreender mais afundo sobre o assunto deste artigo com estratégias e dicas práticas para você usar no dia-a-dia como investidor.

Se você ainda não baixou faça agora, neste link.

Neste post vamos indicar quais são as principais funções de um assessor de investimentos, destacar os diferenciais desse profissional frente aos gerentes de banco e consultores de corretoras de valores e indicar como e quando você deveria considerar contratar um serviço como esse. Acompanhe!

As 5 principais funções de um assessor de investimentos e/ou assessor de investimentos

A principal característica de um assessor de investimentos é agir segundo os interesses de seu cliente. Nesse sentido, não há um modo rígido e um passo a passo obrigatório para que ele execute em seu trabalho, pois cada pessoa possui necessidades, sonhos e perfis diferentes. Aliás, se houvesse uma receita infalível e aplicável a todos, então você não precisaria de uma ajuda profissional, pois um simples livro bastaria, certo?

Para entender melhor seus clientes, um assessor de investimentos costuma executar 5 funções principais que podem ser mais simples ou mais complexas dependendo de quem busca seus serviços. Vamos conhecê-las:

Mapear seu perfil financeiro e de investidor

Conhecer bem a real situação econômica, sua tolerância a riscos financeiros, bem como os sonhos e desejos do cliente é essencial para que o consultor financeiro entenda quais ações serão mais adequadas à realidade daquela pessoa (por exemplo: aumentar a reserva emergencial, melhorar o retorno dos investimentos, garantir uma aposentadoria mais tranquila, entre outras ações).

Diagnosticar

Normalmente, o assessor de investimentos faz um diagnóstico, uma espécie de “foto” ou exame clínico, que dá um panorama bem exato da situação financeira atual do cliente. Esse diagnóstico, associado ao perfil financeiro da pessoa, são essenciais para garantir que as ações sugeridas sejam as mais adequadas para o alcance dos objetivos.

Planejar

Quais são as ações que lhe permitirão atingir suas metas e sonhos? Quais são os investimentos mais adequados ao seu perfil? Como diversificar os investimentos e garantir maiores retornos para que os sonhos se realizem em períodos cada vez menores? Essas serão algumas das questões que o assessor de investimentos tentará responder com você para planejar cada uma das ações que você executará.

Executar

Talvez essa seja uma das principais funções do assessor de investimentos. Não, ele não vai executar as ações no seu lugar, mas apoiará suas ações diárias a fim de que você consiga seguir todos os passos definidos no planejamento. Sua ação é muito importante nesse momento, pois muitas pessoas conseguem traçar seus perfis financeiros e de investidor, realizam um bom diagnóstico e planejamento, mas não conseguem pôr em prática tudo o que foi estabelecido. Ainda que você encontre dificuldades em algumas etapas, o assessor de investimentos poderá usar de sua experiência para indicar formas alternativas ou até revisar os planos e readequá-los à sua realidade.

Alcançar

As pessoas são movidas a sonhos, desejos, interesses e expectativas, e ao alcançar uma meta outras certamente surgirão. Por isso, o consultor financeiro também tem uma função importante no momento em que um objetivo é alcançado, pois ele poderá propor novas ações e um novo planejamento para viabilizar os caminhos até o novo degrau que você estabelecer. Com uma diferença: ele já conhecerá as ações mais eficazes para o seu perfil e estilo de vida.

Quais os principais benefícios de contratar um assessor de investimentos?

Algumas pessoas acreditam que por terem um gerente de banco e/ou um corretor associado às suas contas em corretoras de valores já estão recebendo orientações financeiras de qualidade e que o trabalho de um planejador seria dispensável.

O erro em pensar assim está no fato de desconhecermos a estrutura das instituições financeiras. O objetivo de toda empresa é ter lucros para aumentar o capital de seus donos, sócios e acionistas e um banco ou uma corretora é uma empresa. Ou seja, ao contratar gerentes e corretores, são estabelecidas metas de vendas de produtos financeiros para que o banco tenha mais lucro — e não você. O problema disso é que muitas vezes as pessoas contratadas colocam suas metas de vendas acima dos interesses dos clientes, o que faz com que seus investimentos tenham retornos menores que os esperados e que suas metas sejam alcançadas com maior esforço do que o necessário.

Você já deve ter ouvido seu gerente bancário dizer: “para aumentar seu limite de crédito, preciso que você compre um título de capitalização, faça um seguro ou passe a investir conosco em previdência privada ou outro tipo de investimento”. Essa é a atitude que mostra o gerente agindo segundo os interesses do banco e não segundo os seus, então fique atento!

Os benefícios de um assessor de investimentos

  1. Ele não está vinculado a nenhuma instituição que tenha “produtos financeiros”, logo, não tem obrigação de oferecer serviços exclusivos de uma instituição;
  2. Os seus interesses são os dele, afinal, se ele não te atender bem ou se você perceber que não está alcançando aquilo que desejava, poderá simplesmente deixar de ser cliente daquele profissional e encontrar outro;
  3. Ele pode orientá-lo para que seus investimentos sejam diversificados até mesmo com relação à instituição financeira. Pode te indicar, por exemplo, que uma parte de sua verba fique em um banco e outras partes em outras corretoras, baseado nas taxas de administração e nos percentuais que cada uma oferece;
  4. Ele entende sua situação no curto, médio e longo prazo, e isso permite que oriente cada uma das ações e dos investimentos baseados em seus objetivos. Por exemplo, ele pode sugerir que você cancele um ou mais cartões de crédito. Será que seu gerente faria essa sugestão?

Como contratar um assessor de investimentos?

Como essa atividade ainda não é regulamentada por nenhum órgão governamental, é muito interessante contratar profissionais ligados a empresas de assessoria de investimentos, pois terão uma estrutura sólida por trás para garantir que os interesses dos clientes estejam acima de tudo.

Também é importante contratar planejadores que sejam certificados pelas principais associações nacionais, como a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) ou o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).

Por fim, também é importante contar com uma primeira consultoria gratuita, dessa forma você poderá avaliar se os serviços são ou não adequados para seu atual momento financeiro!

Você já conhecia a função de assessor de investimentos? Ainda ficou com dúvidas? Compartilhe conosco sua experiência deixando um comentário em nosso post!

Ah e não esquece de baixar o [EBOOK] Gestão de Riqueza.

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.