Ações - London Capital Investimentos

Investir em Ações: 3 Primeiros Passos para Começar

By Jonathan Camargo | Ações, Opções e Bolsa de Valores

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

set 26
Ações - London Capital - Gráfico - Caneta

Já se imaginou sócio de grandes empresas?

Quer ser sócio das empresas mais admiradas do país? Invista em ações. Além de poder ganhar com o crescimento e a distribuição de lucro das empresas, com este artigo da London , você aprenderá estratégias para aproveitar o crescimento da Bolsa de Valores Brasileira.

 

O que é uma Ação?

Ação é a menor fração do capital social da empresa. Quando você compra uma ação, torna-se sócio dela e tem, portanto, um “pedacinho” da empresa. As ações são negociadas na Bolsa de Valores e o investidor não pode adquirir ações diretamente por lá. Para isso necessita de uma Corretora de Valores.

Através de corretoras você pode comprar e vender ações pela internet com total comodidade e segurança, vale lembrar que existem tipos diferentes de ações, as preferencias (tem preferência nos dividendos) e ar ordinários (que possuem direto a votar nas assembleias).

 

O que você pode negociar na Bolsa de Valores?

Veja mais detalhes e entenda sobre as diferentes oportunidades de investimentos no mundo da Bolsa de Valores:

Ações

Um pedaço de uma empresa, uma fração de seu capital que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, mas vai depender das cotações nos mercados.

Termos

Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado ainda na data de realização do negócio. A data de realização do negócio e a realização são pré-estabelecidas para uma data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em Bolsa e no mercado de balcão.

Opções

Alternativa de investimento baseada em um outro ativo. Nessa operação, o comprador adquire o direito de comprar (opção de compra ou call) ou de vender (opção de venda ou put) uma quantidade específica de um determinado bem ou instrumento financeiro a um preço fixado (preço de exercício), numa data (data de expiração) determinada (opções de estilo europeu), ou durante o período que até ela decorra (opções de estilo americano), pagando, por isso, um dado preço (prêmio). O vendedor assume a obrigação de vender ou comprar o referido ativo, nas condições definidas, no caso de o comprador decidir exercer o seu direito.

Oferta Pública

A Oferta Pública, também conhecida como IPO, ocorre quando uma empresa decide fazer a abertura de seu capital por diversos motivos, como captar recursos financeiros para financiar novos investimentos da companhia.
1) Essa empresa procura por uma instituição financeira para prestar o serviço de emissão de ações, conhecido como Lançamento de Ofertas Primárias.
2) Ocorre a emissão de ações no Mercado Primário, conhecido como Oferta Pública.
3) Após o processo de IPO (período de reserva, bookbuilding e liquidação), as ações da empresa começam a ser negociadas no mercado da Bolsa de Valores.
A Oferta Pública também acontece quando os investidores ou acionistas transacionam ações de sua titularidade no mercado; nesse caso, ocorre o lançamento de Ofertas Secundárias.

BDR

Brazilian Depositary Receipts – BDRs são certificados de depósito, emitidos e negociados no Brasil, com lastro em valores mobiliários de emissão de companhias estrangeiras.
– O BDR patrocinado é emitido por uma instituição depositária contratada pela companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários e pode ser classificado como Nível I, Nível II ou Nível III.
– O BDR não patrocinado é emitido por uma instituição depositária, sem envolvimento da companhia estrangeira emissora dos valores mobiliários lastro, e só pode ser classificado como Nível I.

 

Como faço para investir em ações?

1º Passo

Para investir em ações, você precisa de uma Corretora. E para isso te aconselho a buscar uma boa corretora em que você paga barato e que tenha um serviço de assessoria de investimentos excepcional e que a área de analise da corretora atenda as seus requisitos, seja um área logada para acesso direto aos analistas ou mesmo um assessor de investimentos que faça o filtro das melhores operações para o seu perfil, ou então que você receba todas as oportunidades juntas, atualmente eu só conheço uma corretora que faça isso e é a XP Investimentos.

2º Passo

A assessoria e ferramentas da corretora irão lhe auxiliar muito no inicio e portanto são te ótima valia no inicio, mas com o tempo você terá conhecimento suficiente para decidir sem precisar de analises da corretora, até porque quem decide no que investir é você. Decido no que vão investir, basta enviar a ordem pelo seu homebroker.

3º Passo

A Corretora executa a ordem dada por você, vale se atentar que existem diversos tipos de ordem e que elas possuem validade, fique atento para não errar neste momento.

4º Passo

Você se torna dono das ações, ou seja, sócio das empresas, agora que você já é dono das ações você deve se preocupar com 2 coisas, primeiro é manter-se atualizado sobre tudo da empresa e segundo e ter um plano de retirada.

Nem todas as empresas vão bem nos negócios o resto da vida e portanto você deve acompanhar com cautela cada movimento da empresa. Vou te dar uma dica super interessante, aprenda sobre Analise Técnica ou Analise Fundamentalista e assim você terá base para decidir quando um oscilação no preço da ação, positiva ou negativa, é uma oportunidade para comprar mais ações ou se desfazer delas ou até mesmo aproveitar para realizar um bom lucro.

Estes 2 tipos de analise vão ficar para eu te ensinar num próximo artigo, á que são temas complexos e que valem a pena ter um bom artigo sobre eles.

Espero ter te ajudado a começara  investir em ações e se você quiser saber mais sobre isso, te aconselho a a se inscrever aqui em baixo e receber as ultimas novidades sobre investimentos no seu email.

 


 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B. Camargo, empreendedor, planejador e educador financeiro, formado em Administração de Empresas, certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela CVM (2012), pelo Programa de Qualificação Operacional - PQO, como Profissional Financeiro Ambima Serie 20 – CPA 20. Especialista em investimentos e planejamento financeiro, ingressou no mercado financeiro em 2010, com passagens por instituições como Bradesco (Corporate Bank) e XP Investimentos. Trabalha com o intuito de transferir conhecimento aos seus clientes e ajudar a transformar seus objetivos em realidade.