4 Dicas para Iniciantes de Como Analisar Ações na Bolsa de Valores

4 Dicas para Iniciantes de Como Analisar Ações na Bolsa de Valores

By Jonathan Camargo

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

4_dicas_de_como_analisar_ações_na_bolsa_de_valores

Na hora de investir na bolsa, é preciso mais do que dinheiro disponível, conta na corretora de valores e vontade de lucrar. Esse tipo de investimento exige uma atuação estratégica e uma boa tomada de decisão pensando também no futuro. Por isso, algumas avaliações e análises devem ser feitas antes que você se torne um acionista ou o risco que você corre é de ver o seu dinheiro sendo jogado fora.

Para evitar que isso aconteça, confira a seguir quatro dicas de como analisar ações na bolsa de valores!

Acompanhe demonstrativos financeiros

Antes de pensar em investir em uma empresa você precisa considerar em qual situação ela se encontra. Ações de valor mais baixo podem indicar uma empresa recente no mercado, mas também podem ser indicativas de uma dificuldade financeira enfrentada pela companhia e aumentando o seu risco — a queda nas ações da Petrobrás é um exemplo de situação do tipo.

Por isso, é muito importante que você acompanhe os demonstrativos financeiros, faça uma análise de mercado e de projeções. Ao fazer isso, você avalia melhor quais são os riscos da empresa e quais são as possibilidades de lucrar com a compra de ações.

Conheça as séries históricas

É bem comum que ações de uma determinada empresa, setor ou segmento sigam tendências de flutuação de preço ao longo dos anos. Por isso, é recomendável que você obtenha a série histórica de ações da empresa para fazer uma análise de qual o melhor período de compra e venda.

Dependendo dos resultados, você pode perceber que esse é o momento perfeito para a compra já que o período de venda de ações chegará dentro de um prazo mais curto. Do mesmo modo, você pode identificar que é melhor esperar determinado período para comprar as ações de maneira mais em conta.

Avalie o índice preço/lucro

Um dos índices mais importantes que você deve avaliar antes de comprar ações na bolsa de valores é o preço-lucro. Ele indica, basicamente, quanto tempo vai levar para que as suas ações “se paguem” por meio de seus lucros.

Se você adquiriu R$ 2 mil em ações e elas renderam um lucro anual de R$ 500, por exemplo, você precisará de 4 anos para recuperar seu investimento. É preciso levar em conta, entretanto, que o índice pode não se manter e pode mudar para pior ou para a melhor. De qualquer modo, é uma forma de analisar o tempo para recuperar o valor de uma determinada ação, que deve ser o menor possível.

Calcule o valor patrimonial da ação

Outro índice que não deve ser desconsiderado é o valor patrimonial da ação (VPA). Ele faz parte da análise fundamentalista de ações e exige que você divida o patrimônio líquido da empresa pela quantidade de ações. O resultado é o preço que a ação realmente vale.

Se ela estiver mais elevada, significa que existem boas perspectivas de crescimento e aumento dos dividendos. Se isso não se concretizar, entretanto, o índice preço/lucro é prejudicado e mais tempo você vai levar para retornar o investimento. Por outro lado, uma ação abaixo do VPA indica riscos na compra apesar do preço mais atrativo. Com isso, o mais indicado é calcular o VPA e escolher ações que tenham um valor próximo a esse cálculo.

Comprar ações na bolsa exige uma avaliação cuidadosa para que o seu investimento não seja perdido e nem demore demais para retornar para você. Nesse sentido, é preciso começar conhecendo a situação da empresa e sua série histórica. Se os resultados parecerem positivos, é hora de analisar o índice/preço e o valor por ação em busca de informações se a compra é realmente a atitude indicada.

Para receber boas dicas de investimento em seu e-mail, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

 

Quer Aprender a Investir Melhor?

Receba semanalmente dicas exclusivas e ferramentas práticas para ajudá-lo a investir com sabedoria e ganhar dinheiro extra.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador e assessor de investimentos na New York Capital empresa de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.