Como Investir na Bolsa de Valores Passo a Passo? | Blog London Capital

Como Investir na Bolsa de Valores Passo a Passo?

By Jonathan Camargo

Invista Melhor | Acumular, Rentabilizar e Proteger

Junte-se aos aos nossos milhares de investidores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas de como acumular mais recursos, rentabilizar melhor seus investimentos e proteger seu patrimônio.

Como Investir na Bolsa de Valores Passo a Passo

 

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é um mercado online onde os investidores se encontram para negociar ações de empresas e outros produtos financeiros. Na bolsa são negociadas ações de empresas dos mais diversos setores: bancário, de consumo, de saúde e assim por diante.

Por que existe a bolsa de valores?

A bolsa de valores surgiu como um meio para as empresas captarem recursos (dinheiro) para investir em si mesmas. Ela vende um pedaço de sua participação para pessoas ou empresas em troca do dinheiro delas.

No final das contas, as pessoas ganham uma participação nas empresas, o que da direito a elas a receber parte dos lucros que as empresas ganham, entre outros direitos. Já as empresas conseguem captar dinheiro a um preço mais barato que conseguiriam nos bancos.

Todo mundo ganha!

A maior vantagem que eu vejo na bolsa de valores para as pessoas é que dificilmente teríamos a possibilidade de investir em grandes empresas. A bolsa de valores nos facilita bastante para que possamos fazer isso.

O que são ações?

Ações são pequenos pedaços de uma empresa. É como se a empresa fosse dividida em 1.000.000 de pedaços e você comprasse um ou mais pedaços dela.

Ao se tornar detentor de um pedaço da empresa, você se torna sócio dela. Sendo sócio você tem direito aos lucros que ela distribui e, em alguns casos, direito a voto nas assembleias.

Por que investir na bolsa de valores?

A bolsa de valores mostra resultados muito bons a longo prazo.
Aqui no Brasil, ainda não existe a cultura de investir na bolsa muitas vezes por ser considerado um investimento de alto risco. Algo que as pessoas não levam em conta é que o risco está bastante associado com o prazo.

Qual o valor mínimo para investir na bolsa de valores?

Não existe um valor mínimo para investir na bolsa de valores.
Recomendo para quem possui valores baixos (abaixo de 1000 reais) que comece investindo em fundos. Assim os custos não serão tão altos e não irão corroer a sua rentabilidade.

Se você for fazer aportes mensais baixos, também recomendo começar a investir em fundos, pois para investir na bolsa existem vários custos entre eles a corretagem, que mostrarei a você mais adiante.

Meios para investir na bolsa de valores.

Existem várias formas para investir na bolsa de valores. Podemos investir diretamente na bolsa (vou explicar para você no passo a passo), por meio de fundos e por meio de clubes, basicamente.
Vale lembrar que você pode investir PELA INTERNET. Isso mesmo, você pode estar em qualquer lugar do mundo investindo seu dinheiro. Eu acho isso SENSACIONAL, porque você pode ser um investir e morar em qualquer lugar do mundo!

O que é o Home Broker?

O Home Broker é uma ferramenta que foi criada para que o investidor consiga comprar e vender ações pela internet. É muito mais simples que você imagina.

Quando você abre o Home Broker abre uma janela no seu navegador com vários paineis. Eles variam de corretora para corretora, mas no geral informam as mesmas coisas: cotações das ações, ordens de compra e venda de ações e vários deles mostram até os gráficos de como as cotações das ações estão variando de acordo com o tempo.

Um passo a passo de como investir na bolsa de valores

Para investir na Bolsa de Valores você precisa:

  1. Escolher uma boa corretora de valores
  2. Abrir uma conta de investimento
  3. Transferir o dinheiro
  4. Definir seus objetivos
  5. Traçar seu plano de investimento
  6. Escolher as ações
  7. Acessar o Home Broker
  8. Enviar sua ordem de compra
  9. Acompanhar a valorização
  10. Realizar os lucros

Mas CALMA! Antes de tudo você precisa entender o que está fazendo!

 

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

6 estratégias de sucesso dos grandes investidores

  1. Valorização das ações: Essa é a principal forma de ganhar dinheiro com ações, e a que já conhecemos naturalmente. Você compra uma ação em um determinado valor, acreditando que ela tenha perspectivas de valorização. Quando o preço subir, você vende as ações e realiza os lucros.
  2. Curto Prazo ou Swing Trade: Esta modalidade possui um prazo um pouco maior que o Day Trade. Nela, você busca ganhar com a valorização das ações em um prazo de 1 dia a 2 semanas.
  3. Longo Prazo: É a modalidade ideal para quem não tem pressa de ver os resultados e tem a paciência e segurança de manter um investimento, mesmo que ele apresente quedas no curto prazo. Nesta modalidade, você compra as ações com o objetivo de ganhar em um prazo de meses ou até anos, mas lembre-se de estar atento ao mercado para se proteger de acontecimentos inesperados.
  4. Dividendos: Você pode optar por comprar ações de empresas que pagam dividendos. Assim, além de ganhar com a valorização das suas ações, você recebe parte dos lucros da empresa periodicamente.
  5. Operações de Venda: Sabia que você pode ganhar com a queda de uma ação? É isso mesmo! Essa é uma estratégia avançada que pode trazer retornos fantásticos. Funciona ao contrário da operação tradicional, pois você vende primeiro e compra depois, mesmo que não tenha a ação. Se a operação durar mais de 1 dia, você precisará alugar as ações para vendê-las e depois devolver ao dono.
  6. Aluguel de ações: Alguns investidores podem querer ganhar com a queda das ações em movimentos rápidos do mercado, para isso eles precisarão alugar a ação de outro investidor. Então ele vende aquela ação, compra por um preço menor e devolve ao dono que alugou. Portanto, você pode ganhar dinheiro alugando suas ações para estes investidores.

 

Espero que tenha gostado do artigo e aproveite para deixar suas dúvidas aqui nos comentários.

 

 

Quer Receber Mais Conteúdos Como Este?

Junte-se aos aos nossos milhares de investidores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas de como acumular mais recursos, rentabilizar melhor seus investimentos e proteger seu patrimônio.

Follow

About the Author

Jonathan B Camargo, Co-Fundador do Blog London Capital e assessor de investimentos na New York Capital empresa de assessoria de investimentos que tem como objetivo exclusivo assessorar pessoas físicas de elevado patrimônio, holdings familiares e empresas de participações com alta disponibilidade líquida para investimentos, sempre valorizando a privacidade dos negócios, aliada à solidez da XP INVESTIMENTOS.